A Resolução da Lista de Exercícios Capítulo
Por: igoritoritorito • 11/10/2021 • Trabalho acadêmico • 659 Palavras (3 Páginas) • 119 Visualizações
Universidade de Brasília
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental
Engenharia Civil
Saneamento Ambiental – 2020.1
Resolução da Lista de Exercícios Capítulo 6 – Resíduos Sólidos Urbanos
Professora: Yovanka Pérez Ginoris
Aluno: Igor Saraiva Mendes Barcelos
Matrícula: 16/0096090
Questão 1)
Os principais instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos são: Planos de Gestão de Resíduos Sólidos, Inventários e Sistema Declaração anual de RS, Coleta Seletiva e logística reversa, monitoramento e fiscalização ambiental, acordos setoriais, incentivos financeiros e SINIR e SINISA. Os dois considerados mais importantes são os Planos de Gestão de Resíduos Sólidos e a coleta seletiva e logística reversa.
Questão 2)
As etapas que compõem a gestão integrada de resíduos sólidos são a não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final.
A redução é a segunda prioridade no gerenciamento dos resíduos sólidos e após esgotado todas as possibilidades de não geração de resíduos, deve-se buscar processos e técnicas para a redução. O objetivo desta etapa é miticar a maior quantidade possível de resíduos na fonte, implementando uma logística mais eficiente e uma cultura de combate ao desperdício.
Essa etapa pode ser bem sucedida com aplicação de programas educacionais e o emprego de estratégias como a Política 5R’s (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar), sendo mais vantajoso para a fonte prevenir do que controlar a geração de resíduos.
Questão 3)
Como característica física, temos o Teor de Umidade. Essa característica indica a quantidade de água presente no lixo, que é indicado pelo percentual do peso e influencia diretamente no tempo de decomposição da matéria orgânica. Essa característica é muito importante pois influencia, também, no potencial de produção de chorume interferindo no dimensionamento do sistema de coleta do lixiviado. Além disso, é utilizada para o correto dimensionamento de incineradores e usinas de compostagem, pois está relacionada com o peso específico aparente do lixo e o poder calorífico.
E de característica química, pode-se citar o pH do lixo, que indica o grau de corrosividade dos resíduos coletados de acordo com o teor de acidez e alcalinidade. Essa característica é importante para definir a proteção a ser utilizada nos maquinários e equipamentos envolvidos nos processos para resíduos sólidos.
Questão 4)
Para o projeto de aterros sanitários consideram-se os seguintes critérios de engenharia: o sistema de drenagem periférico e superficial para agastamento de águas de chuva; drenagem de fundo para coleta de lixiviado; sistema de tratamento para o lixiviado drenado; drenagem e queima de gases gerados durante o processo de bioestabilização da matéria; e impermeabilização da base, dos lados e da cobertura.
Dentre esses critérios pode-se destacar os sistemas de drenagem, tanto para coleta e afastamento de águas de chuva quanto para a coleta de lixiviado. O primeiro, pois quando não dimensionado corretamente permite a entrada de água de escoamento superficial no aterro e causa o aumento do volume de lixiviado, já o segundo, caso não proporcione a adequada coleta e condução do lixiviado, provoca a contaminação do lençol freático ao infiltrar no solo.
Por isso a importância do projeto desses sistemas de drenagem, que minimizam os impactos ambientais, evitando a poluição do lençol freático e minimizam os impactos à saúde humana evitando que a população próxima ao lençol freático e que utiliza deste para seu abastecimento, seja contaminada.
...