As Ferramentas de Qualidade
Por: Pedrohp1988 • 23/10/2018 • Resenha • 1.934 Palavras (8 Páginas) • 220 Visualizações
UNIVERSIDADE POSITIVO
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
CURITIBA
2018
Gabriel Schwarzbach 1404091
Lucas Donato Marcos 1414653
Pedro Henrique Pimentel 1419134
Tiago Geremias Marques 1304839
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
DIAGRAMA DE “SPAGHETTI” e AMOSTRAGEM
CURITIBA
2018
RESUMO
Este trabalho, proposto como avaliação do terceiro bimestre da disciplina de Ferramentas da Qualidade, apresenta e descreve duas delas: Diagrama de “Spaghetti” e Amostragem, utilizadas em sistemas de gestão da qualidade. Apresenta-se as definições, origens, utilizações e exemplos de cada uma, para maior detalhamento e entendimento. O objetivo é adquirir conhecimento das ferramentas existentes e suas aplicações, uma vez que na indústria elas são muito utilizadas para solução de problemas e aumento de desempenho dos processos da empresa.
Palavras-chave: Diagrama de “Spaghetti” e Amostragem.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 4
- FERRAMENTAS DA QUALIDADE 5
- 2.1 DIAGRAMA DE “SPAGHETTI” 5
2.2. AMOSTRAGEM 8
2.2.1. MÉTODO QUALITATIVO 8
2.2.2. MÉTODO QUANTITATIVO 9
3. CONCLUSÃO 14
- 4. REFERÊNCIAS 15
- INTRODUÇÃo
Na gestão e gerenciamento de sistemas da qualidade, existem inúmeras ferramentas disponíveis para análise e resolução de problemas. Para um bom profissional, é muito importante conhecer o máximo possível de ferramentas e suas aplicações, já que estas facilitam o trabalho e padroniza a sistemática de análise.
Como a indústria no dia de hoje busca ter zero defeito e alto nível de qualidade associado ao seu produto, existem ferramentas para controle, execução e melhorias de processos. Sem a utilização das ferramentas, a empresa pode perder competitividade e aumentar seu custo de fabricação devido ao alto número de retrabalhos e produtos defeituosos, falta de planejamento em mudanças e falta de organização.
A primeira ferramenta apresentada, Diagrama de “Spaghetti”, é uma ferramenta de melhoria, que busca otimizar o layout. Com ela é possível encontrar oportunidades para reduzir o trajeto de pessoas e produtos.
A amostragem é uma ferramenta probabilística simples muito utilizada devido a sua eficácia e, principalmente por sua viabilidade econômica.
- FERRAMENTAS DA QUALIDADE
2.1. DIAGRAMA DE “SPAGHETTI”
O Diagrama de “Spaghetti” é uma ferramenta simples e muito utilizada nos conceitos do Lean Manufacturing. Logo não se sabe ao certo quem criou esta ferramenta. A palavra “Spaghetti”, significa espaguete e origina-se de outra palavra italiana, “spago” que significa barbante.
Este diagrama visa entender os caminhos percorridos em um processo produtivo, e então buscar oportunidades para otimizar o layout. Esta análise pode ser de todo o fluxo de um produto, desde a chegada da matéria-prima até a expedição, passando por todos os processos produtivos, ou até mesmo, os movimentos de um médico na sala de cirurgia.
O termo espaguete é utilizado, pois quando pegamos a planta de um local a ser estudado e então desenhamos as trajetórias realizadas, como elas ocorrem, observaremos uma série de linhas curvas, confusas, que se cruzam indo e voltando. Quanto mais ineficaz for o layout da área de estudo, maior será a quantidade de linhas e mais confusas também.
O uso adequado da ferramenta facilita a visualização de perdas no processo, sendo eles, na movimentação das pessoas e recursos, ou até mesmo no transporte de materiais. Geralmente utiliza-se o diagrama com outras ferramentas de melhoria, como por exemplo o relatório A3 e o mapeamento de fluxo de valor (VSM).
Abaixo estão listados alguns passos, de modo a facilitar a aplicação da ferramenta:
1º Passo: Escolher o processo a ser acompanhado, levando em consideração a importância deste, o volume de produtos ou serviços que passam por este processo e quanto uma melhoria neste layout irá impactar na empresa. Realizar o diagrama por partes de modo a facilitar.
2º Passo: Conseguir o layout atualizado do processo escolhido, contendo nele as máquinas, materiais e etc.
3º Passo: Agora com a planta em mãos, deve-se acompanhar o processo escolhido (pessoas e/ou produtos), e então desenhar os movimentos no papel, como efetivamente eles acontecem. As linhas devem ser contínuas, ou seja, sem quebras. É importante acompanhar as distâncias percorridas, para mensurar posteriormente, o ganho com a otimização do processo. Para medir a distância percorrida pode-se utilizar diversos artifícios, como por exemplo, a planta quadriculada em escala, ou a utilização de um software, como por exemplo o Autocad, ou Microsoft Visio.
4º Passo: A partir das trajetórias desenhadas no passo anterior, estudar com a equipe possíveis melhorias a serem alcançadas, ensaiando novas posições e movimentos em propostas de layout, que agradem a equipe e atendam as melhorias esperadas. Então desenhe este layout e calcule os ganhos de distâncias e tempos.
5º Passo: Com a aprovação do novo layout, inicia-se o processo de implantação.
Abaixo serão exemplificados duas figuras mostrando o layout de como era a empresa (Figura 1),com as linhas representando o fluxo de deslocamento como estes ocorriam. No segundo layout (Figura 2), têm-se o processo otimizado, á partir da utilização do Diagrama de “Spaghetti”.
...