ANÁLISE E PLANEJAMENTO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTES
Por: eduardo.tviana • 25/9/2018 • Trabalho acadêmico • 316 Palavras (2 Páginas) • 267 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
ANÁLISE E PLANEJAMENTO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTES
RELATÓRIO DE ANÁLISE DA PROBLEMÁTICA DA PASSARELA DO SHOPPING PARANGABA - FORTALEZA/CE
EDUARDO TEIXEIRA - 356139
TIAGO RIBEIRO - 363539
RODRIGO DAVID - 363534
FORTALEZA
MAIO/2016
1. INTRODUÇÃO
O atual crescimento comercial das cidades tem gerado obras grandiosas por todos os países, dentre elas shoppings, centros de eventos, entre outras. A execução dessas obras necessita de obras de entorno para acessibilidade de pedestres e carros, visando melhorar a entrada e saída de possíveis consumidores e usuários de serviços disponibilizados. O relatório presente visa analisar os problemas de uma dessas obras de acessibilidade que foi executada no shopping Parangaba, localizado em Fortaleza. No local citado, foi executada uma passarela para facilitar o acesso dos pedestres que vinham do terminal localizado ao lado do shopping.
Três anos após a construção do shopping, ainda há reclamações sobre a passarela, construída no final do ano de 2014, e que foi dita como provisória até a instalação de uma definitiva.
2. METODOLOGIA
O estudo se baseou nas hipóteses que foram primordialmente observadas a cerca dos problemas da passarela construída :
- Dificuldades causadas pela não conformidade com a norma NBR9050
- Falta de manutenção da passarela
- Priorização dos automóveis em detrimento do pedestre
Para verificação das hipóteses, a metodologia adotada foi a visualização direta das hipóteses, examinadas em campo, além de pesquisa informal, realizada por meio de entrevistas rápidas acerca da opinião dos pedestres usuários da passarela para confirmação de hipóteses.
3. COLETA DE DADOS
A pesquisa informal, assim como a visualização direta, foram realizadas em horário de maior acesso ao shopping, entre 12:00 e 13:30h, e entre às 18:30 e 20:00h, para melhor caracterização de nosso problema e verificação das hipóteses. Foram abordadas pessoas de forma aleatória para não serem obtidos dados tendenciosos.
Foi observado que os pedestres preferiam, em maioria das vezes, realizar a travessia da avenida por meio do local onde , antes de ser instalada a passarela, era estabelecida a faixa de pedestres.
...