AS FERRAMENTAS UTILIZADAS NA GESTÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO MULTI-CASOS EM EMPRESAS DO SETOR METAL-MECANICO.
Por: GabriellaCGon • 1/2/2021 • Resenha • 770 Palavras (4 Páginas) • 674 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROCESSOS
Resenha Crítica de Caso
Nome do aluno (a):
Trabalho da disciplina Economia e Finanças par Gestores
Tutor: Prof. Ronald Castro Paschoal
Betim
2020
FERRAMENTAS UTILIZADAS NA GESTÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO MULTI-CASOS EM EMPRESAS DO SETOR METAL-MECANICO.
Referência: PINTO, Paulo Romero Strini; et al. Ferramentas utilizadas na gestão financeira: um estudo multi-casos em empresas do setor metal-mecânico. Harvard Business School, outubro 2009.
Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/PHORTE/Biblioteca_49926/Biblioteca_49926.pdf. Acesso em: agosto de 2020.
1. Introdução
O grande crescimento do mercado leva as empresas a uma constante atualização para que assim seja possível melhorar seus processos em todos os níveis, portanto, é de extrema importância implementar ferramentas que auxiliem empreendedores no gerenciamento de negócios para que a empresa possa ser mais competitiva no mercado e para enfrentar desafios, os gestores necessitam monitorar e melhorar seus processos de gestão por meio de ferramentas que auxiliam e facilitam a tomada de decisão.
Perante isso, o artigo apresentado tem que como objetivo verificar e apresentar junto a empresas do setor metal-mecânico de Sertãozinho, quais ferramentas são utilizadas para auxiliar no controle e tomada de decisão na gestão financeira que possibilita o desenvolvimento e aprimoramento da organização.
2. Desenvolvimento
A contabilidade é um instrumento de extrema importância para tomada de decisão dentro das organizações e por meio desta é possível coletar dados que formam o controle contábil. Para melhor entendimento acerca do assunto, o artigo nos apresenta ferramentas que fazem parte do controle contábil a começar pelo Controle Interno que tem por objetivo o tratamento de todos os dados de forma confiável dando suporte às atividades e adequando aos recursos disponíveis na organização e seus três métodos: Controle de custos, auditoria interna e fluxo de caixa. Nos foi apresentado também ferramentas que fazem parte dos demonstrativos contábeis que são relatórios de desemprenho que nos mostra a performance econômica e financeira da organização. A primeira apresentada denominada balanço patrimonial é de extrema importância para a organização pois com ela é possível avaliar a situação patrimonial e financeira de uma organização em um dado período determinado. O segundo demonstrativo chamado de demonstração do resultado de exercício (DRE) nos mostra se a organização está tendo lucro ou prejuízo. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA) nos apresenta movimentações que ocorrem nas contas do patrimônio líquido evidenciando diversas transações durante o exercício. A estrutura da demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL) facilita analisar todas as modificações dos componentes
...