As Válvulas Pneumáticas
Por: Guih Piovezan • 24/11/2021 • Resenha • 757 Palavras (4 Páginas) • 100 Visualizações
Guilherme Piovezan – CMM2TTA
Tipos de Válvulas
Válvula de Bloqueio
[pic 1]
Essa válvula bloqueia o sentido do ar comprimido, podendo ou não liberar o ar para o sentido oposto. Os atuadores e componentes pneumáticos, para realizarem seu trabalho, deve ser acionados e desacionados convenientemente no momento que desejamos ou de forma que o sistema foi programado. Essa válvula pode ser:
De Isolamento/ Elemento OU: quando receber um sinal de ar em uma via de trabalho a outra fecha a entrada oposta;
De Simultaneidade/Elemento E: que só libera a saída quando os dois sinais de ar estiverem presentes;
De Retenção: que bloqueia por completo um dos sinais, permitindo a passagem apenas de um sinal, usada juntamente com a válvula controladora de fluxo.
Funcionamento: após o ar ser corretamente liberado, aciona-se as válvulas a2 e a4, liberando ar para as vias de trabalho para que encontrem uma das válvulas citadas acima, que ao receber sinal, pode ou não fechar o sentido oposto, após isso, manda o ar para a válvula a0 que por sua vez fará o cilindro A atuar.
Aplicações: são utilizadas principalmente em empresas químicas, de energia elétrica e mineração e quando se quer isolar um trecho específico do sistema.
Válvula de Escape Rápido
[pic 2][pic 3]
Também utilizada como válvula de isolamento, essa válvula diminui o caminho do ar para escapar o cilindro pneumático tornando possível consumir grandes volumes de ar comprimido aumentado a velocidade dos atuadores;
Funcionamento:
Quando há pressão no orifício de entrada (dado como P na figura acima), o orifício de escape (R) fica fechado. Quando interrompe a pressão no orifício de entrada (P), o ar de retorno no orifício de conexão com o cilindro pneumático (A), desloca a vedação contra a entrada (P), provocando o seu bloqueio. Assim, o ar comprimido escapa diretamente para a atmosfera do orifício de conexão com o cilindro (A), para o orifício de escape (R), sem precisar passar por uma canalização longa.
Aplicações:
Estas válvulas são utilizadas quando é preciso obter velocidade superior normalmente desenvolvida por um pistão de cilindro pneumático.
Válvula Reguladora de Fluxo
[pic 4] [pic 5]
* (possui mais simbologias)
Essas válvulas reduzem a seção de passagem para aumentar ou diminuir a vazão do ar comprimido controlando assim a velocidade dos cilindros Pneumáticos. Quando se necessita influenciar o fluxo do ar comprimido, podendo ser fixa ou variável, unidirecional ou bidirecional.
Funcionamento:
Funciona exigindo um diferencial de pressão entre a montante e a jusante. Uma válvula de controle de fluxo é conectada para controlar a pressão que sai do escape, isso faz com que a pressão do ar expulse através de uma mangueira de conexão a uma taxa reduzida, assim, portanto, não vai exaurir diretamente e deve percorrer a válvula com uma resistência aumentada.
Aplicações:
diversas aplicações em circuitos pneumáticos como temporização na pilotagem de válvulas. Quando a aplicação é em regulagens, da velocidade de cilindros, a mesma deve ser montada o mais próximo possível do mesmo.
...