Drenagem Urbana
Por: RafaelGD • 1/4/2016 • Trabalho acadêmico • 4.355 Palavras (18 Páginas) • 743 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
DRENAGEM URBANA:
IMPORTÂNCIA NO BOM DESENVOLVIMENTO DA CIDADE
Palhoça - SC
2013
DRENAGEM URBANA:
IMPORTÂNCIA NO BOM DESENVOLVIMENTO DA CIDADE
Atividade apresentada ao Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial à aprovação na disciplina Formação para Engenharia Ambiental e Sanitária.
Orientadora: Fernanda Vanhone
Palhoça
2013
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 – Quadro da pesquisa experimental III
LISTA DE GRÁFICOS
Gráfico 1 - Faturamento das Unidades da Empresa Química “X” no ano de 1998.
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 – Freqüências observadas das opiniões dos moradores da cidade “X” sobre a legalização do aborto, em função do sexo dos informantes amostrados.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 BREVE HISTÓRICO DA DRENAGEM URBANA
2.2 DEFINIÇÃO DE DRENAGEM URBANA
2.3 SISTEMAS DE DRENAGEM URBANA
2.3.1 MACRODRENAGEM
2.3.2 MICRODRENAGEM
2.4 ASPECTOS LEGAIS
2.4.1 LEGISLAÇÃO FEDEREAL
2.4.2 LEGISLAÇÃO ESTADUAL
2.4.3 LEGISLAÇÃO MUNICIPAL
2.5 SITUAÇÃO ATUAL
2.5.1 PANORAMA FEDERAL
2.5.2 PANORAMA ESTADUAL
2.5.3 PANORAMA MUNICIPAL
2.5.3.1 SISTEMAS UTILIZADOS NO MUNICÍPIO
2.5.3.2 MEDIDA DE PREVENÇÃO CONTRA ENCHENTES E ALAGAMENTOS
2.6 PRINCIPAIS PROBLEMAS REFERENTES AO TEMA
2.7 ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO AMBIENTAL E SANITARISTA
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ANEXOS
ANEXO A – TÍTULO
ANEXO B – TÍTULO
- INTRODUÇÃO
Com o crescimento das cidades a impermeabilização dos solos dificultou a infiltração das águas pluviais com isso acelerou o escoamento superficial com maior volume, com isso faz-se indispensável um aumento no controle das águas pluviais a fim de evitar problemas à saúde, segurança e bem estar da sociedade.
O conteúdo a ser abordado tem por objetivo indicar a legislação relativa ao meio ambiente, saneamento, recursos hídricos e temas afins, aplicável nas cidades, com vistas a fornecer o fundamento legal a ser observado na consecução das ações relativas a um plano de drenagem.
Consistem em um maior aprofundamento no conhecimento sobre a drenagem urbana, assim como seu histórico, suas definições, dimensões e deficiências, com uma abordagem principal no município de São José.
- DESENVOLVIMENTO
- BREVE HISTÓRICO DA DRENAGEM URBANA
A história da drenagem se da desde os primórdios da civilização, por volta de 8.500 a.C., quando começaram a se formar as primeiras aldeias na região da Mesopotâmia, o que significa entre rios, se viu a necessidade de criar técnicas de drenagem para irrigação de cultivos que fossem independentes das chuvas. No início a drenagem consistia exclusivamente de valas a céu aberto que atravessavam terras e era basicamente um complemento da irrigação, porém com o passar dos tempos evoluiu para uma técnica com objetivos bem definidos, como recuperar grandes extensões de terrenos inundados, regular a umidade do solo de pequenas áreas de cultivo agrícola e desviar as águas do subsolo em terrenos destinados à construção. O período histórico considerado importante para o desenvolvimento da sociedade humana ficou compreendido de 3.000 a.C. até meados de 1.500 a.C., nessa época ocorreu uma verdadeira revolução urbana, onde a população passou a deixar os campos para formar as primeiras cidades. Com esta grande evolução das cidades e as grandes concentrações de pessoas surgiram o aparecimento de doenças decorrentes dos esgotos a céu aberto ou despejado de maneira inadequada, assim, tornando muitas áreas insalubres, o que contribuía para a contaminação dos lençóis freáticos. Aos poucos foram surgindo idéias de se construir dutos cobertos para a drenagem urbana, separando as águas servidas das águas pluviais, inicialmente empregavam-se blocos de argila cozidos e cimentados com barro e gesso, sucessivamente foram evoluindo para outros materiais, como canos de cobre ou cerâmica, entre outros. Até os dias atuais a drenagem urbana e os seus sistemas passaram por grandes revoluções o que tem proporcionado grandes melhorias na qualidade das cidades.
...