As Ferramentas da Qualidade
Por: Rodrigo.Gonzalez • 30/5/2018 • Trabalho acadêmico • 719 Palavras (3 Páginas) • 212 Visualizações
[pic 1]
Universidade de Santo Amaro – Unisa
Pós Graduação em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.
Atividade Avaliativa
Ferramentas da Qualidade
Tutor: Ricardo Jimenez Lopes
Nome do aluno: Rodrigo Gelanzauskas Gonzalez
Data: 06/09/2017
Resposta:
Modelo de Gestão de Qualidade.
No cenário atual as organizações buscam a excelência juntamente com a competitividade, é essencial aperfeiçoarem seus processos para poderem reduzir custos, ampliando assim seus lucros e conseqüentemente a satisfação de seus clientes.Desta forma o planejamento estratégico é uma obrigação, e para executá-lo com eficácia e de forma contínua os gestores utilizam muito uma metodologia conhecida como ciclo PDCA.
Estruturando a empresa de usinagem onde trabalho, na fase planejar - P. Pode -se utilizar Ferramentas auxiliadoras como Diagrama de Ishkawa, Gráfico de Pareto, Brainstorming ou 5W2H que serão úteis nesta fase, dando suporte à tomada de decisões. Se o planejamento for bem estruturado, melhores metas serão atingidas. A fase de planejamento é mais complexa exigindo mais esforços e quanto maior for o número de informações utilizadas, maior será a necessidade das ferramentas apropriadas para coletar, processar e dispor estas informações. Podemos aplicar no planejamento de uma nova peça de um novo cliente com o Diagrama de Ishkawa.
Na fase executar – D.Executar, o plano de ação é colocado em prática segundo o que foi planejado, com atenção para que não haja nenhum tipo de desvio pelo meio do caminhopode utilizar um plano de Controle de Produção, é uma das principais ferramentas para se alcançar eficiência (realizar tarefas ao máximo usando o mínimo esforço possível) e eficácia (quanto mais a empresa alcança os objetivos, mais ela é eficaz) ao longo do tempo. Dessa forma, suas atividades devem estar em um plano de alto nível com a introdução de novos produtos e lucros.Na nova peça utilizaremos o plano de controle com toda a estrutura do planejamento feito na etapa anterior descriminando os pontos críticos com ênfase na perfeição.
Na fase verificar -C. Checar, podemos utilizar as Folhas de dados, CEP (Controle estatístico de processo) ou até mesmo Auditorias Internae Externacom o objetivo verificar os produtos durante seu processo de produção, pois caso apresente problemas, seu procedimento será interrompido para que as falhas sejam sanadas e o mesmo retorne a sua condição normal. No caso utilizaremos o CEP e verificar se todas as medições, operações e se houver, alterações no decorrer do processo.
Na fase agir -A.Podemos utilizar a ferramenta chamada MASP, é um processo de melhoria que apresenta 8 etapas, sendo que cada uma delas contribui para a identificação dos problemas e a elaboração de ações corretivas e preventivas para eliminá-los ou minimizá-los. 1-Problema: identificar o problema; 2-Observação: apreciar as características do problema; 3- Análise: determinar as causas principais; 4- Plano de ação: conceber um plano para eliminar as causas; 5-Ação: agir para eliminar as causas; 6- Verificação: confirmar a eficácia da ação; 7- Padronização: eliminar definitivamente as causas; 8- Conclusão: recapturar as atividades desenvolvidas e planejar para o futuro. Caso ocorra na produção algum imprevisto que não foi planejado anteriormente, é aqui que vamos corrigir. Como por exemplo uma nova forma de fabricar o produto. Ex. mudança de ferramenta, operações, etc.
...