DISCIPLINA - MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
Por: junior_silva_s • 23/4/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 6.775 Palavras (28 Páginas) • 337 Visualizações
DISCIPLINA - MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA[pic 1][pic 2]
NOTA:
Professor: RCurso: Engenharia Mecânica[pic 3][pic 4]
[pic 5][pic 6]
Instruções:
- Preencha corretamente o cabeçalho acima com: Nome completo, Número de RA, Turma e data do trabalho proposto extra classe.
- O referido trabalho extra classe da disciplina Motores de Combustão Interna - Engenharia Mecânica servirá como base para compor a nota da avaliação B1 de 2017 valendo um total de 3 pontos.
- O trabalho é INDIVIDUAL.
- O trabalho deverá ser entregue impreterivelmente no dia da realização da avaliação B1 em sala de aula em cópia física nos padrões de folhas timbradas da Universidade conforme consta neste arquivo (Não serão aceitos trabalhos fora do prazo estipulado, em folha que não seja a do padrão da Universidade de Guarulhos, em arquivos eletrônicos / dispositivos de armazenagem tais como pen drivers e trabalhos em grupos)
- Procure responder a todas as perguntas de forma clara e sucinta conforme o solicitado na questão.
- Utilize para suas respostas o papel timbrado UnG em branco após as questões.
- Boa Sorte!
DISCIPLINA - MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA[pic 7][pic 8]
NOTA:
Professor Fagundes Curso: Engenharia Mecânica
Questão 01
Pesquise de forma detalhada a evolução dos motores de combustão interna, príncipio de funcionamento dos motores de combustão interna de 4 tempos (Otto e Diesel), a classificação dos MCI's e seus componentes fixos e móveis (ver desenho e tabela abaixo) descrevendo suas características funcionais e materiais de construção destes elementos auxiliares.
*Entenda-se por componentes fixos e móveis como sendo os elementos auxiliares acoplados ao MCI.
*Os componentes apresentados na figura e tabela abaixo pertencem a um motor ciclo Diesel.
[pic 9]
*Tabela dos elementos auxiliares
[pic 10]
DISCIPLINA - MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA[pic 11][pic 12]
NOTA:
Professor: Curso: Engenharia Mecânica
[pic 13]
DISCIPLINA - MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA[pic 14][pic 15]
NOTA:
Professor: Curso: Engenharia Mecânica
Questão 02
Explique em detalhes termodinâmicos através dos diagramas dos ciclos ilustrados abaixo as diferenças básicas entre os ciclos teórico de Carnot e os ciclos reais de Otto e Diesel. Explique em poucas palavras porque não podemos construir MCI's (Motores de Combustão Interna) com rendimentos próximos aos 100% (rendimento de um motor ideal de Carnot).
[pic 16]
[pic 17]
DISCIPLINA - MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA[pic 18][pic 19]
NOTA:
Professor Curso: Engenharia Mecânica
Questão 03
3.1-Em razão das altas temperaturas na câmara de combustão ou até mesmo uma octanagem incorreta do combustível para a taxa de compressão do motor, explique em detalhes o que leva ao fenômeno observado nas cabeças dos pistões das figuras ilustradas abaixo.
[pic 20]
3.2-Ainda considerando os pistões (ver figura abaixo), seria correto afirmarmos que os cilindros sofrem um desgaste progressivo na região do PMS (Ponto Morto Superior) conhecido como "ovalização do cilindro" e que este tipo de desgaste esta relacionado ao curso dos pistões? Porque não há desgaste dos cilindros no PMI (Ponto Morto Inferior)?
Explique as duas situações acima em PMS e PMI e também se há outro elemento envolvido no processo de ovalização do cilindro. Se sim, explane abaixo a ação deste outro elemento no processo degenerativo dos cilindros.
[pic 21]
DISCIPLINA - MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA[pic 22][pic 23]
NOTA:
Professor: Curso: Engenharia Mecânica
Questão 04
Considerando que os pistões fazem uma ida e uma volta a cada volta do Virabrequim ou Eixo de Manivelas (EDM),
4.1- Informe o volume de gás combustível aspirado / expirado e o total a cada duas voltas do EDM para um motor de 2.000 cm³.
4.2- Faça uma explanação breve deste funcionamento baseado na sua resposta anterior.
[pic 24]
DISCIPLINA - MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA[pic 25][pic 26]
NOTA:
Professor: Curso: Engenharia Mecânica
Questão 05
Pesquise sobre a "Relação ou Taxa de Compressão" nos motores Otto e Diesel e verifique as principais diferenças entre os dois tipos de motores com relação ao rendimento térmico, consumo e taxas entre os dois tipos de motores.
Explique porque temos limitações físicas e técnicas para ampliação destas taxas?
[pic 27]
DISCIPLINA - MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA[pic 28][pic 29]
NOTA:
Professor: Curso: Engenharia Mecânica
Resposta questão: 1
CICLO OTTO
O sistema moto propulsor de uma máquina é o responsável por produzir força motriz suficiente para gerar movimento. No automóvel isto não é diferente, pois o conjunto de peças que dão forma ao motor são as responsáveis por gerar, através de um movimento retilíneo, uma resultante de movimento rotativo.
Depois da sua criação o motor de combustão interna criado por Nikolaus August Otto atravessaria os séculos impulsionando as formas de tração mecânica. Com as ciências da antiga geração, do século XVII, foi que o homem buscou construir um mecanismo para gerar força de uma maneira automática, diferente de uma tração humana ou animal, e que pudesse levá-lo a grandes distâncias e certas velocidades maiores que as de seus passos.
Foi no ano de 1860 que a ideia de construir uma máquina que utilizasse o benzeno como combustível pode ser, seis anos mais tarde em 1866, concretizada por um comerciante e interessado em ciências das mais diversas, Nikolaus August Otto. De nacionalidade Alemã nascido em Holzhausen an der Haid, Otto teve contato na época com outros inventores e cientistas que ao mesmo tempo e até antes de Otto já trabalhavam em projetos semelhantes, pois na época, o motor a vapor já estava bem difundido entre eles. Inclusive com certa frequência já se via algumas embarcações nos rios e algumas locomotivas movidas pela pressão do vapor cruzando o território Europeu e Americano.
...