As Crises Financeiras
Por: Mgssiqueira • 29/4/2021 • Ensaio • 1.268 Palavras (6 Páginas) • 117 Visualizações
Universidade Federal Fluminense
Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda
Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA ANÁLISE DE RETROFIT DE ILUMINAÇÃO
Mariana Gabriela Silveira de Siqueira
Resende, 29 de novembro de 2020
Título do Pré-projeto: DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA ANÁLISE DE RETROFIT DE ILUMINAÇÃO
Palavras-chave: retrofit, eficiência energética, software, iluminação, lâmpadas, LED, tomada de decisão.
Candidato(a): Mariana Gabriela Silveira de Siqueira
Indicação de professor(es) do corpo docente do PPGEP que poderá(ão) orientá-lo(a):
Tiago Araújo Neves
Nilson Brandalise
Resumo: A busca por um retrofit de iliminação é interessante devido a aspectos econômicos e de eficiência energética. Para tomar a decisão pelo retrofit, ou não, é importante a análise de aspectos financeiros, comparando a situação atual existente com as possibilidades de mudança. Dessa maneira, é interessante o desenvolvimento de um software capaz de indicar as possíveis consequências com a adoção de prováveis projetos luminotécnicos.
1 INTRODUÇÃO
A crise energética brasileira de 2001 e 2002 trouxe diversas consequências para a relação entre consumo e oferta de energia elétrica. A forte dependência da energia de hidrelétricas, períodos de seca, problemas com o câmbio para o acionamento de termoelétricas a gás e a má resposta do governo foram fatores decisivos para a ocorrência do chamado “apagão”, ocorrido apesar de entidades terem alertado previamente da possibilidade(GOLDENBERG; PRADO, 2003). Como consequência, além da preocupação com uma oferta de energia maior, mostrou se necessária a busca pela eficiência energética. Assim, diversos programas e leis que fomentam a eficiência energética foram criados. Como exemplo, o Plano de Metas, estabelecido na portaria interministerial n.o 1007/2010, que na prática trouxe, como consequência, a proibição de lâmpadas incandescentes comuns para iluminação, devido a sua baixa eficiência.
Atualmente existe no mercado diversos tipos de lâmpadas, sendo as mais recentes as luzes eletrônicas chamadas LEDs(Light Emitting Diode) (CANDURA; GODOY, 2009), com diferentes níveis de eficiência energética e outros parâmetros qualitativos, como temperatura de cor e necessidade de dispositivos auxiliares. Entretanto, independente das lâmpadas adotadas em um projeto, é importante que certos pontos sejam sempre considerados, como um nível de iluminação suficiente e temperatura de cor adequada(MAMEDE, 2015). Mudanças com o foco de atualizar e modernizar características de projetos podem ser chamadas de retrofit(BARRIENTOS, 2004). Dessa maneira, podemos caracterizar a mudança de projetos luminotécnicos, com o intuito de atualização e maior eficiência energética, também de retrofit.
As características quantitativas e qualitativas de lâmpadas e projetos de iluminação permitem que um conjunto de diretrizes possa ser estabelecido para o auxilio a tomada de decisão. Dessa forma, é possível a criação de algoritmos compativeis com os principais equipamentos do mercado, computadores e smartfones, gerando, assim, um programa. Os programas e algorítimos são coletivamente chamados como softwares(BROKSHEAR, 2003).
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivos Gerais
Avaliar os aspectos atuais referentes a projetos luminotécnicos, o possível retrofit e a análise de investimento, auxiliando no processo de tomada de decisão.
2.2 Objetivos específicos
- Avaliar o custo das atuais lâmpadas disponíveis no mercado;
- Analisar o custo tarifário da energia elétrica pelo consumo;
- Comparar aspectos qualitativos e quantitativos de lâmpadas;
- Realizar análises de investimento para projetos luminotécnicos;
- Criação de um software para auxilio de tomada de decisão;
3 JUSTIFICATIVA
A busca pela eficiência energética é de grande importância para evitar futuros “apagões” no país. A iluminação corresponde a um setor com potencial para avaliação de eficiência. O consumo nacional de energia elétrica é de 482226GWh e somente a iluminação pública já corresponde a cerca de 3,3% desse valor(EPE,2020). Considerando todos os tipos de iluminação, estima-se que os gastos correspondam a 20% do consumo do país, tendo um potencial para redução para 10% com a adoção de lâmpadas adequadas(ABILUX, 2015).
Além disso, projetos luminotécnicos mais eficientes têm uma importância em aspectos econômicos, o preço da tarifa energética brasileira vem aumentando nos últimos anos, tendo um aumento médio de 2014 a 2018 de 71,6%(EPE,2020). Dessa maneira, avaliar o atual cenário e propor um retrofit representa uma economia potencial para industrias, governo e pequenos consumidores.
Ademais, a escolha por retrofit de prédio e construções já existentes representam uma boa oportunidade de investimento de relativo baixo custo e também promove a diminuição de gases de efeito estufa(ZHENJUN et al., 2012).
A escolha pelo desenvolvimento de um software se deve a centralização das informações, disponibilização rápida de dados para os usuários, compartilhamento rápido de informações e valores.
4 METODOLOGIA
Esse projeto pode ser definido como exploratório, uma vez que, projetos exploratórios buscam a investigação e o aprendizado(MARCHIONINI, 2006). É também uma pesquisa aplicada, pois busca de forma prática a construção de um software para auxilio de tomada de decisões.
Para a realização desse projeto será necessário o levantamento de dados referentes a tarifas de consumo energético ao longo do tempo e a pesquisa de preço de lâmpadas. Será também necessário a coleta de informações referentes aos índices de iluminação, potência, temperatura de cor e reprodução de cores das lâmpadas existentes no mercado.
...