As Tubulações e Vazão
Por: Luis fernando cadeu • 1/4/2019 • Relatório de pesquisa • 937 Palavras (4 Páginas) • 127 Visualizações
[pic 1]
RELATORIO MÁQUINAS DE FLUXO
Tubulação e vazão de maquinas de fluxo
Nome: Luis Fernando Cadeu
Nome: Weslei Ribeiro
Orientadora: Carla R.G.S. Cardoso
PIRASSUNUNGA – 2019
SUMÁRIO
- Introdução ............................................................................................................. 3
- Materiais e métodos.............................................................................................. 4
- Resultados ............................................................................................................ 5
- Conclusão ............................................................................................................. 6
Bibliografia ............................................................................................................ 7
1. INTRODUÇÃO
Para a melhor compreensão da teoria passada em aula, é necessária a realização de experimentos que possam esclarecer aplicações práticas e valores reais ao conhecimento do aluno sobre a matéria de tubulações e vazão de fluxo.
Em nossos experimentos buscamos desenvolver um melhor entendimento do comportamento dos fluidos em diferentes situações, usando para isso, maquinações que nos permitissem modificar as condições do ambiente no qual ocorre o escoamento do fluido.
Realizamos o experimento onde avaliamos a pressão estática dentro de uma tubulação
de diferentes diâmetros e rugosidade, com uma bomba d’agua acoplada na tubulação, no final da tubulação a pressão estática era aferida por um manômetro analógico.
Constatamos na pratica a diferença entre as bombas associadas em série e em paralelo, onde observamos as mudanças na vazão do fluido, para encher certo reservatório, num determinado período de tempo.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
Neste experimento de tubulação e vazão, utilizamos tubos e conexões tigre de ½” liso, ¾” liso e ¾” rugoso, válvula de esfera com alavanca, cronometro, bomba d’água, manômetro analógico, uma trena, mangueira de PVC de ¼”, fluido (Água) e um reservatório com as seguintes medidas:
- Largura: 320mm;
- Comprimento: 230mm;
- Altura: 300mm.
No primeiro experimento realizamos a aferição da pressão do fluido com o
manômetro nos tubos de ½” liso, ¾” liso e ¾ rugoso.
Com a bomba d'água ligada, abrimos o registro para a passagem do fluido nas respectivas tubulações, foi realizado a medição em três diferentes tipos de tubulações, onde aferimos as seguintes pressões:
- Tubo liso de ½” o manômetro analógico aferiu 2,3 Psi;
- Tubo liso de ¾” o manômetro analógico aferiu 3,15 Psi;
- Tubo rugoso de ¾” o manômetro analógico aferiu 3,60 Psi.
No segundo experimento realizamos a medição do tempo necessário para encher um
reservatório de 0,2208m³, com a duas bombas d’água ligadas em paralelo e em série.
Com o uso de um cronometro, aferimos o tempo que foi preciso para encher o reservatório com as bombas ligadas em paralelo e em série, apresentou os seguintes tempos:
- Bombas associadas em série: 35,12 segundos;
- Bombas associadas em paralelo: 22,15 segundos.
3. RESULTADOS
No primeiro experimento, observamos que a tubulação com menor diâmetro apresentou uma pressão menor em relação às outras de maior diâmetro.
Após o segundo experimento realizado, efetuamos os cálculos da vazão tanto da
...