ACELERAÇÃO QUEDA LIVRE TEMPO DE REAÇÃO HUMANA
Por: Marcelo Silva Alves • 13/11/2018 • Trabalho acadêmico • 808 Palavras (4 Páginas) • 312 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CAMPUS CACHOEIRA DO SUL
CURSO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA
Marcelo da Silva Alves
ACELERAÇÃO QUEDA LIVRE TEMPO DE REAÇÃO HUMANA
Cachoeira do Sul, RS
2018
Marcelo da Silva Alves
EXPERIMENTO PRÁTICO ACELERAÇÃO QUEDA LIVRE TEMPO DE REAÇÃO HUMANA
Projeto apresentado ao Curso de Engenharia de Transporte e Logística, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para conclusão da disciplina de Física Geral Experimental A.
Orientador: Prof. Drº. Silvana Maldaner
Cachoeira do Sul, RS
2018
RESUMO
EXPERIMENTO PRÁTICO ACELERAÇÃO QUEDA LIVRE TEMPO DE REAÇÃO HUMANA
AUTORES: Marcelo da Silva Alves
Orientador: Prof. Drº. Silvana Maldaner
O tempo de reação humana pode ser entendido como tempo necessário para que uma pessoa perceba e reaja o mais rapidamente possível, esse fenômeno pode ser chamado de reflexo. Sendo muito importante para o sucesso em atividades Este experimento consiste em medir o tempo de reação humana. O experimento fez teste em três formas diferentes sendo elas, o aluno somente olhando a régua e seu colega solta sem avisar, o aluno sendo avisado que a régua seria solta, e o aluno sendo avisado que a régua seria solta, porém ele estando com os olhos fechados. O cálculo do tempo de reação se deu por conta da equação do tempo de reação que vem diretamente da equação do movimento uniforme variado, que se encaixa na queda livre. Após os testes os resultados obtidos foram que a visão é o sentido que mais influência na velocidade com que se respondem os estímulos, e que independente de quem está soltando a régua, ou se o candidato está distraído, os melhores resultados foram com os olhos abertos e com aviso.
Palavras-chave: Tempo de Reação Humana. Chamado de reflexo. Equação do movimento uniforme variado
SUMÁRIO
1 Introdução.................................................…………………….….............................5
1.1 Objetivos .........................................................................…………..……..............5
1.2 Materiais utilizados.................................................................................................5
1.3 Procedimento experimentais..................................................................................5
2 Resultados.........................................……………...................................................6
3 Conclusões........................................………………................................................6
Referências.......................................…………………….........................................7
1 INTRODUÇÃO
Em disciplinas da área de estudo da Cinemática, dinâmica etc. onde ocorrem situações nas quais o observador deve cronometrar certos intervalos de tempo, é bom despertar no aluno os erros cometidos pelo ser humano, devido ao 'tempo de reação'.
O homem é relativamente lento para desencadear certas ações. Assim, entre o instante real em que um corpo é abandonado e o instante em que o observador aperta o botão do cronômetro para registrar aquele instante real, um bom intervalo de tempo já se passou. Esse intervalo de tempo desperdiçado é o seu tempo de reação. Um modo de se medir esse tempo de reação é a técnica do 'metro' em queda livre.
- OBJETIVOS
O seguinte trabalho teve como objetivos, mostrar como o tempo de reação de um indivíduo pode ficar seriamente comprometido sob condições descritas. Foram três formas diferentes, sendo elas, o aluno somente olhando a régua e seu colega solta sem avisar, o aluno sendo avisado que a régua seria solta, e o aluno sendo avisado que a régua seria solta, porém, o mesmo estando com os olhos fechados.
1.2 MATERIAIS UTILIZADOS
Uma régua de 30 cm ou uma régua de costura de 1 m.
1.3 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
...