Demonstração da possibilidade de equipamentos remotos de telemonitorização a um preço baixo
Relatório de pesquisa: Demonstração da possibilidade de equipamentos remotos de telemonitorização a um preço baixo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alexandroxm • 21/4/2014 • Relatório de pesquisa • 972 Palavras (4 Páginas) • 261 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho visa demonstrar a viabilidade do telemonitoramento de equipamentos à distância a baixo custo.
Através da instalação de um painel elétrico no cliente que permite a aquisição de dados, onde uma central de gestão de pessoal é provida de informações e, consequentemente, é capaz de atuar sobre o equipamento de maneira a minimizar os impactos gerados por eventuais falhas no mesmo.
Para efetuar um estudo de caso foi projetado a instalação em um equipamento medicinal instalado em cliente distante da base da empresa, utilizando o telemonitoramento recebendo a condição real da qualidade do ar enviado aos pacientes seguindo a NBR 12188 que rege o assunto, além do monitoramento será efetuado a adequação a NBR.
Com a revolução industrial que se iniciou no Reino Unido no meado do século XVIII também conhecida como a primeira revolução o homem iniciou um processo continuo de melhora da qualidade e quantidade produzida deixando os produtos ser fabricados manufaturadamente e passando a ser fabricados em série com uma pessoa responsável por cada parte da fabricação e não da peça como um todo como eram construídos pelos artesões; com a popularização da eletricidade e do petróleo se obteve a chamada segunda revolução industrial passando além do motor a vapor que foi o ícone da revolução industrial outros tipos de motores a serem utilizados aumentando a autonomia e a variedade e a possibilidade de criar equipamentos; com o advento do silício temos a chamada terceira revolução industrial onde a informática e a telefonia estão em processo continuo e acelerado de transformação com isso barateando os custos e passando a ser acessível a população em geral.
2. OBJETIVO
Com o projeto existe a possibilidade de controle de sistemas e equipamentos e receber o status do que esta ocorrendo em tempo real possibilitando a atuação a distancia com a total interação no sistema a ser controlado com total segurança sem a necessidade de um PC dedicado a isso ou internet, mas com um telefone pré-cadastrado existe a possibilidade de controle a distancia, permitindo com a flexibilidade do sistema a instalação muito ampla desde caixas de distribuidoras de energia e subestações subterrâneas até sistema de tratamento de ar hospitalar com a finalidade de manter a qualidade do ar fornecido aos pacientes enviando uma mensagem ao técnico antes que os valores cheguem aos que foram determinados pela ANVISA.
3. ESTRUTURA DO TRABALHO
O capítulo 4 mostra a fundamentação teórica do trabalho, incluindo automação propriamente dita, os instrumentos de análise da qualidade ar, transmissão de dados via celular utilizando SMS com tecnologia GSM utilizando a rede das operadoras e cálculos de dimensionamento do sistema.
O capítulo 5 descreve todo o processo de implementação do sistema, com os custos de implementação, montagem do protótipo e a implementação do sistema propriamente dito.
O capítulo 6 apresenta as considerações finais sobre o projeto com as vantagens, relação custo beneficio e os testes de performance do protótipo construído, onde são mostradas algumas rotinas em detalhes para melhor compreensão da especificação. Por fim é dado um exemplo prático de uso do sistema seguido das conclusões e comentários sobre a implementação.
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Neste capitulo trataremos dos principais assuntos referidos ao projeto no auxilio da compreensão do mesmo, sendo divididos em subtópicos:
• Sistema de ar medicinal hospitalar
• Padrão de qualidade do ar.
• Sistema de tratamento de ar.
• Aparelhos de analise continua da qualidade do ar e equipamentos de controle e acionamento do sistema.
• Processamento e transmissão de dados via GSM e analise de falhas.
4.1 Sistemas de Ar Medicinal Hospitalar
O uso do ar comprimido em hospitais é amplo e se dá, entre outras maneiras, no transporte
...