DESTILAÇÃO DE ÓLEO
Por: Pazetto • 6/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 605 Palavras (3 Páginas) • 131 Visualizações
SUMARIO
- Introdução
- Resenha
- Anexo
- Bibliografia
- INTRODUÇÃO
DESTILAÇÃO DO PETRÓLEO
Depois de ser extraído da natureza o petróleo é transportado para as refinarias e começa a ser fracionado através de aquecimento em tanques apropriados dando origem a vários subprodutos, esse processo é denominado de destilação fracionada.
Os derivados do petróleo são hidrocarbonetos (compostos por átomos de carbono e hidrogênio), sendo os mais leves formados por pequenas moléculas, como, por exemplo, o etano (C2H6), e os mais pesados contendo até 70 átomos de carbono. A destilação acontece através dessa diferença de tamanho das moléculas, quanto menor a molécula de hidrocarboneto, menor é a sua densidade e temperatura de evaporação.
O quadro abaixo é mostra o destilamento do petróleo, e como os diferentes subprodutos vão sendo obtidos a partir do aumento de temperatura:
Figura 1 – Destilamento do Petróleo
[pic 1]
Site: Google Imagens
- RESENHA
PROCESSO DE DESTILAÇÃO FRACIONADA NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO
O petróleo é constituído por uma mistura complexa de vários compostos com predominância de hidrocarbonetos, uma de suas aplicações é como fonte de combustíveis para os meios de transportes e para geração de energia elétrica, outra aplicação do petróleo é como fonte de matérias primas, ou seja, de substancias reagentes para preparação de novos produtos tais como plásticos, tintas, detergentes, fibras têxteis e medicamentos seja pra ser usado como combustível ou como matéria prima.
O petróleo bruto aquele que sai do poço deve passar por uma separação de seus componentes que é feita em uma refinaria, e, o principal processo da refinação é a destilação fracionada, que separa o petróleo em misturas mais simples, chamadas frações, neste processo o petróleo e aquecido no forno a cerca de 600 °C sendo vaporizado, o vapor produzido é enviado para torre de fracionamento (coluna de destilação) que é um tubo vertical formado por bandejas horizontais, dispostas umas sobre as outras com temperaturas diferentes, as temperaturas das bandejas inferiores são mais elevadas que as das bandejas superiores, ao subirem pela coluna os vapores do petróleo são resfriados quando uma fração destes vapores atinge uma bandeja com temperatura menor que sua temperatura de ebulição ocorre a condensação dos vapores e o liquido resultante é retirado da coluna, os vapores restantes que tem o ponto de ebulição mais baixo que a temperatura da bandeja, borbulham no liquido e passando para bandeja superior onde o mesmo processo se repete e outra fração é condensada e retirada, isso ocorre continuamente ao longo de toda coluna.
OLEO LUBRIFICANTE: constituído com moléculas com mais de 17 átomos de carbono é a fração menos volation fervendo a temperatura superior a 305°C. OLEO DIESEL: com 13 a 17 átomos de carbono por molécula, é usado como combustível em caminhões e ferve em uma faixa de tempo entre 235 °C e 305 °C. QUEROZENE: que ferve em 175 °C e 235 °C e possui 11 ou 12 átomos de carbonos em suas moléculas que é usado como combustível em aviões. GASOLINA: usada por combustível em automóveis é constituída por moléculas que tem de 5 a 10 átomos de carbonos e sua faixa de temperatura de ebulição esta entre 140 °C e 175 °C. GAS: usado como combustível domestico e industrial é a fração mais volation do petróleo sendo constituído por moléculas que possuem de 1 a átomos de carbono. RESÍDUO DA DESTILAÇÃO: usado para fabricação de asfalto e pavimenta ruas e estradas ele é constituído por moléculas com mais de 38 átomos de carbono e ferve com temperaturas superiores a 510°C. |
- ANEXOS
Figura - Representação da Destilação Fracionada do Petróleo
[pic 2]
Site: ciencia.hsw.uol.com.br
4. BIBLIOGRAFIA
[1] http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/destilacao-petroleo.htm, Acessado dia 21.09.12
...