AS CONTRIBUIÇÕES DO GEOGEBRA NO ENSINO DAS FUNÇÕES
Por: Leandro Rodrigues • 4/12/2021 • Artigo • 3.628 Palavras (15 Páginas) • 117 Visualizações
AS CONTRIBUIÇÕES DO GEOGEBRA NO ENSINO DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
SILVA, Leandro Rodrigues da. Licenciando no curso de Formação Pedagógica em Matemática no Centro Universitário Internacional Uninter.
MANGINI, Lígia Fernanda Kaefer.
RESUMO
A matemática é considera uma disciplina de grande abstração, monótona e que provoca diferentes reações nas pessoas, sendo que parte das dificuldades deve-se a forma tradicional de ensino (quadro e giz), devendo o professor procurar novos meios para promover um aprendizado mais significativo dentro e fora da sala de aula. A inserção de tecnologias educacionais no ensino da matemática proporciona a realização de atividades de forma mais produtiva e favorecem o interesse pela investigação e construção do seu conhecimento. O conhecimento de funções desempenha papel essencial no currículo do aluno onde através dele ele irá desenvolver a capacidade para a análise de fenômenos ligados ao seu cotidiano e a outras áreas como física e economia. A presente pesquisa teve como objetivo verificar através de uma abordagem qualitativa e bibliográfica, as reflexões de pesquisadores quanto as características do software Geogebra e as contribuições da sua utilização no ensino das funções quadráticas nos anos finais do ensino fundamental. Sendo um software livre (sem custos de utilização), disponível em mais de 190 países e em 55 idiomas, os resultados mostraram que o uso do GeoGebra proporciona um ambiente de aprendizado muito mais rico, dinâmico e interativo, e como consequência ganhos satisfatórios que não seriam possíveis sem o recurso computacional disponível.
Palavras-chave: Tecnologias Educacionais. GeoGebra. Funções Quadráticas. Ensino Fundamental.
1. INTRODUÇÃO
A matemática é considerada como uma disciplina de grande abstração, muitas vezes monótona demais e que provoca diferente reações nas pessoas, cabendo então ao professor, procurar novos meios para promover um aprendizado mais significativo dentro e fora da sala de aula.
Parte das dificuldades no ensino da matemática estão ligadas as formas como a mesma é ensinada nas escolas, prevalecendo a forma tradicional (quadro e giz). E para quebrar esse paradigma a inserção de tecnologias é vista como uma ferramenta de promoção de mudanças na forma de ensinar matemática, que devido à variedade de softwares desenvolvidos para tal fim proporcionam ao professor e ao aluno um maior dinamismo ao trabalhar os conteúdos relativos a disciplina. (NOGUEIRA, 2013; STORMOWSKY, 2013; OLIVEIRA, 2014 apud MORAES, 2016).
Deste modo, esta pesquisa tem como objetivo propor uma reflexão acerca da questão norteadora de “como a utilização do software GeoGebra pode contribuir como recurso auxiliar no ensino das funções quadráticas nos anos finais do ensino fundamental II? Onde pretende-se de forma especifica:
- Compreender o termo tecnologia educacional e as contribuições da sua inserção nos processos de ensino e aprendizagem da matemática;
- Conhecer as características do GeoGebra;
- Buscar, selecionar e analisar (ler e interpretar) artigos e demais produções científicas acerca das contribuições da utilização do software GeoGebra no ensino das funções quadráticas.
De caráter qualitativo e bibliográfico, para a realização dessa pesquisa buscou-se principalmente por dissertações de mestrado através do Google Acadêmico e por livros nas bibliotecas virtuais da instituição de ensino, onde destacaram-se os autores Melo e Silva (2013), Souza (2014), Kenski (2015) e Lima (2016).
A pesquisa aqui relatada está organizada de forma a iniciar pela descrição dos protocolos metodológicos utilizados para a sua elaboração, seguindo com a revisão bibliográfica onde primeiramente será apresentado as contribuições dos pesquisadores para compreensão do termo tecnologia educacional e a importância no ensino da matemática, na sequência as características do GeoGebra e suas contribuições para o ensino das funções quadráticas nos anos finais do ensino fundamental II e ao final a apresentação das considerações finais.
2. METODOLOGIA
Para atingir os objetivos a pesquisa teve caráter qualitativo e bibliográfico, onde buscou-se previamente compreender melhor o termo tecnologias educacionais e suas contribuições para a o ensino da matemática, e após verificar as contribuições do software GeoGebra no ensino de funções quadráticas nos anos finais do ensino fundamental II sobre as perspectivas de outros pesquisadores.
Para Gil (2002), “a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”. E assegura ainda que:
[...] a principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente. Essa vantagem torna-se particularmente importante quando o problema de pesquisa requer dados muito dispersos pelo espaço. (GIL, 2002, p. 3).
Quanto a abordagem qualitativa:
As pesquisas que se utilizam da abordagem qualitativa possuem a facilidade de poder descrever a complexidade de uma determinada hipótese ou problema, analisar a interpretação de certas variáveis, compreender e classificar processos dinâmicos experimentados por grupo sociais, apresentar contribuições no processo de mudança, criação ou formação de opiniões de determinados grupo e permitir, em maior grau de profundidade a interpretação das particularidades dos comportamentos ou atitudes dos indivíduos. (OLIVEIRA, 2002, p. 117).
Para conduzir os estudos realizou-se uma pesquisa bibliográfica com o auxílio do site Google Acadêmico e através da busca de palavras chaves como “GeoGebra”, “equações quadráticas” e “ensino fundamental”, obteve-se aproximadamente 1820 resultados e os artigos foram selecionados de acordo com o protocolo: leitura do título das 30 pesquisas mais relevantes; seleção para leitura dos resumos de pelo menos 15 títulos mais inerentes ao tema proposto e por fim, a seleção dos artigos de melhor contribuição para a pesquisa, sendo estes preferencialmente dissertações de mestrado.
...