Aplicações De Ótica Na Sua Área De Engenharia
Por: Daniel Negrini de Mendonca • 20/5/2023 • Relatório de pesquisa • 549 Palavras (3 Páginas) • 114 Visualizações
Aplicações de ótica na sua área de Engenharia (Ambiental)
Equipamentos eletrônicos em geral que tenham monitores, como computadores e smartphones, utilizam tecnologia ótica RGB para visualização de imagens, além de câmeras para vídeos e fotos.
A transmissão de dados da internet se faz, na maior parte dos casos, por cabos de fibra ótica e os monitoramentos ambientais são feitos principalmente por sensores ópticos e dispositivos optoeletrônicos.
O monitoramento de parâmetros ambientais é importante na preservação do meio ambiente e este monitoramento permite a medição de parâmetros físicos que possibilitam detectar fatores nocivos ao meio ambiente, tais como:
- Sistemas de medição de índice de refração e temperatura permitem detectar poluição térmica e química na água de rios;
- Medição de curvatura ou inclinação permite a previsão de fenômenos naturais que possam causar danos ao ser humano, tais como deslizamentos de encostas e sismos.
Práticas
1. OLHO MÁGICO
O olho mágico, também chamado de visor de porta, é um dispositivo de segurança que permite a quem está do lado dentro que tenha uma visão abrangente do exterior.
[pic 1] [pic 2]
É dispositivo é feito com uma combinação de três lentes diferentes para que a luz projete a imagem nos nossos olhos da maneira correta.
Essas lentes são:
a) Externa (voltada para o lado de fora) – É uma lente convexa;
b) Intermediárias – São lentes plano-côncavas (as lentes que irão “ampliar” a imagem externa);
c) Interna (lado de dentro da casa) – É uma lente plano-convexa.
Tipos de lentes:
[pic 3]
O efeito das lentes divergentes, internas ao olho mágico, ampliam a visão do lado externo, como pode ser visto no esquema extraído do site Phet Colorado.
[pic 4]
2. Simulações no Phet Colorado das percepções humanas das cores
No site Phet Colorado é possível realizar diversas simulações da percepção humana das cores com fonte única de luz e múltiplas fontes, inclusive com luz branca e luzes monocromáticas, bem como com uso de filtros de cores. Abaixo apresentamos diversos modelos de simulação.
2.1. Com uma única fonte de luz
a. Luz branca e sem filtro / Luz branca e filtro na cor verde:
[pic 5] [pic 6]
Como pode ser visto, o filtro na cor verde permite apenas a passagem da cor verde e, como a luz branca é composta por todas as cores, o olho humano percebe esta cor verde.
b. Luz monocromática amarela e sem filtro / Luz monocromática amarela e filtro na cor verde:
[pic 7] [pic 8]
Como pode ser visto, o filtro na cor verde não permite a passagem da cor amarela, portanto nenhuma luz chega ao olho humano.
2.2. Com fontes de luz RGB (red, green, blue, ou vermelho, verde e azul)
a. As 3 fontes nos mesmos graus de luminosidade:
[pic 9] [pic 10]
Como pode ser visto, as três fontes em alta intensidade são percebidas como sendo a cor branca (combinação das cores), e numa intensidade mediana, se percebe como um tom de cinza (branco esmaecido).
b. Com 2 fontes apenas:
[pic 11] [pic 12] [pic 13]
Como pode ser visto, as combinações de cores diferentes formam percepções específicas diferentes.
Esquema RGB:
...