Comportamênto Geotécnico do Macisso Fraturado
Por: joão pedro Noleto • 12/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.908 Palavras (12 Páginas) • 229 Visualizações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS
André Pedro Rodrigues Veloso
Francisco de Assis Alves Guida Júnior
João Pedro Noleto Barbosa
Luiz Felipe da Silva
Paulo Roberto Maciel Lima
Trajano Machado Gontijo Neto
Geologia de Engenharia
Comportamento Geológico Geotécnico de Maciços Fraturados
Geologia de Engenharia - Comportamento Geológico Geotécnico de Maciços Fraturados
[pic 1]
RESUMO
Este trabalho apresenta as descrições dos comportamentos geológicos – geotécnicos dos maciços fraturados a partir da classificação e definição de descontinuidade do maciço rochoso, bem como algumas situações na Engenharia Civil onde esse conhecimento se faz necessário.
Palavras-chave: Maciço; Geologia; Engenharia; Descontinuidade
Sumário
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
Objetivo Geral
Maciços Rochosos
Características do Maciço Rochoso
Características Físicas da Descontinuidade
Comportamento hidro-mecânico do Maciço Fraturado
Propriedades Mecânicas do Maciço Fraturado
Propriedades Hidráulicas de Maciços Fraturados
Problemas de Engenharia no Meio Rochoso Fraturado
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Referência Bibliográfica
INTRODUÇÃO
Haja vista que a Geologia de Engenharia analisa as relações fundamentais entre as ações do homem no meio físico geológico e as reações deste, o conhecimento da Terra se faz necessário. É fundamental no estudo deste meio o conhecimento do que o compõe.
Dentro da Engenharia Civil os conhecimentos e estudos acerca do maciço rochoso é de suma importância, afinal de contas toda obra civil – de uma simples casa, até uma grande obra de terra, como uma barragem – necessita estar apoiada nele. No início, buscava-se encontrar, através de modelos, um meio elástico contínuo que fosse mecanicamente proporcional ao maciço rochoso, que, por natureza, é um meio descontínuo. No entanto, descontinuidades, como fraturas, são responsáveis por comportamentos mecânicos, impossíveis de se comparar com precisão com a teoria elástica convencional. Mecanismos de deformação como separação, deslizamentos e grandes rotações, ocorrem no maciço rochoso fraturado e são descritos com a teoria da elasticidade para pequenas deformações, quando Chapel, 1972, apontou evidências quantitativas e qualitativas da influência dessas deformações no maciço rochoso fraturado.
DESENVOLVIMENTO
Objetivo Geral
Este trabalho tem por objetivo elucidar como se comporta o maciço rochoso fraturado de acordo com suas propriedades geológico geotécnicas, passando por suas propriedades mecânicas e hidráulicas e alguns problemas de Engenharia em que esse conhecimento se faz necessário.
Maciços Rochosos
As propriedades mecânicas do maciço rochoso na determinação de parâmetros geomecânicos são de fundamental importância e grande complexidade. Sendo assim, deve-se adotar metodologias distintas para diferentes situações. Ao longo dos anos sistemas empíricos foram desenvolvidos para que uma classificação do maciço fosse feita. Como o sistema RMR, Q, RMI, comparados pelo norueguês Palmstrom em 2008.
Antes de se analisar o comportamento do maciço rochoso fraturado, é interessante definir o que ele é de fato. Um maciço rochoso é constituído por um conjunto de blocos de rocha justapostos, separados por descontinuidades, e é a relação entre a quantidade de descontinuidades e a escala da obra que indica o grau de isotropia do meio (Serra Júnior e Ojima, 1998).
Os blocos, apresentam propriedades mecânicas idênticas às da rocha matriz, e constituem o maior volume do maciço rochoso. Já as descontinuidades representam um volume bem reduzido. Porém, suas propriedades são de suma importância:
Características do Maciço Rochoso
- Litologia: É o estudo do maciço para saber os tipos de rocha e classificações petrográficas. O mesmo deve ser bem objetivo.
- Alteração: Se analisa as transformações e alterações físico-químicas que as rochas passaram. Esse estudo é necessário para saber se houve mudança na resistência e em outras características durante o processo. De acordo com o grau de alteração a rocha é colocada em uma categoria e recebe uma sigla, tudo definido por tabela.
SIGLAS | DENOMINAÇÃO | CARACTERÍSTICAS DA ROCHA |
A1 W1 RS | ROCHA SÃ OU PRATICAMENTE SÃ | OS MINERAIS PRIMÁRIOS SEM VESTÍGIOS DE ALTERAÇÃO OU COM ALTERAÇÕES FÍSICAS E QUÍMICAS INCIPIENTES. NESTE CASO A ROCHA É LIGEIRAMENTE DESCOLORIDA. |
A2 W2 RAD | ROCHA MEDIAMENTE ALTERADA | APRESENTA MINERAIS MEDIAMENTE ALTERADOS E A ROCHA É BASTANTE DESCOLORIDA. |
A3 W3 RAM | ROCHA MUITO ALTERADA | APRESENTA MINERAIS MUITO ALTERADOS, POR VEZES PULVERULENTOS E FRIÁVEIS. |
A4 W4 REA | ROCHA EXTREMAMENTE ALTERADA | APRESENTA MINERAIS TOTALMENTE ALTERADOS E A ROCHA É INTENSAMENTE DESCOLORIDA, GRADANDO PARA CORES DE SOLO. |
Tabela 1. Denominação da rocha segundo o grau de alteração (IPT, 1984, Por Serra Junior e Ojima, 1988)
...