As Ferramentas da Qualidade
Por: ronal505 • 17/4/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 915 Palavras (4 Páginas) • 192 Visualizações
Analise do Estudo de Caso
No mercado cada vez mais competitivo e consumidores cada vez mais exigentes, a cultura de gerenciamento de uma organização é ponto fundamental para seu sucesso, por isso analisar o processo produtivo e os fatores que influenciam na qualidade do produto final torna se indispensável para prosperar no cenário econômico atual. Para que isso se torne uma realidade faz se necessário o uso de ferramentas de gestão que propiciem uma análise eficaz e que fundamentem a tomada de decisão e impactem positivamente a atividade de produção interna. Privilegiando este sentido o controle estatístico de processo e as ferramentas da qualidade surgem como eficiente método de gestão para elevar a produtividade e qualidade a um nível de excelência capaz de tornar a empresa competitiva. Baseado nisso, o estudo de caso analisado corrobora para realçar a importância do CEP e as ferramentas da qualidade como um pilar da boa gestão:
O objetivo do estudo é analisar a aplicação e a contribuição do Controle Estatístico de Processo e de algumas ferramentas da qualidade no processo de fabricação de embutidos no setor de ensacamento de uma empresa do ramo alimentício cárneo para elevar a redução de perdas e estabilização do processo. Tal estudo se justifica, pois, este setor é considerado o mais crítico da organização, apresentando alto índice de desperdício e variação de qualidade.
Para isso faz se o uso das ferramentas da qualidade, pois estas facilitam a aplicabilidade do CEP por contribuir para a aplicação de conceitos, coleta e apresentação de dados que fundamentam a tomada de decisão para a melhoria do processo, segue as setes principais ferramentas:
Considerada a mais simples das ferramentas de qualidade A Folha de verificação é uma forma de coletar e organizar os dados , geralmente em tempo real, de forma rápida e automática de modo a expressar clareza e o essencialismo dos fatos; o Diagrama de Pareto surge como uma ferramenta altamente útil para lidar com não conformidade no processo e identificando o nível de ocorrência e assim buscando soluções pra eles; o Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de causa e efeito, é uma ferramenta que ajuda a levantar as causas raiz do problema afim de identificar problemas que por vezes as palavras não descrevem, tratando os com os famosos 6M's. Sua abrangência se eleva a aplicação em outras áreas além da de qualidade de produto; Fluxograma, busca se realizar um diagrama simples e de fácil entendimento que organize e especifique o processo de fabricação ou de funcionamento de qualquer sistema. Tal ferramenta é necessária pois Segundo Ramos (2000:102) grande parte das variações de processo pode ser eliminada apenas analisando seu fluxo e então pode se reconfigurar o seu funcionamento; Histograma e uma ferramenta de análise estatística da qualidade, que busca por meio de gráficos demonstrar a distribuição de acontecimentos registrados em cada processo que se busque analisar; Cartas de controle tem como objetivo identificar qualquer variação no processo sendo que quando ocorrerem mudanças, estas serão sinalizadas por pontos anormais em um gráfico. A carta de controle é a principal ferramenta para o Controle Estatístico de Processos a aplicação dessa ferramenta permite um sistema de prevenção de não-conformidades durante o processo produtivo, ao invés de esperar até que o produto esteja terminado; Trata-se de uma representação gráfica que analisa a relação entre duas variáveis quantitativa uma de causa e uma de efeito. Esse tipo de diagrama traz números simultâneos das duas variáveis, deixando visível se o que acontece em uma variável causou interferência na outra. Ao estudar a correlação, você tem uma variável dependente (efeito), que se relaciona a variáveis independentes (causas).
...