A Seleção da Espectroscopia no Infravermelho
Por: giovanibrisola • 10/7/2020 • Resenha • 279 Palavras (2 Páginas) • 259 Visualizações
Página 1 de 2
- A regra de seleção da Espectroscopia no Infravermelho é da variação no momento dipolar. A absorção da radiação ocorre através da interação da radiação Infravermelho com a matéria, provocando a vibração das moléculas, que acarreta uma mudança do momento dipolar, gerando um campo eletromagnético que interage com o Infravermelho.
- As três principais observações que devem ser feitas na interpretação de um espectro de Infravermelho são o formato, intensidade e região.
- 3000 – 3600cm-1: C–H Vinil (ligado à C=C ou C≡C); O–H (Álcoois e Ácidos carboxílicos); Amina secundária (N–H);
1800 – 3000cm-1: C≡C; C–H sp3 e C–H sp2 (CH2 e CH3, deformações de estiramento); Aromáticos (mono e disubstituído); Ácidos carboxílicos (O–H);
1400 – 1800cm-1: C=C; CH2–CH2 (deformações angulares); Aromáticos (mono e disubstituído); Amina primária (NH2); C=O (Cetonas, Aldeídos);
1000 – 1400cm-1: C–C; C–N; C–O; CH2–CH3; Fenol; Sistemas insaturados; C–O–C (Ésteres); Haletos (C–Cl);
- Conforme as três estruturas possuem anel aromático, precisamos buscar outras bandas para diferenciá-las. A e B são mono substituídos e C é di substituído, podemos verificar então os harmônicos. A, tem um estiramento que não tem em B (dupleto H, banda de estiramento carbono-hidrogênio). A partir da verificação da presença ou não dessas diferentes bandas, podemos diferenciar os espectros.
- Eu poderia verificar se a reação ocorreu verificando se há ausência da banda de carbonila e da banda de estiramento carbono-hidrogênio, além do surgimento da banda do CH3.
Já para verificar a remoção total do NH2NH2, é necessário constatar a ausência da banda de NH2.
- a) 3ª substância;
b) 2ª ou 3ª substância;
c) 2ª substância.
- a) 2ª substância;
b) 2ª substância;
c) 5ª substância.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com