A QUALIDADE: DIFINIÇÕES, IMPORTÂNCIA E CERTIFICAÇÕES
Por: Celso Figueiredo • 13/10/2020 • Trabalho acadêmico • 888 Palavras (4 Páginas) • 132 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS – CAMPUS PALMAS
QUALIDADE: DIFINIÇÕES, IMPORTÂNCIA E CERTIFICAÇÕES
PARA CONSTRUÇÃO CIVIL
Nome de Aluno(a): Celso Garcia de Figueiredo Neto
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Planejamento e Gerenciamento de Obras
Período e ano: 10°/2020.02
Nome do professor: Virley Lemos de Souza
PALMAS-TO
DATA 15 / 09 / 2020
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
2. CONCEITO, CERTIFICAÇÕES E IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL 2
3. CONSIDERAÇÕES GERAIS 3
4. BIBLIOGRAFIA 4
INTRODUÇÃO
Desenvolver e implementar a qualidade e suas certificações de uma obra é uma atividade fundamental para o sucesso de qualquer edificação. Mas ter um processo de qualidade que integra as ferramentas de controle e esteja alinhado ao plano da obra é um dos principais desafios nos últimos anos, ou seja, as obras no âmbito da construção civil são obras que possuem um alto grau de complexidade e que necessitam de um controle de qualidade.
Para uma boa execução de qualquer edificação na construção civil, é de extrema importância que a mesma possua um acompanhamento rigoroso para que não tenha atrasos, gastos inesperados e imprevistos entre outros, ou seja, com controle de qualidade adequado. Esse fator deve estar entrelaçado em todas as etapas e sistemas construtivos existentes para qualquer execução de obra civil.
Tendo em vista a importância da qualidade e suas certificações em obras e sendo indispensável em qualquer hipótese nas mesmas, faz-se necessário, primeiramente, saber as definições, conceitos e aplicações da mesma, na qual este presente trabalho visa essa grande importância na engenharia civil. Além disso, o trabalho objetiva definir e citar as certificações utilizadas na construção civil, além da importância da qualidade em frente à atuação do Engenheiro Civil.
CONCEITO, CERTIFICAÇÕES E IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Antes de tudo, primeiramente deve-se definir o termo ‘qualidade’ na área da engenharia civil, na qual de acordo com o Fórum da Construção, é “ um conceito subjetivo que está relacionado diretamente à percepção de cada pessoa, influenciada por diversos fatores, como cultura, modo de pensar, tipo de produto ou serviço prestado”
Falando de qualidade, fazer a contratação de uma empreiteira de grande reconhecimento no mercado ou dispor de engenheiros competentes e uma equipe qualificada não assegura que uma obra adquira a qualidade almejada. É de grande importância que todos os integrantes de toda obra, o que incluem diretores e gerentes de obras ou projetos e até mesmo toda a equipe de projetos, funcionem em conjunto e harmonia com a construtora ou companhias contratadas.
De acordo com a Mega Sistemas Construtivos, “para que a qualidade na construção civil seja alcançada, não basta somente adquirir materiais e insumos de ponto e assegurar que todo o cronograma seja seguido”. Com isso, o controle deve ser garantido pelos responsáveis técnicos, para que o produto entregue final seja com qualidade.
Seguindo as certificações de qualidade na construção civil, são exigidas uma série de constatação e programas, quando se trata de licitações públicas estaduais para execução de obras e na concessão de financiamento imobiliários por um número crescente de agentes financeiros públicos e privados. De acordo com Vanzoline, são eles: “SiAC (PBQP – H), QUALIHAB (SP), PARAOBRAS (PA), PBQP – H (DF), PBQP – H (TO), PROPERQ (PE) e PMQP- H (MG)”. Quando se fala em norma de referência que estabelece os requisitos de vários deles é a ISSO 9001, que é dividida em quatro níveis – D, C, B e A.
...