AD2 - Conhecimentos Geral dos Helicópteros
Por: Filipe Cataneo • 19/5/2019 • Trabalho acadêmico • 576 Palavras (3 Páginas) • 223 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 1] | Atividade de Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: Conhecimentos Geral dos Helicópteros
Curso: Ciências Aeronáuticas
Professor:
Aluno:Filipe Ruzza Cataneo
Data: 09/10/2018
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1ª questão: De acordo com o previsto nas normas da ICAO (Internacional Civil Aviation Organization), quais são os fatores considerados contribuintes para a ocorrência de um acidente aeronáutico? Qual dentre os fatores é considerado o mais complexo? Justifique a sua resposta. (3 ptos)
- São três os fatores contribuintes para acidentes aeronáuticos; fator humano, o fator operacional e o fator material. A partir de 2008 após algumas análises e estudos, o CENIPA modificou a estrutura adotando a definição da ICAO. Passou a ser adotado apenas dois fatores, o humano e o material. O mais complexo acredito que seja o fator humano, pois a abordagem que se refere ao complexo biológico do ser humano existe aspectos com variáveis psicológicas individuais, fator fisiológico individua, dando uma grande margem e complexibilidade para apurar casos relacionados.
2ª Questão: Voando um helicóptero com rotor semirrígido bipás sobre uma área montanhosa, o piloto inesperadamente ingressa numa área com forte turbulência. Sentindo o brusco movimento pendular da cabine para o lado esquerdo, ele reage imediatamente empurrando o comando cíclico para a direita e para baixo, buscando não só contrapor o movimento à esquerda, mas também baixar o nariz da aeronave para adquirir velocidade e sair o mais rápido possível daquela situação crítica.
Em face à hipótese apresentada, responda a pergunta: O piloto agiu corretamente para corrigir a situação provocada pela turbulência? Justifique a sua resposta. (4 ptos)
- Primeiramente o piloto deveria reduzir a velocidade (Aproximadamente para 70kt), já que o recomendado para regiões com turbulência é a redução de velocidade, cabrando para reduzir e energizar a pá (evitando o efeito conhecido mast bump). Após, colocar o cíclico para direita e alinhar a aeronave.
3ª Questão: A versatilidade do helicóptero é um grande diferencial e, ao mesmo tempo, um fator de risco. Para minimizar o risco, um piloto de helicóptero deve estar sempre atento às condições em que realizará o voo.
Enumere três itens importantes a serem observados pelo piloto para a segurança do voo. Explique. (3 ptos)
- O helicóptero é utilizado nas mais diversas operações e essas operações em muitas delas exigem pousos em áreas restritas, em terrenos irregulares, inclinados, ventos fortes, área com obstáculos entre outras; todos esses fatores conjugados ou não quando aliados a outros fatores (desconhecimento da aeronave, não conhecimento de fenômenos específicos) podem acarretar acidente.
Ressonância com o solo – Violentas vibrações que podem surgir durante o giro no solo, durante o taxi, durante o acionamento da aeronave, durante o pouso ou até mesmo quando a aeronave estiver dentro do efeito do solo.
...