CASO DELL PATRICIA FREIXO DO PATROCINIO
Por: Patricia Patrocinio • 6/4/2020 • Relatório de pesquisa • 579 Palavras (3 Páginas) • 130 Visualizações
Página 1 de 3
PATRICIA FREIXO DO PATROCINIO
- A grande vantagem é a retirada dos intermediários redundando os custos. Além disso podemos mencionar outras vantagens, redução de estoques, risco baixo de obsolescência dos produtos dado que os fornecedores disponibilizam produtos atualizados devido à concorrência entre eles.
Com grande número de fornecedores, e com uma grande flexibilidade nos seus produtos, podemos afirmar que a Dell possui uma cadeia de suprimentos horizontal.
Uma das desvantagens seria a falta do produto a pronta entrega, pois este só será montado após o pedido do cliente. Como vantagens podemos citar a customização dos produtos.
- A elasticidade do produto é alta, ou seja, uma variação de preço do produto pode alterar a variação da demanda. O fato de a elasticidade ser alta faz com que a Dell seja muito sensível aos custos de produção, a fim de não impactar no produto final. Já a elasticidade da marca é baixa, visto que está apenas no setor de informática.
- Os segmentos de mercado que podem usar o modelo da Dell são aqueles com produtos que usam a estratégia de diferenciação, como o setor automobilístico e de móveis, já que são mercados com a demanda elástica. No geral, são produtos supérfluos. Mercados com demanda inelástica, ou seja, que não alteram a demanda devido a pequenas alterações no preço - como alimentos, vestuários - tem um alto volume de produção e não usam a diferenciação, logo não é interessante adotar o modelo da Dell.
- São puxados, já que é a demanda gerada pelo cliente que faz iniciar a produção. Como vantagens desse modo de produção temos a redução de custos com inventário de estoque e mão de obra, menor desperdício e sobras de matéria prima, melhor fluxo de mercadorias, produção mais ágil, maior produtividade, além de flexibilização e qualidade de produção.
- Para a logística a venda direta é vantajosa porque agiliza a comunicação entre os elos da cadeia. Com certeza há aumento no relacionamento com o cliente, visto que a produção só começa a partir da sua demanda e de acordo com sua personalização.
- Sim. Com o uso do CRM, a Dell consegue programar e estudar quais suprimentos são necessários para atender uma possível demanda, baseada em perfis de clientes já conhecidos. Como vantagens podemos citar a redução de problemas de comunicação, comunicação personalizada, vendas mais eficientes e fidelização de clientes.
- Provavelmente para conhecer o tamanho do mercado, quem seriam seus potenciais clientes, se ela daria conta de suprir a demanda e etc. Pelo fato de a Dell não contar com estoques e ter sua cadeia dispersa, teria que contar com um grande controle logístico. Em relação a venda direta, a dificuldade seria a disponibilidade de um produto customizado à pronta entrega.
- Usar os mesmos fornecedores, controlar o tempo de produção e distribuição, distribuir as unidades de produção. Ela utiliza diversos canais de suprimentos porque a escolha vai depender de qual atende sua demanda mais fielmente.
- A Dell utiliza mais intensamente o transporte. Já os produtos de bens de consumo utilizam o estoque. Isso acontece porque a Dell distribui a cadeia produtiva dos seus produtos, a fim de torná-los personalizados. Já os produtos de bens de consumo são produzidos em grande escala, obedecem a padrões e logo são estocados.
- Para computadores da Positivo seria recomendado o estoque como atividade logística, visto que é um alto volume de produtos e sem personalização. Com isso, pode-se prever a demanda e estocar os insumos e produtos necessários.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com