A Ponte de Palitos
Por: ribeirop • 5/12/2018 • Seminário • 933 Palavras (4 Páginas) • 412 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
CAMPUS SETE LAGOAS
DESAFIO DE PONTES DE PALITOS
LPI - 2A
Grupo - VIKINGS
Alessandra Silva
Arlene Mary Volpi Guimarães
Cleiton Junior
Leitica Rodrigues
Pedro Henrique Ribeiro Felício
Ricardo Henrique de Figueiredo
SETE LAGOAS
2018
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 02
- OBJETIVO 03
- PROJETO
- MATERIAIS UTILIZADOS 04
- DESENHO DO PROJETO 05
- CONFECÇÃO DO PROTÓTIPO 06
- CONCLUSÃO 08
1. Introdução
A engenharia civil é uma área profissional que vem sendo aprimorada de uma geração para a seguinte. É comumente denominada construção civil e pode ser considerada como uma ciência relativamente nova, surgindo a partir do séc. XVIII na Europa, mas especificamente foi considerada como formação em Paris na École Nationale des Ponts et Chausseés.
No Brasil o estudo da engenharia começa no Rio de Janeiro, inicialmente teve foco no ensino militar, sucedida posteriormente pela Real Artilharia, Fortificação e Desenho que passou a oferecer o curso formal realizado em 7 anos, em que no sexto ano a ênfase era dada a engenharia civil. Esta antecedeu a Escola de engenharia da UFRJ. Nesse caminho também pode-se perceber a importância da fundação da Academia Real Militar, que tinha em seu corpo um curso de engenharia civil regular. O ensino da engenharia civil nessa instituição era voltado para as técnicas de construção de estradas, canais, edifícios e pontes.
As pontes podem ser menores e de estrutura mais simples, que permitem a passagem de pedestres e animais, ou ainda pontes melhor estruturadas, utilizadas não só por pedestres, mas também por meios de transporte. Não são estruturas criadas recentemente, há muito tempo que são utilizadas.
Porém, com os avanços em engenharia, as estruturas também se tornam tecnologicamente mais avançadas. Passa-se a pensar em uma estrutura útil, durável e segura. Começou a se considerar influências ambientais e estudos prévios. Não só passou a ser levada em conta sua segurança, utilidade, mas também a beleza e a economia envolvidas em sua construção.
Neste projeto, desenvolvemos uma Ponte de Palitos através da disciplina Laboratório de Práticas Integradas 2A para participar do Desafio de Pontes de Palitos proposto. Para alcançar este objetivo, trabalhamos em equipe e com dedicação a fim de colocar em prática os conceitos aprendidos em sala de aula.
Uma Ponte de Palitos trata-se de uma pequena maquete de ponte constituída por palitos de madeira. Foi construída com o intuito de levar aos alunos uma experiência prática dos conhecimentos obtidos em aula.
2. Objetivo
Em um formato de competição, o desafio tem como objetivo explorar as habilidades de trabalho em equipe dos alunos. Colocando em prática os conceitos adquiridos em aula a fim de compreender a diferença entre o roteiro técnico e teórico com aplicação prática.
3. Projeto
3.1 Materiais Utilizados
- Tesoura
- Cola
- Trena
- Serrinha de segueta
- Palitos de picolé
- Folha de ofício
- Linha de pipa
- Lixa de parede
Dimensões da Ponte de Palitos | |
Comprimento | 125,0 cm |
Altura | 29,0 cm |
Largura | 22,0 cn |
...