Ciencia e tecnologia
Por: Rafael Dallaqua • 20/11/2016 • Trabalho acadêmico • 524 Palavras (3 Páginas) • 163 Visualizações
O que é CTS?
Ciência tecnologia e sociedade é o estudo das relações entre a ciência, tecnologia e a sociedade. A ciência e a tecnologia são fortes agentes que modificam o mundo e os indivíduos, sendo de grande importância o estudo de seu desenvolvimento para entender a formação do mundo contemporâneo, como funcionam as diferentes sociedades atualmente e entender como interesses sociais influenciam-nas.
Os Produtos que se utiliza, o ambiente onde se vive, as relações interpessoais, o estilo de vida, todos esses fatores são influenciados pela ciência e tecnologia e também a influenciam, fazendo com que estudo de ciência tecnologia e sociedade tenha notável importância para se entender o mundo.
Principais abordagens de CTS.
O estudo de ciência e tecnologia tenta compreender o funcionamento do mundo, como foi à formação da sociedade como ela é hoje e como as atividades humanas se relacionam com a ciência e tecnologia. Promove a interdisciplinaridade, mostrando como a ciência interage com aspectos sociais, étnicos, políticos e econômicos. E indaga sobre vários assuntos como:
- O desenvolvimento de ciência e tecnologia em diferentes países.
- O ensino da ciência nas universidades.
- Ciência e tecnologia e os problemas ambientais.
- Incentivos à ciência e tecnologia.
- Ciência e tecnologia no Brasil.
Principais características da Política Científica e Tecnológica no Brasil.
O Brasil ainda é um país muito desigual, com grande concentração de renda para uma pequena porcentagem da população, mulheres recebendo salários menores que os homens e a pobreza concentrada nas periferias tanto das cidades, como também do país. A educação publica fundamental e media ainda é muito ruim, acarretando uma considerável taxa de analfabetismo e trabalhadores desqualificados.
Nesse ambiente a ciência e tecnologia no Brasil se desenvolvem quase que inteiramente nas universidades, devido ao incentivo financeiro do governo e pouco investimento financeiro do setor privado em pesquisa. Com o governo sendo o principal investidor é grande a cobrança por resultados que são cobrados em forma de publicações científicas, com isso passou a existir uma cultura entre muitos pesquisadores que preza a quantidade de publicações em detrimento da qualidade. Sendo assim o Brasil tem grande numero de publicações científicas e ao mesmo tempo as tecnologias usadas nas empresas do país são estrangeiras.
Nesse meio de baixo investimento do setor privado em desenvolvimento de ciência e tecnologia, grande parte dos doutores aqui formados saem para trabalhar em outros países, onde são melhores aproveitados e remunerados.
Principais temas e questões abordados nas aulas.
A produção cientifica está diretamente relacionada às necessidades e aspirações da sociedade, sendo assim, descobertas científicas são agentes de desenvolvimentos sociais, na política, na cultura e no meio ambiente. O pensamento comum de uma sociedade reflete na sua produção cientifica e tecnológica, pois os pesquisadores fazem parte dessa sociedade, trazendo com sigo esses interesses sociais. Por outro lado, outro agente que influencia a produção científica é o incentivo, principalmente financeiro, que vem por parte do governo e da iniciativa privada, fazendo com que os interesses dos dois últimos sejam vistos em novas tecnologias.
...