A PERSPECTIVA ISOMÉTRICA
Por: 2MKEC • 9/5/2017 • Relatório de pesquisa • 656 Palavras (3 Páginas) • 1.108 Visualizações
PROJEÇÃO ISOMÉTRICA
Goiânia, 19 de Abril de 2017.
PROJEÇÃO ISOMÉTRICA
A perspectiva isométrica, também chamada de projeção isométrica, é uma maneira específica de representar uma imagem tridimensional. A palavra "isométrica" significa "medidas iguais". Na projeção isométrica, os três eixos são separados uns dos outros por ângulos iguais, e as linhas paralelas permanecem a uma distância igual uma da outra. É a perspectiva que dá a sensação de menor deformação do objeto. Ela mantém as mesmas proporções de comprimento, largura e altura do objeto representado. Possui as três faces oblíquas ao plano de trabalho inclinadas a 30º da horizontal;
[pic 1]
O desenho da perspectiva isométrica é baseado num sistema de três semirretas os 3 eixos isométricos x, y e z formam entre si ângulos de 120°. Os eixos oblíquos formam com a horizontal um ângulo de 30° e suas medidas dos eixos principais permanecem inalteradas. Cada um desses eixos corresponde a uma dimensão do objeto. Essas semirretas assim dispostas recebem o nome de eixo isométrico.
- A Perspectiva Isométrica representa o objeto em proporções iguais de suas reais dimensões. (largura, altura e profundidade) e é muito utilizada na representação de projeto de tubulações.
- Portanto, na Perspectiva Isométrica exata, as dimensões marcadas sobre os eixos devem ser reduzidas de 82% da dimensão real, para que possa ser obtido um volume exato do objeto.
- Porém na Engenharia utilizamos a Perspectiva Isométrica simplificada, adotando as verdadeiras grandezas transferidas diretamente das vistas ortogonais apenas nas linhas paralelas aos eixos isométricos, acarretando em uma representação do objeto 23% maior que a perspectiva isométrica exata.
Linhas Isométricas
As linhas isométricas são todas aquelas traçadas paralelamente a algum dos eixos isométricos.
[pic 2]
Linhas Não Isométricas
Todas as linhas não paralelas aos eixos isométricos são chamadas linhas não isométricas, por isso não serão representadas em verdadeira grandeza.
[pic 3]
- Na figura temos que a reta v é uma linha não isométrica.
Desenhando as não isométricas
- As linhas não isométricas são traçadas utilizando-se dois pontos que estejam contidos na mesma. Estes pontos serão localizados através de suas coordenadas medidas sobre os eixos isométricos. Conhecendo dois pontos é possível traçar a reta.
Papel Isométrico
- Para facilitar o traçado da perspectiva isométrica à mão livre podemos utilizar o papel isométrico, composto de várias linhas isométricas previamente desenhadas.
[pic 4]
Aplicações
A perspectiva isométrica é a mais comumente utilizada no dia-a-dia de escritórios de projeto sejam eles de arquitetura, engenharia e design.
- A larga utilização desta perspectiva é devido à sua simplicidade e facilidade de compreensão.
- Porém, a perspectiva, apresenta desvantagens, pois alguns pontos dos objetos representados podem criar ilusões de ocupar o mesmo local no plano bidimensional apesar de terem localizações diferentes no espaço.
[pic 5]
Desenho de Tubulações
Construção da Perspectiva Isométrica
- Constrói-se os eixos isométricos com ajuda dos esquadros
[pic 6]
Perspectiva Isométrica de Circunferências
...