APLICAÇÃO DOS ESTUDOS GEOLÓGICOS NA EXECUÇÃO DAS FUNDAÇÕES
Por: kaiolucasbb • 31/10/2022 • Resenha • 934 Palavras (4 Páginas) • 127 Visualizações
[pic 1]
ENGENHARIA CIVIL
2º SEMESTRE
KAIO LUCAS DA SILVA BRITO
TEMA 01:
GEOLOGIA APLICADA Á CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS
TEMA 02:
APLICAÇÃO DOS ESTUDOS GEOLÓGICOS NA EXECUÇÃO DAS FUNDAÇÕES
TEMA 03:
ESTUDOS GEOLÓGICOS APLICADOS Á CONTRUÇÃO DE BARRAGENS
TEMA 04:
A IMPORTÂNCIA DA GEOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DE TÚNEIS
SOBRAL – CE
2022
INTRODUÇÃO
A geologia é muito entendida como a ciência que trata da origem, evolução e estrutura da Terra, por meio de análises e estudos das rochas. Ela é dividida em dois campos: Geologia Teórica e Geologia Aplicada. A Geologia Teórica vai abordar a parte física e histórica das rochas, como: Mineralogia, Petrografia, Sedimentologia, Estrutura, Geomorfologia, Paleontologia e Estratigrafia. Já a Geologia Aplicada se envolve diretamente na Engenharia, que abrange boa parte do trabalho, alguns exemplos são: Projetos e Construções na Engenharia Civil e Meio Ambiente. As sociedades mais antigas faziam suas casas com materiais que estivessem o mais próximo possível, muitas civilizações começaram a usar as rochas de maneira demasiada, como: Pirâmides e esfinges. Outras sociedades como os Babilônios, os Sírios e Caldeus usavam um tipo de tijolo de barro seco. Hoje em dia, em decorrência de suas altas qualidades de durabilidade, resistência e baixo custo, as rochas continuam ocupando papel muito importante na construção civil, principalmente em enrocamentos, fundações profundas, lastras de vias férreas, pavimentos, agregados para concreto, filtros e muito mais.
A importância que a Geologia teve e até hoje tem, grande influência na escolha dos materiais, no conhecimento que o engenheiro deve ter para melhor sair sua obra e não ter problemas futuros, conhecer muito bem cada rocha que vai usar para cada tipo de caso, cada areia usada, saber a origem das rochas e do solo para ter noção se vai suportar a edificação. Isso tudo se dar a Geologia, que tem grande influência nos temas que serão abordados nesse trabalho, como na construção de estradas, de como a Geologia vai influência na decisão do engenheiro nesse tipo de obra e quais técnicas ele vai adotar. Outro meio que a Geologia abrange muito é a Fundação, são os elementos estruturais com função de transmitir as cargas da estrutura ao terreno onde ela se apoia, fazendo que assim, as fundações devem ter resistentes para suportar as pressões causadas pelos esforços solicitantes. Além disto, o solo também necessita de resistência e rigidez para não sofrer ruptura e não apresentar deformações exageradas ou diferença.
Outro ponto muito importante para falarmos aqui é sobre A Construção Barragens, uma obra bastante delicada, e sempre lembrada por acontecimentos infelizes, como é o caso da barragem de Brumadinho, bom, nesse trabalho vamos ver quais os tipos de barragens que existem, seus principais pontos para detalhar, os riscos que cada uma traz consigo e entre outras coisas.
Algo a mais a ser entendido é A Construção de Tuneis Subterrâneos em conjunto diretamente da Geologia, importância da obra subterrânea depende fundamentalmente das suas dimensões, das coberturas, da envolvente superficial da obra e das características geológico-geotécnicas dos terrenos em que esta está inserida. É na crusta terrestre, em conjunto ou não com um suporte, que se encontra o sistema que assegura a sua estabilidade. Entra aqui o conceito de Geoengenharia, área comum da geologia e da engenharia, onde as formações geológicas devem ser encaradas como um elemento constitutivo ou material de todo o projeto, A Geologia, que se ocupa da constituição e propriedades da crusta terrestre, tem um papel preponderante no estudo das soluções subterrâneas. O grande desenvolvimento da sociedade, provocando a renovação de métodos construtivos com novas tecnologias, toma também fundamental um conhecimento cada vez mais aprofundado das características geológicas. O bom senso, a sensibilidade e as experiências adquiridas são fundamentais no dimensionamento de uma obra subterrânea. Estes projetos assumem características distintas das restantes áreas da engenharia, dado que apenas terminam após a conclusão da obra. Estas obras necessitam de uma conjugação plena entre projetista, fiscalização e construtor, resultando o projeto final de uma constante adaptação às condições geológico-geotécnicas encontradas ao longo das escavações. Estas condições e sua tectónica resultam da incerteza na caracterização dos terrenos, consequência de uma frequente heterogeneidade e, muitas vezes, dificuldades de acesso para prospecção (densidade urbana ou profundidade da obra), assim como da complexidade do comportamento da estrutura subterrânea.
...