ATPS de Algebra
Por: mjpopai • 6/6/2016 • Trabalho acadêmico • 475 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
Aço
O aço é uma liga metálica composta de ferro e pequenas quantidades de carbono, quando utilizado em construções civis seu teor de carbono é de 0,18% á 0,25%. O processo siderúrgico do aço e dividido em quatro etapas, a extração e preparo das matérias-primas (coqueria e sintetização), produção da gusa (alto-forno), produção de aço (aciaria) e conformação mecânica (laminação), as matérias-primas para sua extração são o minério de ferro (hematita) e o carvão mineral.
Minério de Ferro:
Carvão Mineral
A coqueificação e feita a uma temperatura de 1300 0C com ausência de ar durante 18 horas, gerando assim o coque, que é um material poroso com uma resistência mecânica muito alta, elevado ponto de fusão e grande quantidade de carbono, logo depois é enviado ao alto-forno e transferido a sintetização e a aciaria.
Coqueificação:
Cobre
O cobre e obtido através de minérios, sendo os mais procurados os sulfatos, a calcopirita (Cu2S+Fe2S3) com 34,5% de cobre e a Calcosita (Cu2S) com 80% de cobre, e frequentemente também se acha minérios oxidados como a Cuprita (Cu2O) oxido de cobre e a Azurita (2CuCo3) carbonato de cobre.
O cobre e extraído através da termo metalurgia onde existe um processo de extração eletrolítico, onde passa por processos mecânicos eliminando a ganga ( elementos não metais ), assim como moagem, lavagem e flotação, o metal e pulverizado e logo depois e inserido um óleo que envolve somente elementos sulfurados, e em seguida colocado na agua, onde a ganga afunda e os elementos com óleo boiam. Para obter o cobre e necessário a calcinação do minério de 15 a 25%, fusão obtendo a massa de 25 a 45% de cobre, e logo a refinação onde se leva o cobre bruto a refinação, para seu uso diverso.
A água não exerce ação sobre o cobre, qualquer que seja a temperatura, mas a temperatura comum do ar úmido provoca a oxidação do cobre, que também e atacado por todos os ácidos. Segundo o estado do metal o cobre é dúctil e maleável a frio, levando a um estiramento intenso que se pode fazer desaparecer, procedendo-se a um recozimento, passando também por resistência a tração (Rm), limite de elasticidade (Re), alongamento (A), modulo de elasticidade (E) e dureza Brinell (HB). Suas propriedades já industrializados são de aspecto metal bonita cor rosa avermelhado, com densidade 8,9 kg/dm³, ponto de fusão 1083 0C, resistividade elétrica de 0,0171 mm²/m (cobre+0,04%O2) e seu coeficiente de dilatação e a 20 0C : 16,5 . 10 -6 por 0C.
A aplicação mais importante do cobre e no campo da eletricidade, ou seja, mais de 60% do cobre refinado e destinado a uso com eletricidade, tais como transportes e comunicações, tecnologia aero espacial, mas também e usado em instalações de água, gás e calefação, sendo um metal muito vantajoso pois e de fácil instalação, duradouro, rentável, ecológico, resistente e universal.
...