TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automação Comercial

Por:   •  9/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.317 Palavras (14 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 14

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Graduação em Engenharia de Produção

AUTOMAÇÃO COMERCIAL:

PDV, CRM e Supply

Betim

2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO

2

  1. PONTO DE VENDA (PDV)

3

  1. Definição e Conceitos

3

  1. Aplicações Atuais

3

  1. Principais Sistemas e Players de Mercado

3

  1. CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT (CRM)

4

  1. Definição e Conceitos

4

  1. Aplicações Atuais

5

  1. Principais Sistemas e Players de Mercado

7

  1. SUPPLY

9

  1. Definição e Conceitos

9

  1. Aplicações Atuais

9

  1. Principais Sistemas e Players de Mercado

9

  1. CONCLUSÃO

10

REFERÊNCIAL BIBLIOGRÁFICO

11



  1. INTRODUÇÃO

  1. PONTO DE VENDA (PDV)
  1. Definição e Conceitos

Ponto de Venda (PDV) é o local onde são realizadas as vendas ao consumidor final. É composto pelos equipamentos e pelo software (INFOVAREJO, 2016). Segundo SCAN SOURCE (2013), PDV é um sistema de ponto de venda projetado em torno de um computador. Os usuários podem adicionar periféricos ao sistema para atender as especificações. Segundo INFOVAREJO (2016), antes de se definir os equipamentos a serem utilizados, é preciso analisar a localização e o espaço físico disponível. O local de instalação deve ter uma conexão elétrica e uma conexão para a rede de computadores. Recomenda-se que os dutos sejam independentes, para que não haja interferência eletromagnética. Nem sempre é dada atenção necessária à instalação elétrica. Ligar os computadores à mesma rede em que estão ligados demais equipamentos, principalmente os que possuem motores, possibilita a ocorrência de instabilidade no PDV. Para proporcionar a interligação com os periféricos, o computador deve ter várias entradas USB e ao menos uma porta serial, a fim de permitir a interligação com balanças, leitores de códigos de barras, teclados, gavetas, terminais de consulta, além da impressora. O fornecedor do software deve indicar a configuração exigida para que o programa funcione em perfeito estado. A aplicação de um software que atenda as necessidades de um estabelecimento é uma das partes mais importantes, pois o software que determina a seleção dos hardwares que serão necessários.

Segundo PEREIRA, SEIBERT e SOARES (2015), a implantação do PDV acarretaria em vários benefícios para a administração do estabelecimento, como:

Cadastro de Clientes: Permite cadastrar clientes pelo CPF e relacionar vendas aos clientes no módulo de vendas. É possível visualizar todo o histórico de compras desses clientes e também realizar vendas a prazo.

Controle de Estoque: A baixa no estoque é feita automaticamente conforme execução das vendas, que ficam registradas em movimento de produtos para monitoramento.

Controle de Caixa: Possui controle de caixa, onde ficam registradas as vendas em dinheiro, cartão, cheque, com os valores acumulados de cada item. É possível cadastrar os operadores de caixa e tirar relatórios individuais destes, especificando a data inicial e a final. Além disso, são exibidas as despesas e as receitas para que o operador possa abater do dinheiro esse valor.

Controle de usuário: Trabalha com senhas tipo administrador e usuário comum. Para a implantação deste PDV são necessários recursos de hardware: um computador (desktop) com uma configuração mínima para rodar o software, além de uma impressora comum e um leitor de código de barras padrão.

  1. Aplicações Atuais

  1. Principais Sistemas e Players de Mercado

Com o avanço das tecnologias e a necessidade de mercado de controlar os negócios, vários softwares foram desenvolvidos afim de sanar essa necessidade. O mercado oferece inúmeros programas com as mais diversas funcionalidades desde nacionais a internacionais, cabe então ao gerente da empresa selecionar aquele que mais se adequa a suas necessidades. Esses softwares geralmente são vendidos por empresas privadas que vendem além do programa, a mão de obra para instalação e assistência no decorrer do tempo de contrato estabelecido.

Esses programas geralmente tem a função de integrar os processos das lojas e automatiza-los, fazendo com que as operações sejam mais rápidas, eficientes e lucrativas. Além disso contam com funções de acompanhamento de atividades de apoio ao negócio como: vendas, troca, orçamento, ordem de serviço, movimentação de caixa, impressão de etiquetas do produto, inventario de estoque, gerenciamento de preços, controle de acesso por grupos de usuários, posição de estoque por filial, curva ABC, valorização de estoque, estatística de vendas, emissão de notas fiscais, entre outros. Como foi possível observar, os programas atendem níveis operacionais, administrativos, gerenciais e fiscais.  

Os principais softwares disponíveis hoje no mercado são: Total PDV, Bematech Chef, Altec, MarketUP. Sendo que o último é uma ferramenta gratuita e recomendada pelo SEBRAE.

Para escolher qual programa irá utilizar dento da imensa gama que o mercado oferece é necessário analisar algumas características como a empresa que está oferecendo, as referências dos clientes, a estrutura do software, segurança do mesmo, legislação, atendimento e suporte, processo de implantação e treinamento, entre outros. Análise essa que será fundamental para um bom funcionamento e eficiência do sistema dentro da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (562.7 Kb)   docx (364.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com