Construção Civil Bioconcreto O Concreto Vivo
Por: Nicholas Sganzella • 16/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.273 Palavras (6 Páginas) • 360 Visualizações
UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto – Campus Guarujá
Materiais de Construção Civil
Bioconcreto – O concreto vivo
Guarujá – SP
17/02/2017
Engenharia Civil – 5ª Etapa
Materiais da construção civil
Professor Me. Rodrigo Coelho Roberto
Alunos:
Juliana Neves Pinto RA: 761798
Luccas Lisboa Santos RA:761799
Nicholas Sganzella Brazil RA: 822666
Raynara Lucio Vieira RA: 821592
Sumário
Resumo 4
Introdução 5
Concreto e suas barreiras 6
Os principais problemas no concreto 7
Bioconcreto 8
Como funciona o bioconcreto 8
Custo benefício 9
Tecnologias semelhantes 9
Conclusão 9
Anexos 10
Referências 11
Referências dos anexos 12
Resumo
O bioconcreto é capaz de fechar fissuras em estruturas e minimizar gastos na área da construção civil. Inspirado nos processos regenerativos do corpo humano, o microbiologista e inventor do bioconcreto, Dr Henk Jonkers, da Delf University of technology, criou um material que é capaz de revolucionar a engenharia civil. Além disso, Jonkers ainda pretende lançar em breve mais três produtos: O “concreto auto-reparador”, “argamassa de reparação” e o “líquido de reparação”. O bioconcreto trará muito mais tempo e qualidade de vida as pontes, ruas e prédios, um olhar do futuro no presente. O bioconcreto leva cerca de três semanas para fechar uma rachadura, necessita apenas de água para que as bactérias iniciem o processo de digestão e façam o trabalho delas. As bactérias vivas dentro do material são capazes de sobreviver até 200 anos. Existem também outros seres vivos na natureza que são capazes de realizar um feito semelhante, como alguns moluscos.
Introdução
Muitas tecnologias usadas atualmente, onde a maioria das pessoas não fazem ideia de onde surgiu a inspiração para suas criações, foram espelhadas na natureza. O velcro (inspirado nas farpas dos carrapichos), algumas turbinas eólicas (inspiradas nas barbatanas das baleias) e até mesmo um filtro com aspectos parecidos aos dos pulmões humanos, que quando instalado nas chaminés de fábricas, é capaz de reter até 90% do CO2 que passa por ela. Assim como estas tecnologias, existe também um material capaz de se autorregenerar e evitar rachaduras e fissuras em estruturas: O bioconcreto. Capaz de reduzir gastos, com longa durabilidade e com ótimo custo benefício, o bioconcreto promete mudar o mundo da construção civil.
Concreto e suas barreiras
Os principais causadores da deterioração do concreto são divididos em fatores, mecânicos, físicos, químicos, biológicos e eletromagnéticos. São determinados pelas propriedades físico-químicas do concreto e da forma como o concreto é manuseado. Os três principais sintomas que podem surgir são: a fissuração, o destacamento e a desagregação.
Os causadores mais comuns de fissuração são aqueles que geram tensões de tração, flexão, cisalhamento, punção e torção, insuficiência ou comprimento inadequado de armaduras de ancoragem, de suspensão e de fretagem, o mau escoramento ou a retirada antecipada do mesmo.
O destacamento ocorre devido à dilatação ou retração do contra piso e pela falta de junta, ocorre devido o descolamento da peça cerâmica da superfície base devido pressões, ou trações, geradas pela expansão, ou retração, das peças cerâmicas adjacentes, normalmente por variação térmica.
A desagregação pode ocorrer devido a movimentação de fôrmas, corrosão ou calcinação do concreto, ataques biológicos, carbonatação, perda de aderência e desgaste do concreto. Quando a desagregação acontece, a estrutura perde a capacidade de resistir aos esforços.
Os principais problemas no concreto
Fissuras e Trincas - A fissura é a abertura superficial, atinge pintura, massa corrida e azulejo. A trinca por sua vez é mais perigosa do que a fissura e possui abertura mais profunda e acentuada.
Desagregação - São agregados soltos ou de fácil remoção, ou seja, quando o concreto basicamente se desfaz.
Erosão e Desgaste - Ocorre quando fluidos em movimento que possuem partículas, colidem ou escorrem na superfície do concreto, acarretando assim o seu desgaste.
Disgregação (Desplacamento ou Esfoliação) - É o lascamento do concreto devido a esforços maiores do que a resistência do material.
Segregação - Ocorre quando a mistura não é homogenia, fazendo com que os grãos fiquem por baixo e o liquido por cima.
Manchas - Ocorrem geralmente pela corrosão das armaduras.
Eflorescência - A eflorescência ocorre pelas águas de infiltrações dos sais do cimento e da cal, quando a água evapora esses sais vão para a superfície.
Calcinação - É a formação de um pó esbranquiçado sobre uma superfície pintada que ficou exposta as ações do tempo.
Bioconcreto
Assim como o corpo de uma criança saudável que se autorregenera ao se machucar, um
...