CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO
Trabalho acadêmico: CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 8/10/2013 • Trabalho acadêmico • 7.192 Palavras (29 Páginas) • 409 Visualizações
Xinguara
2013
NOME DO AUTOR
FERNANDO PEREIRA DA SILVA;
ESTAGIO CURRICULAR OBRIGATORIO I - TCC
Projeto de Estagio apresentado a UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para obtenção do título de tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas.
Tutor Supervisor: Olnere Cruz
Professor Supervisor: Waldir Ataíde Filho
Xinguara
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO........................................................................................4
2. CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO..........................5
3. ORGANOGRAMA DA EMPRESA............................................................6
4. HIISTÓRICO DA EMPRESA....................................................................7
5. OBJETIVOS............................................................................................8
6. OBJETIVO GERAL..................................................................................8
7. OBJETIVOS ESPECIFICOS....................................................................9
8. JUSTIFICATIVA.....................................................................................10
9. DESCRIÇÃO DO SISTEMA....................................................................11
10. METODOLOGIA PROPOSTA.................................................................12
11. ANALISE................................................................................................16
12. PROJETO...............................................................................................18
13. IMPLEMENTAÇÃO DE TESTES.............................................................19
14. IMPLANTAÇÃO......................................................................................20
15. DIAGRAMA DE CASOS DE USO............................................................21
16. DIAGRAMA DE CASOS DE USO LOCAÇÃO E DEVOLUÇÃO.................22
17. DIAGRAMA DE CLASSE.........................................................................23
18. DIAGRAMA DE CLASSE LOCAÇÃO E DEVOLUÇÃO..............................24
19. BANCO DE DADOS MODELO FÍSICO....................................................25
20. TABELAS DO BANCO MODELO LÓGICO..............................................27
21. CÓDIGOS DE PROGRAMAÇÃO............................................................28
22. CONCLUSÃO.........................................................................................40
23. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................41
1. INTRODUÇÃO
(O QUE FAZER?).
Apresento neste projeto as especificações de um sistema bibliotecário para cadastramento de livros, editoras, locatários, funcionários, locações e devoluções, foram aplicados o desenvolvimento do conceito do 5º semestre do curso Analise e Desenvolvimento de Sistemas, o meu sistema será desenvolvido no Visual Studio utilizando a linguagem C# (C sharp), neste trabalho foi feito um sistema que será desenvolvido para locações e devoluções de livros, mas especifica para a empresa Microlins Educação e Profissão, ou seja, escola nacional que atua com curso profissionalizantes.
Este programa que será desenvolvido a empresa ainda não possui tal sistema, a principal função é cadastramento de livros, possuirá também um formulário de pesquisa, para serem realizadas pesquisas de livros, mas o software que será programado terá um guia de busca nos formulários locatário, funcionário e editora, um cronograma também exigido na inicialização do sistema que ao ser executado aparecerá um formulário de inicialização aonde o usuário terá que colocar o Login e a Senha.
Para isto foi escolhido o formato prototipação, e dentro desta ordem foi escolhido o ciclo de utilização do sistema bibliotecário, que por consequência dentro do programa também surgirão mensagens indicando ao usuário quando cada ação tiver sido executada.
Porque estagiar nessa empresa? Resp. Pela organização e pela oportunidade que me deram, e também por ser uma escola de cursos reconhecida nacionalmente, me dando a oportunidade de trabalho dentro da minha experiência profissional como professor de informática, e por isso a minha justificativa.
O meu estágio foi acompanhado pelos gerentes e donos da empresa que foram o Sr. Hander Lima Alves e a Sr.ª Ivanir Rodrigues de Oliveira.
2. CARACTERIZACÃO DA ORGANIZACÃO EM ESTUDO
Nome da empresa: Makro Assessoria e Consultoria LTDA - ME
Endereço Completo: Rua Cecilia Meireles esquina / com Marechal Cordeiro de Freitas nº: 635
Telefone/Fax: (94) 3426-2712 / 9193-7080
Nome e cargo da chefia Direta: Hander Lima Alves e Ivanir Rodrigues de Oliveira
Ramo de Atividade e área de atuação. (Em qualquer uma das áreas relacionadas no regulamento de estagio): Cursos Profissionalizantes
Números de empregados da empresa: Oito
Categorias dos profissionais que atuam na empresa: Secretárias, Professores e Vendedores Comerciais.
3. ORGANOGRAMA DA EMPRESA
COMENTÁRIO EMPRESARIAL:
Acima relato como é o organograma da empresa, possui a escola tem a parte fundamental no aprendizado educacional, aqui Makro Assessoria e Consultoria LTDA – ME, ou seja, a Microlins da cidade de Xinguara trabalha com um organograma total de organização, tendo todas estas etapas que são apresentadas, por isso considerei um trabalho bem feito com planejamento cuidadoso para atender aos alunos, e capacitando os seus funcionários com provas seletivas e treinamentos diários, para que melhores em seus desenvolvimentos trabalhistas.
4. HISTÓRICO DA EMPRESA
Atualmente no estado Pará, a filial do Grupo Microlins Educação e Profissão, Matriz Campinas São Paulo, portador do CNPJ de nº 09.258.292/0001-31, a empresa foi fundada em nove de novembro de 2007, e depois assumida pelo seu atual dono no dia 15 de dezembro de 2009, hoje tendo como sócio o Grupo Multi Holding que acopla diversas outras empresas, a Microlins hoje dentro deste grupo a Microlins se encontra em segundo lugar como a melhor empresa com curso de capacitação para o mercado de trabalho e o perfil de qualidade que são exigidos do mesmo, ou seja, que opera e atua no mercado de trabalho com cursos profissionalizantes. Os representantes desta filial são o Sr. HANDER LIMA ALVES e a Sr.ª. IVANIR GOMES DE OLIVEIRA, sendo proprietários até aos dias atuais.
A estrutura do filial está composta por dois andares que temos acesso somente pela escada andar térreo e segundo andar, este prédio está localizado no município de Xinguara, sendo que hoje a Microlins tem mais de 1600 filiais espalhadas por todo território nacional, o segundo também chamado de principal tem as seguintes localidades, sala de atendimento onde só ficam as secretárias, laboratório de informática, laboratório de notebooks, sala multidisplinar onde são aplicados cursos diversos, laboratório de manutenção de computadores, unidade de financiamento o financeiro onde ficam os gerentes e donos da mesma, com uma estrutura bem simples a filial da Microlins tem estruturas suficientes para corresponder às necessidades de alunos e por consequência o grupo Makro Assessoria e Consultoria LTDA – ME, ou seja, a Microlins da cidade de Xinguara conta com profissionais capacitados para melhor ajudarem os parceiros e clientes ao melhor aprendizado e conhecimento profissional.
A unidade de Xinguara de acordo com o seu dinamismo foram juntamente preparados e adequados no padrão de exigência nacional, com certificados representados com o selo do MEC, o maior instituto de educação do país conta com um certificado reconhecido nacionalmente, sempre a filial da cidade de Xinguara tem o comprometimento de atender as necessidades da Matriz de campinas São Paulo, com mais 1,5 milhões de alunos formados a Microlins se encontra hoje como a maior escola de cursos profissionalizantes do país, por isso a unidade de Xinguara também teve que entrar num sistema rigoroso de preparação.
5. OBJETIVOS
5.1 OBJETIVO GERAL
O sistema que irei desenvolver realizará o cadastramento de livros, editoras, funcionários e locatário, deverá também ter um guia de consulta pelo nome que ao ser digitado será buscado, quanto à pesquisa terá um formulário de pesquisa realizando busca de livros cadastrados, onde dentro do mesmo criarei um formulário de devolução com uma carteirinha de consulta de locatário devolvendo o nome do locador, a locação será realizada de uma forma bem simples dentro do meu sistema Bibliotecário locando o livro e indicando o nome que já estará cadastro do locador, o meu sistema servirá especificamente futuramente na empresa onde estagio Microlins, e principalmente para locadoras e biblioteca de livros.
5.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
Visando a necessidade da empresa futuramente e de muitas locadoras de livros que queiram usá-lo, o sistema executará as seguintes ações.
Formulários principais do sistema
Cadastro de Locatário
Cadastro de Funcionário
Cadastro de Livros
Cadastro de Editoras
O sistema terá a parte de locação e devolução:
Formulário de Locação
Formulário de Devolução
O sistema também terá
Formulário Consulta de Locatário
O sistema mostrará o seguinte relatório:
Relatório de Livros
O sistema disponibilizará a tela de inicialização
Acesso ao Login especifico
Acesso a Senha especifica
O sistema irá mostra na inicialização
A janela Splash de carregamento
O sistema poderá ser instalado e desinstalado
Será desenvolvido um instalador para instalação e desinstalação do sistema
COMENTÁRIO ADICIONAL:
Estas descrições acima revelam como será as principais funções do meu sistema, dentre todas existe o comprometimento em deixar o software de fácil acesso a qualquer usuário que for utilizá-lo, mas contudo um desenvolvimento que será bem projeto para melhor compreensão e acoplamento de funções de fácil entrada e saída do usuário, por desde declaro que o próprio programa que elaborarei disponibilizará as mais simples funções.
6. JUSTIFICATIVA
Sendo o foco de desenvolvimento dentro trabalho suprir as necessidades futuras da empresa, e também de locadoras de livros, os esforços são voltado para o suprimento de exigências de particularidades ainda não encontradas nos softwares nos mercados, auxiliando assim o controle dos processos físicos e administrativos tanto da empresa futuramente como também de locadoras e bibliotecas de livros, ou seja, relatando um desenvolvimento com objetividade.
Espera-se, no decorrer deste trabalho, demonstrar o pleno conhecimento desenvolvido neste semestre, podendo trazer o meu sistema bibliotecário em atuação no mercado de trabalho, não obstante disso aliando a teoria e a prática contribuir para a extensão e melhoramento da necessidade de se usar o sistema, a fim de compreender e enriquecer as contribuições da informática no ramo do comércio e demais áreas administrativas.
Este sistema futuramente dentro da empresa irá trazer uma opção para cadastramento de livros comprados e usados na mesma, também auxiliará em muito as bibliotecas para saberem quais são os livros e editoras fazendo com que este projeto seja utilizado comercialmente, facilitando assim o melhor acompanhamento de livros que já foram usados, isso reforça a verdadeira utilidade do ramo da tecnologia da informação, por isso a utilidade do meu sistema será futuramente, pois a empresa não possui ainda tal sistema.
A empresa necessitará de um software como este para que não perca o controle de livros, então em conjunto com os gerentes e donos financeiros recebendo informações para desenvolvimento de um sistema bibliotecário, ou seja, dentro dessas necessidades por ser uma escola eu desenvolverei tal projeto.
Dentro da mesma os conselhos e apelos dos gerentes e donos me levaram a tal decisão desse desenvolvimento de um sistema bibliotecário com cadastramento e consultas tanto do locador como funcionário, o que foi adquirido e aconselhado pela equipe da empresa, que puderam abranger a minha orientação, e por consequência necessidade futuro do uso de tal sistema.
Por isso as razões que foram levados em consideração, que desenvolveram a ideia pela necessidade que a empresa possui, por não ter um sistema de cadastramento de livros, pela organização de editoras que são usadas diariamente para aplicações de cursos. Dentro desta organização o projeto estudará o cadastro e a pesquisa na organização de tais materiais para que a mesma empresa seja mais dinâmica, comprometida, deste modo tornando-a completa e de alta qualidade com os padrões que são exigidos.
7. DESCRIÇÃO DO SISTEMA
Com relação ao sistema a empresa ainda não possui tal sistema, dentro da consulta gerencial desenvolverei este programa que será aplicado e terá uma fundamentação única, e por gostarem da proposta da gerência o programa será enviado para a Matriz Campinas São Paulo, para que seja implantado no sistema da central, para utilização do meu programa para o cadastramento de novos materiais que os alunos necessitarão, servirá como controle de livros que entram sem editora na empresa para terem a sua correta identificação bibliotecária.
Por isso dentro deste projeto eu declaro que por enquanto em relação à organização de livros sobre cadastramento de editoras ainda está em espaço aberto, ou seja, não temos em tal área o controle de materiais didáticos, ainda é tudo cadastrado na central, por isso neste prévio pensamento a minha elaboração servirá como auxilio da empresa para não perder o controle de seus materiais didáticos.
8. METODOLOGIA PROPOSTA
O sistema será desenvolvido baseado no Visual Studio na linguagem C# c(Sharp), e que será demonstrado através da UML (Unified modeling language), ou seja, a UML vai nos oferecer uma notação de modelagem independente da linguagem e da plataforma, a UML será empregada para modelagem do sistema que irei desenvolver para auxilio da empresa futuramente e de locadoras de livros e bibliotecas, por este mesmo modo escolhi o estilo semelhantemente a um protótipo, para as etapas que serão realizadas.
No desenvolvimento do nosso sistema usaremos a mesma metodologia, mas trabalhando com em auxilio para uma melhor organização de materiais didáticos, que é um modelo baseado em um antigo software que era utilizado por uma de suas filiais, e será modelo utilizando-se e consultando materiais profissionalizantes que já se perderam e tendo como foco a renovação colocando novamente estes materiais em uso, mas a definição principal será o cadastramento de livros e editoras.
O sistema a ser desenvolvido terá uma tela inicial básica, com sete menus, uma apresentará a tela de senha e login que dará acesso ao formulário principal através do botão entrar e outro para cancelar o sistema, que dentro destas informações a empresa e grupo precisarão de um sistema para cadastro destas informações sendo instalado no servidor central para utilização do mesmo gerando assim uma organização melhor das informações vigentes de matérias e alunos que não estão mais cadastrados na empresa trazendo assim de volta os melhores livros que os alunos poderão utilizar, mas será um sistema multifuncional tendo uma expansão maior que terá suas funções.
Para realização deste sistema bibliotecário criarei o banco de dados que armazenarão todas as informações locadas e devolvidas e indicará a hora e a data de entrada e saída de tais dados, em consequência disso usarei a prototipação mostrando e aplicando melhor os suas funções de uma forma mais ampla, como fundamentação principal o programa a ser desenvolvido será o primeiro que vou criar, mas mesmo com esta pequena adversidade profissional o software terá grandes possibilidades de ser utilizado pela empresa inicialmente devido ao aumento de suas filiais principalmente aqui no Sul do Pará devido a estes acontecimentos o sistema quando estiver totalmente pronto passará por uma rigorosa avaliação do grupo e decidirão ser irão utilizá-lo. O controle não é feito aqui na Microlins de Xinguara e sim pela central e por estarem precisando de um com o controle interno, à própria unidade filiada entrará em contato com a Matriz e ali eles decidirão se entrarão com este novo controle, por isso tal tarefa me foi confiada e estarei pronto para apresentar o meu projeto desenvolvido que será usado pela unidade afiliada Makro Assessoria e Consultoria LTDA – ME.
O sistema terá um protótipo de funções:
Salvar os livros gravados
Salvar as editoras agendas
Salvar o registro do locador
Salvar o registro do funcionário
Outras funções extras
Locará o livro com a data de entrega hora e saída:
Devolverá o nome de quem o locou
Será busca através própria pesquisa do sistema o nome do livro
Funções adicionais:
O sistema terá um menu extras chamando a calculadora do Windows para realização de contas simples.
Também como opção de texto dentro do mesmo menu o Word para digitação de textos.
Dentro do mesmo meu será adicionado o Excel para cálculos e funções.
Prototipação
Um protótipo é uma representação limitada de um design, a qual pode ser um esboço em papel de uma tela ou conjunto de telas, identificando funções tridimensionais e mais complexas vinculando e dando uma melhor preparo para a estrutura do sistema a ser desenvolvido.
Facilidades da prototipação ao unitário.
Entender os requisitos do usuário e, assim, obter uma melhor definição dos requisitos do sistema.
Possibilita que o desenvolvedor crie um modelo (protótipo) do software que deve ser construído.
Apropriado quando o cliente não definiu detalhadamente os requisitos.
Utilizada como uma maneira de se obter informações e apresentar essas informações aos usuários. O protótipo vai sendo melhorado até atingir o objetivo final, ou seja, até que o mesmo atinja o sistema.
Vantagens da prototipação.
Equívocos entre os usuários de software e desenvolvedores são expostos
Serviços esquecidos podem ser detectados e serviços confusos podem ser identificados.
Um sistema funcionando está disponível nos primeiros estágios no processo de desenvolvimento
O protótipo pode servir como uma base para derivar uma especificação do sistema com qualidade de produção
O protótipo pode ser usado para treinamento do usuário e teste de sistema
Melhoria na facilidade de uso do sistema
Maior aproximação do sistema com as necessidades dos usuários
Melhoria da qualidade do projeto
Redução no esforço de desenvolvimento
Prototipação no processo do software
PROTOTIPAÇÃO EVOLUCIONÁRIA:
Uma abordagem para o desenvolvimento do sistema onde um protótipo inicial é produzido e refinado através de vários estágios até atingir o sistema final.
PROTOTIPAÇÃO DESCARTÁVEL:
Um protótipo o qual é usualmente uma implementação prática do sistema é produzida para ajudar a levantar os problemas com os requisitos e depois descartados. O sistema é então desenvolvido usando algum outro processo de desenvolvimento.
• Desvantagens da Prototipação:
PROTOTIPAÇÃO EVOLUCIONÁRIA:
Problemas de gerenciamento
Problemas de manutenção
Problemas contratuais
PROTOTIPAÇÃO DESCARTÁVEL:
Usada para reduzir os riscos com os requisitos
O protótipo é desenvolvido de uma especificação inicial, entregue para avaliação e então descartado.
O protótipo descartável não deve ser considerado um sistema final
O sistema será mal estruturado e difícil de manter.
9. ANÁLISE
Dentro da fase de Análise serão mostradas as seguintes opções:
• Diagrama de Casos de Uso: tem função de auxiliar a comunicação entre o cliente e o analista.
• Diagrama de Casos de Uso: representando uma unidade funcional coerente com o sistema.
• Diagrama de Classe: representando a estrutura do sistema, ao conceito de suas classes e relações.
• Diagrama de Classe: um caso de uso é um tipo de classificador representando uma unidade funcional.
• Diagrama de Sequência: Diagrama de sequência (ou Diagrama de Sequência de Mensagens) é um diagrama usado em UML (Unified Modeling Language), representando a sequência de processos (mais especificamente, de mensagens passadas entre objetos) num programa de computador. Um diagrama de sequência descreve a maneira como os grupos de objectos colaboram em algum comportamento ao longo do tempo. Ele registra o comportamento de um único caso de uso e exibe os objectos e as mensagens passadas entre esses objectos no caso de uso.
CONCEITOS:
• Atores: São entidades externas que interagem com o sistema e que solicitam serviços.
• Objetos: Representam as instâncias das classes representadas no processo.
• Gate: Indica um ponto em que a mensagem pode ser transmitida para ou para fora.
• Fragmento: Fragmentos de interação como: Alt (Alternativa), Opt (Opcional), Break (Parar), Loop (Repetição) e outras.
• Linha de vida: As linhas de vida compõem a dimensão vertical.
• Diagrama de Atividade: O Diagrama de atividade é um diagrama definido pela Linguagem de Modelagem Unificada (UML), e representa os fluxos conduzidos por processamentos. É essencialmente um gráfico de fluxo, mostrando o fluxo de controle de uma atividade para outra. Comumente isso envolve a modelagem das etapas seqüenciais em um processo computacional. Os diagramas de atividade não são importantes somente para a modelagem de aspectos dinâmicos de um sistema ou um fluxograma, mas também para a construção de sistemas executáveis por meio de engenharia de produção reversa.
CONCEITOS:
• Atividades: Comportamento a ser realizado.
• Sub-atividade: Execução de uma sequência não atómica de atividades.
• Transição: Fluxo de uma atividade para outra.
• Ação: Transformação.
• Decisão: Dependendo de uma condição, mostra as diferentes transições.
• Raia: Diferenciação de unidades organizacionais.
• Bifurcação (Fork): Separa uma transição em várias transições executadas ao mesmo tempo.
• Sincronização (Join): Concatenação de transições vindas do Fork.
• Objecto: O objecto da atividade.
• Envio de sinal: Transição pra um meio externo, por exemplo, um hardware.
• Recepção de sinal: Recepção do envio.
• Região: Agrupamento de uma ou mais atividades.
• Exceção: Atividades que ocorrerem em decorrência de uma excepção.
COMPOSIÇÃO:
Os diagramas de atividade costumam conter:
• Estado de atividade e estado de ação.
• Transições.
• Objectos.
10. PROJETO
A fase a seguir de projeto será relatada com os principais diagramas:
1. Diagrama de Casos de Uso (Uses Case):
2. Diagrama de Casos de Uso Locação e Devolução (Uses Case):
3. Diagrama de Classe:
4. Diagrama de Classe Locação e Devolução:
5. Tabelas criadas no Banco de Dadoas Microsoft Access:
6. Apresentação das tabelas criadas:
7. Descrição dos botões e seus repectivos códigos de programação:
11. IMPLEMENTAÇÃO DE TESTES
Dentro da programação que me foi confiada mostrarei as seguintes funções e fases implementadas com:
• Ferramente de programação: Microsoft Visual Studio (versão 10).
• Linguagem de programção escolhida C# c(sharp).
• Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) Microsoft Access.
Dentro do 5º semestre apresentarei o meu projeto no estipo prototipação como um protótipo, mostrando e executando os principais formulários do sistema.
• Componentes usados nas Locadoras de livros, ou seja, biblioteca eletrônica.
• Geração dos principais formulários.
• Apresentação de relátorios e tela principal.
12. IMPLANTAÇÃO
Dentro deste projeto desecrevo a implantação do sistema que será relatado:
Os principais recursos do sistema: Adicionamento de capas, editoras, backup de informações no banco de dados e botões de entrada e saída.
Como o sistema será utilizado: primeiro instalando-o na máquina através do seu instalador que será desenvolvido, tendo o guia de busca orientando na pesquisa de materiais didáticos.
Por isso dentro desta ordem de implantação do sistema relato as principais funções básicas do meu sistema bibliotecário, que a estarei desenvolvendo, mas, sobretudo dentro do padrão de organização declaro como auxílio para todos os manuais de livros e editoras sem nenhuma organização, que por enquanto fica o breve argumento de como o software trabalhará e a sua principal função, ou seja, para que ele será utilizado.
Dentro do mesmo deixo uma informação básica o sistema terá o seu instalador próprio para que seja instalado e desinstalado de uma forma simples, por isso projetarei tal função, agora relato que as principais funções já estão em andamento, que por enquanto estão em fase de inicialização, mas neste desenvolvimento prático adequarei o sistema para que executado de uma forma simples por qualquer ser humano, nesta implantação prática, podendo ter uma expansão melhor do meu conhecimento em relação à programação C# c(Sharp), sobretudo indicando sempre tal linguagem e trabalhando de uma forma bem dinâmica e simples, por fim ressalto o meu relato parcial não deixando sombra de dúvidas de como o programa funcionará dentro do seu quadro de limitação.
13. DIAGRAMAS DE CASOS DE USO
• DIAGRAMA DE CASOS DE USO:
O diagrama de Casos de Uso tem o objetivo de auxiliar a comunicação entre os analistas e o cliente. Um diagrama de Caso de Uso descreve um cenário que mostra as funcionalidades do sistema do ponto de vista do usuário.
O cliente deve ver no diagrama de Casos de Uso as principais funcionalidades de seu sistema. O diagrama acima mostra as principais telas e mensagens do programa que será trabalhado, dentro do mesmo diagrama temos o primeiro passo que deverá ser executado antes de entrar no programa que é colocar a senha e o login, depois aparecem as principais funções de execução do sistema, onde respectivamente cada tarefa é executada as mensagens são mostradas indicando que a operação teve o sua execução final realizada com sucesso.
14. DIAGRAMA DE CASOS DE USO LOCAÇÃO E DEVOLUÇÃO
• DIAGRAMAS DE CASOS DE USO LOCAÇÃO E DEVOLUÇÃO:
Na Engenharia de Software, um caso de uso é um tipo de classificador representando uma unidade funcional coerente provida pelo sistema, subsistema, ou classe manifestada por sequências de mensagens intercambiáveis entre os sistemas e um ou mais atores.
Dentro deste diagrama representado acima elaborarei o desenvolvimento de dois formulários para o sistema locação e devolução, para saber se a locação dos livros foram realizadas com sucesso, e consequentemente também dentro do mesmo teremos a devolução será identificado pelo nome do locador do livro que será carteirinha de devolução.
Quando as respectivas tarefas são efetuadas com sucesso aparecem às mensagens indicando que a operação, mas estes dois formulários serão somente para locação e devolução de livros através de quem o locou.
15. DIAGRAMA DE CLASSE
• DIAGRAMA DE CLASSE:
O diagrama de classe representa a estrutura do sistema, ao conceito de suas classes e relações. Acima tenho o meu diagrama de classe indicando as principais tabelas do meu projeto que será desenvolvido, para acoplar os respectivos formulários, ou seja, que serão para o uso exclusivo de materiais didáticos fazendo o cadastro de um que está representado neste digrama.
Dentro do mesmo digrama como demonstração do projeto futuro desenvolverei opções que condizem com a simplicidade de cada qual ter como está utilizando o sistema, é um programa que será desenvolvido de uma simples para cada qual poder utilizá-lo no seu controle de materiais e apostilas profissionais, todos os formulários serão criados de com o que está sendo mostrado no diagrama de classe.
16. DIAGRAMA DE CLASSE LOCAÇÃO E DEVOLUÇÃO
• DIAGRAMA DE CLASSE LOCAÇÃO E DEVOLUÇÃO:
É uma modelagem muito útil para o desenvolvimento de sistemas, pois define todas as classes que o sistema necessita possuir e é a base para a construção dos diagramas de comunicação, sequência e estados.
Acima estão às tabelas extras representadas no meu diagrama, indicando as classes que foram criadas individualmente os seus formulários, contudo dentro do meu diagrama eu também tomei a livre e espontânea liberdade de colocoar os acessos aos principais botões e os seus respectivos guias de consultas, ou seja, que auxiliarão na busca dos usuários cadastrados.
17. BANCO DE DADOS DO MODELO FÍSICO
• BANCO DE DADOS MICROSOFT ACCESS:
Banco de dados, (ou base de dados), é um conjunto de registros com uma estrutura regular organizada que organiza informações que são utilizadas para um mesmo fim. Um banco de dados é mantido e acessado por um software conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), que adota um modelo de dados, de forma pura, reduzida ou estendida. Muitas vezes o termo banco de dados é usado como sinônimo de SGBD.
Dentro dos parâmetros que me são exigidos escolherei o Microsoft Access para desenvolvimento do meu projeto futuro, ou seja, pela sua simplicidade, e de fácil manuseio, mas por não ser muito complexo, por estas razões que acima são demonstradas, que serão desenvolvidas as tabelas do meu projeto final, adquirindo melhores conhecimentos sobre o SGBD Microsoft Access.
18. TABELAS DO BANCO MODELO LÓGICO
Tabela Livro Tabela Editora
Tabela Locatário Tabela Funcionário
Tabela Perfil Tabela Locação
Tabela Item Locação
RELATO DESCRITIVO:
Todas as tabelas acima mostradas estão abertos com os seus respectivos dados, estas tabelas foram criadas no banco de dados access, ou seja, então as tabelas já estão realmente prontas, contudo serão elas que vão fazer parte do programa a ser desenvolvido, por isso desde já deixo o mesmo relato de como funcionará as tabelas e seus nome atributos desenvolvidos, dentro do mesmo banco serão arquivadas as informações dos respectiva ferramenta de desenvolvimento Microsoft Visual Studio, dando destaque que tal programa estará comunicado conectado com o banco para que sejam salvos os dados dos formulários diretamente no banco, por isso cada qual terá uma tabela especifica, desde deixo a relatar para aprimoramento e melhoramento de informações a serem gravadas.
19. CÓDIGOS DE PROGRAMAÇÃO
Nome do sistema: Sistema Bibliotecário Microlins
Nome da solução: Solution Microlins
Criação inicial: 18/04/2013 15h42min
Formulário Cadastro de Livros:
Formulário Cadastro de Livros:
Classe do primeiro formulário Livros
{
public partial class frmCadLivros : Form
{
public frmCadLivros()
{
InitializeComponent();
}
• Nome da Solução será Microlins:
namespace Microlins
• Botão Cadastrar:
{
this.Validate();
this.livroBindingSource.EndEdit();
this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.bDMicrolinsDataSet);
this.livroTableAdapter.Fill(this.bDMicrolinsDataSet.Livro)
this.livroBindingSource.MoveLast();
}
• Mensagem de Cadastro Salvo realizado com Sucesso:
MessageBox.Show("Cadastro Salvo com Sucesso!", "Informação", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information);
• Botão Salvar:
try
{
this.Validate();
this.livroBindingSource.EndEdit();
this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.bDMicrolinsDataSet);
this.livroTableAdapter.Fill(this.bDMicrolinsDataSet.Livro);
this.livroBindingSource.MoveLast();
}
• Mensagem de Registro Salvo com Sucesso:
MessageBox.Show("Registro Salvo com Sucesso!", "Informação", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information);
• Mensagem de Erro dentro do Botão Salvar:
catch (Exception ex)
{
MessageBox.Show("Ocorreu um Erro ao Salvar" + ex.Message, "Erro", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error);
}
• Botão Excluir:
this.Validate();
this.livroBindingSource.EndEdit();
this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.bDMicrolinsDataSet);
this.livroTableAdapter.Fill(this.bDMicrolinsDataSet.Livro);
• Quando é clicado no não aparece à mensagem:
else
{
this.editoraTableAdapter.Fill(this.bDMicrolinsDataSet.Livro);
MessageBox.Show("Operação abortada com Sucesso!", "Informação", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information);
}
• Antes quando é acionado aprece a mensagem aparece para o usuário desejar excluir:
if (MessageBox.Show("Deseja excluir esse Livro?", "Excluir?", MessageBoxButtons.YesNo, MessageBoxIcon.Question) == DialogResult.Yes)
• Quando é acionado aparece à mensagem registro excluído com sucesso:
MessageBox.Show("Registro excluído com Sucesso!", "Informação", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information);
• Botão Cancelar:
{
this.Dispose();
}
• Botão Adicionar Capa:
if (Convert.ToInt32(idLivroTextBox.Text) > 0)
{
openFileDialog1.ShowDialog();
Bitmap bmp = new Bitmap(openFileDialog1.FileName);
Bitmap bmp2 = new Bitmap(bmp, pictureBox2.Size);
pictureBox2.Image = bmp2;
pictureBox2.Image.Save(Application.StartupPath.ToString() + "\\Capas Livros\\" + idLivroTextBox.Text + "png", System.Drawing.Imaging.ImageFormat.Png);
capaTextBox.Text = Application.StartupPath.ToString() + "\\Capas Livros\\" + idLivroTextBox.Text + "png";
this.Validate();
this.livroBindingSource.EndEdit();
this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.bDMicrolinsDataSet);
}
• Quando é acionado primeiro aparece a mensagem indicando que deve ser inserido primeiro a capa de ele adicionará com o segundo clique mostrando e error.
else
{
MessageBox.Show("Salve primeiro para inserir a imagem", "Erro!", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error);
}
• Botão Excluir Capa indicando uma imagem salva na pasta do programa indicando quando que está sem capa (imagem padrão do programa).
pictureBox2.ImageLocation = Application.StartupPath.ToString() + "\\Capas Livros\\" + "sem capa.png";
if (capaTextBox.Text != "")
{
if (System.IO.File.Exists(capaTextBox.Text))
{
System.IO.File.Delete(capaTextBox.Text);
}
capaTextBox.Text = "";
this.Validate();
this.livroBindingSource.EndEdit();
this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.bDMicrolinsDataSet);
Formulário Cadastro de Editoras:
Classe do segundo formulário Editoras
{
public partial class frmCadEditoras : Form
{
public frmCadEditoras()
{
InitializeComponent();
}
• Botão Cadastrar:
{
this.Validate();
this.editoraBindingSource.EndEdit();
this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.bDMicrolinsDataSet);
this.editoraTableAdapter.Fill(this.bDMicrolinsDataSet.Editora)
this.editoraBindingSource.MoveLast();
}
• Mensagem de Cadastro Salvo realizado com Sucesso:
MessageBox.Show("Cadastro Salvo com Sucesso!", "Informação", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information);
• Botão Salvar:
try
{
this.Validate();
this.editoraBindingSource.EndEdit();
this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.bDMicrolinsDataSet);
this.editoraTableAdapter.Fill(this.bDMicrolinsDataSet.Editora);
this.editoraBindingSource.MoveLast();
}
• Mensagem de Registro Salvo com Sucesso:
MessageBox.Show("Registro Salvo com Sucesso!", "Informação", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information);
• Mensagem de Erro dentro do Botão Salvar:
catch (Exception ex)
{
MessageBox.Show("Ocorreu um Erro ao Salvar" + ex.Message, "Erro", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error);
}
• Antes quando é acionado aprece a mensagem aparece para o usuário desejar excluir:
if (MessageBox.Show("Deseja excluir essa Editora?", "Excluir?", MessageBoxButtons.YesNo, MessageBoxIcon.Question) == DialogResult.Yes)
{
this.Validate();
this.editoraBindingSource.EndEdit();
this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.bDMicrolinsDataSet);
this.editoraTableAdapter.Fill(this.bDMicrolinsDataSet.Editora);
• Quando é acionado aparece à mensagem registro excluído com sucesso:
MessageBox.Show("Registro excluído com Sucesso!", "Informação", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information);
• Quando é clicado no não aparece à mensagem:
else
{
this.editoraTableAdapter.Fill(this.bDMicrolinsDataSet.Editora);
MessageBox.Show("Operação abortada com Sucesso!", "Informação", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information);
}
• Guia de Consulta pelo Nome da Editora:
{
this.editoraTableAdapter.FillByEditoraNome(bDMicrolinsDataSet.Editora, textBox1.Text);
}
Formulário Cadastro de Locatários:
Classe do terceiro formulário Locatários
{
public partial class frmCadLocatários : Form
{
public frmCadlocatários()
{
InitializeComponent();
}
• Botão Cadastrar:
{
this.Validate();
this.locatárioBindingSource.EndEdit();
this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.bDMicrolinsDataSet);
this.locatárioTableAdapter.Fill(this.bDMicrolinsDataSet.Locatário)
this.locatárioBindingSource.MoveLast();
}
• Mensagem de Cadastro Salvo realizado com Sucesso:
MessageBox.Show("Cadastro Salvo com Sucesso!", "Informação", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information);
• Botão Salvar:
try
{
this.Validate();
this.locatárioBindingSource.EndEdit();
this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.bDMicrolinsDataSet);
this.locatárioTableAdapter.Fill(this.bDMicrolinsDataSet.Locaráio);
this.locatárioBindingSource.MoveLast();
}
• Mensagem de Registro Salvo com Sucesso:
MessageBox.Show("Registro Salvo com Sucesso!", "Informação", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information);
• Mensagem de Erro dentro do Botão Salvar:
catch (Exception ex)
{
MessageBox.Show("Ocorreu um Erro ao Salvar" + ex.Message, "Erro", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error);
• Antes quando é acionado aprece a mensagem aparece para o usuário desejar excluir:
if (MessageBox.Show("Deseja excluir esse Locatário?", "Excluir?", MessageBoxButtons.YesNo, MessageBoxIcon.Question) == DialogResult.Yes)
{
• Quando é acionado aparece à mensagem registro excluído com sucesso:
MessageBox.Show("Registro excluído com Sucesso!", "Informação", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information);
• Quando é clicado no botão sim ou não se for o não aparece à mensagem:
else
{
this.locatárioTableAdapter.Fill(this.bDMicrolinsDataSet.Locatário);
MessageBox.Show("Operação abortada com Sucesso!", "Informação", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information);
}
• Quando é acionado o botão cadastrar aparece a mensagem de erro:
else
{
MessageBox.Show("Senhas não são iguais", "Informação", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error);
}
• Guia de Consulta pelo Nome do Funcionário:
this.funcionárioTableAdapter.FillByNome(this.bDMicrolinsDataSet.Funcionário, textBox1.Text);
Formulário Cadastro de Funcionário:
Classe do quarto formulário Funcionário
public partial class frmFuncionário : Form
{
public frmFuncionário()
{
InitializeComponent();
}
• Botão Cadastrar:
if (senhaTextBox.Text == textBox2.Text)
{
this.Validate();
this.funcionárioBindingSource.EndEdit();
this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.bDMicrolinsDataSet);
this.funcionárioTableAdapter.Fill(this.bDMicrolinsDataSet.Funcionário);
this.funcionárioBindingSource.MoveLast();
• Mensagem de Cadastro Salvo realizado com Sucesso:
MessageBox.Show("Cadastro Salvo com Sucesso!", "Informação", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information);
• Botão Salvar:
{
this.Validate();
this.funcionárioBindingSource.EndEdit();
this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.bDMicrolinsDataSet);
this.funcionárioTableAdapter.Fill(this.bDMicrolinsDataSet.Funcionário);
this.funcionárioBindingSource.MoveLast();
}
• Mensagem de Registro Salvo realizado com Sucesso:
MessageBox.Show("Registro Salvo com Sucesso!", "Informação", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information);
• Quando é acionado o botão salvar aparece à mensagem novamente:
else
{
MessageBox.Show("Senhas não são iguais", "Informação", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error);
}
• Botão excluir:
{
this.Validate();
this.funcionárioBindingSource.EndEdit();
this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.bDMicrolinsDataSet);
this.funcionárioTableAdapter.Fill(this.bDMicrolinsDataSet.Funcionário);
}
• Quando é acionado aparece à mensagem registro excluído com sucesso:
MessageBox.Show("Registro excluído com Sucesso!", "Informação", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information);
• Quando é clicado no botão sim ou não se for o não aparece à mensagem:
else
{
this.locatárioTableAdapter.Fill(this.bDMicrolinsDataSet.Locatário);
MessageBox.Show("Operação abortada com Sucesso!", "Informação", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information);
}
• Guia de Consulta pelo Nome do Funcionário:
{
this.funcionárioTableAdapter.FillByNome(this.bDMicrolinsDataSet.Funcionário, textBox1.Text);
}
Formulário Locação:
Classe do quinto formulário Locação
• Botão Locar:
if ((idLocatárioTextBox.Text != "") && (comboBox1.Text != ""))
if (itemLocaçãoDataGridView.RowCount > 1)
{
locaçãoBindingNavigatorSaveItem_Click(sender, e);
• Mensagem de Locação realizado com Sucesso:
MessageBox.Show("Locação realizada com Sucesso!", "Informação", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information);
• Mensagem erro livros:
else
{
MessageBox.Show("Informe os Livros", "Erro", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error);
• Após ser executada a primeira a segunda mensagem indica usaremos neste botão a tecla enter para aparecer à mensagem:
else
{
MessageBox.Show("Informe o Locatário", "Erro", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error);
}
Formulário Devolução:
Classe do sexto formulário Locação
• Botão devolver:
this.Validate();
this.devoluçãoBindingSource.EndEdit();
this.itemlocaçãoAdapterManager.UpdateAll(this.bDMicrolinsDataSet);
this.itemlocaçõTableAdapter.Fill(this.bDMicrolinsDataSet.Livro);
• Botão de Consulta Locatário:
{
new frmConLocatário(this).ShowDialog();
}
COMENTÁRIO:
Acima relato todos os formulários e códigos de programação que serão desenvolvidos que já estão em andamento para funcionalidades que especificam o funcionamento de cada um, dentro do qual em total comunicação com o banco de dados, desde já eu deixo este comentário extracurricular para que não haja nenhuma falta de informações, sobretudo como aluno todas estas serão as funcionalidades do meu sistema bibliotecário, e por fim será desenvolvido no modelo de Solução.
20. CONCLUSÃO
Por fim declaro dentro desta etapa de início do estágio, que descrevi como funcionalidades principais, de como o sistema será desenvolvido e a sua função especifica, sobretudo será comprado pela empresa para melhor organização da mesma, dentro deste contexto concluo tudo o que foi discutido nesta primeira etapa mostrando todos os procedimentos fundamentais do programa.
Por isso desde já dou fim a este Pré – Projeto, que se acopla a todas as funções do meu estágio que desenvolvi durante este período de quarenta horas, contudo este desenvolvimento que será no estilo prototipação consiste como uma ferramenta que será de total utilidade no mercado de trabalho, mesmo com a adversidade der ser o primeiro software que desenvolverei terei a grande satisfação e benefício dele ser incluído aos demais programas da empresa de estágio, por fim agradeço a todos os orientadores nesta etapa inicial, mas declaro nunca deixem que a adversidade os debilite, pois podemos ser muitos do que queremos, com esta frase eu como aluno da UNOPAR concluo esta conclusão da primeira fase de estágio.
21. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Livros UNOPAR 5º semestre, www.google.com.br , WIKIPEDIA biblioteca virtual, www.diagramas.com.br, biblioteca digitas UNOPAR, www.ti.com.br, www.analistasdesistemas.com.br .
...