As Estradas Rurais
Por: Laiane Carvalho • 15/5/2018 • Monografia • 308 Palavras (2 Páginas) • 294 Visualizações
Estradas rurais
As estradas rurais são importantes para as populações onde foram construídas, mas a falta de projeto na maioria delas causa sérios danos ao solo e a vegetação local. A má execução das estradas e a má conservação ocasionam na ocorrência de erosões, fazendo com isso, a retirada do solo das áreas mais altas para implantar para as áreas baixas, que podem ser alagadiças.
A erosão causada pela água ocorre nas margens das estradas, e também quando há o rebaixamento do leito, que não tem uma boa drenagem dessa água. Quando esse rebaixamento atinge rochas de difíceis manuseamentos ou água subterrânea, essa estrada é abandonada, e, logo se constrói outra próxima, seguindo novamente com o estrago do solo.
Há vários problemas nessas estradas sem estruturas. A falta de suporte do subleito causa atoleiros, rodeiros e ondulações provenientes da passagem de veículos, a presença de água no leito causa também atoleiros.
[pic 1] Fonte: Google Imagens
A superfície mal-drenada, sem convexidade para o escoamento das águas, forma empoçamentos que com a passagem dos veículos dispersa partículas sólidas do leito, causando buracos.
[pic 2] Fonte: Google Imagens
No pedaço com maior presença de argila, quando há uma certa quantidade de água, as estradas ficam escorregadias e oferece riscos ao tráfego ou impede a passagem em ladeiras pela falta de atrito e aderência.
As pistas secas quando se tornam escorregadias, pois é composto por pequenas pedras soltas, sem presença de argila. Os veículos em sua movimentação aglomeram materiais granulares sem ligante em ondas pequenas transversais, conhecidas como “costelas de vaca”.
[pic 3] Fonte: Google Imagens
...