Diferença entre transformadores a óleo e a seco
Por: di-xavier.dx • 30/9/2019 • Monografia • 1.905 Palavras (8 Páginas) • 230 Visualizações
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
CAMPINAS
2019
antonio diego xavier[pic 6]
[pic 7]
Diferença entre transformadores a óleo e a seco.
Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Elétrica da Instituição Anhanguera.
Orientador: Bruno Souza.
CAMPINAS
2019
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 O PROBLEMA 4
2 OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 5
3 JUSTIFICATIVA 6
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
4.1 TRANSFORMADORES 7
4.2 FUNCIONAMENTO DE UM TRANSFORMADOR A ÓLEO 7
4.3 FUNCIONAMENTO DE UM TRANSFORMADOR A SECO 8
4.4 LOCAL DE INSTALAÇÃO 9
4.5 IMPACTOS AMBIENTAIS 9
4.6 MANUTENÇÃO DOS TRANSFORMADORES A SECO E A ÓLEO 10
5 METODOLOGIA 11
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Com o grande crescimento populacional assim como territorial, houve um engrandecimento na demanda de energia elétrica, onde grandes e pequenas indústrias, empresas de distribuição e demais estabelecimentos consumidores de energia, fazem com que haja um aumento / necessidade por transformadores de distribuição e consequentemente tenha um avanço exponencial na sua demanda.
Os transformadores são equipamentos que tem por sua finalidade transportar, elevar ou reduzir a energia elétrica em um nível de tensão para outro, a fim de transmitir bem como movimentar indústrias, residências de modo geral.
Assim existem diferenças entre esses equipamentos, em que pode se levar em consideração fatores econômicos, impactos ambientais, manutenção, instalação apropriada, custo, dentre outros aspectos; tal como na própria funcionalidade do equipamento, que pode ser a seco ou óleo mudando assim as suas características construtivas, local de instalação, durabilidade entre ambos, risco de explosão e contaminação.
Conforme o avanço tecnológico de últimos anos, tais equipamentos foram projetados de maneira a atender a demanda de forma eficiente e efetiva. Assim o presente estudo visa abordar, a diferença entre transformador a óleo e a seco, citando suas características, funcionalidades, bem como pontos positivos e negativos de ambos.
O PROBLEMA
Levando em consideração a necessidade de distribuição de energia elétrica aumentada nos últimos anos, qual a importância dos transformadores para a supressão desta?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
Analisar transformadores a óleo e a seco, mostrando suas vantagens e desvantagens.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
Conhecer o funcionamento de um transformador a óleo.
Conhecer o funcionamento de um transformador a seco.
Analisar o local de instalação.
Avaliar os impactos ambientais.
Diferenciar a manutenção dos transformadores a seco e a óleo.
3 JUSTIFICATIVA
Cosiderando o aumento causado pela demanda de energia elétrica, a necessidadne por transformadores de tensão, de grandes indústrias, hospitais, aeroportos dentre outros, faz-se primordial consideráveis quantidades desses equipamentos bem como a busca por novas tecnologias a fim de atender a essa demanda.
Os mesmos apresentam diferenças entre si que se expressam na ordem financeira, formas construtivas, potência que irá ser consumida, local adequado de instalação, necessidade de manutenção, bem como a questão ambiental e social, ou até mesmo a falta dela. São pontos que devem ser levados em consideração na escolha para o melhor equipamento.
Visando uma comparação técnica entre esses dois tipos de equipamentos e a questão ambiental e de um melhor funcionamento do mesmo, torna-se importante que as empresas em geral estudem a melhor forma de economia, manutenção preventiva, produtividade eficiente, para assim minimizar quaisquer danos que possam causar a sua produção e assim obter eficácia continua e efetiva.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
4.1 TRANSFORMADORES
Transformadores são equipamentos que realiza conversão de energia elétrica em corrente alternada (CA), de tensão em (Volts) cuja finalidade, como, por exemplo, transporte e distribuição de energia à indústria, residências dentre outros meios em que utilizam como princípio de funcionamento de eletricidade (Biczkowski, 2011).
4.2 FUNCIONAMENTO DE UM TRANSFORMADOR A ÓLEO.
O núcleo composto por chapas de silício isolada minimizando correntes induzidas onde gera passagem do fluxo magnético do primário para o secundário. As bobinas e o núcleo devem estar isoladas, onde são usados, papel, papelão e verniz, e para sua sustentação, madeira, (WEG Rev 01- 2010).
Os enrolamentos são construídos em forma de bobinas cilíndricas formadas por condutores de cobre, podendo ser isolados com papel ou envernizados, o verniz aumenta a resistência mecânica e provê isolamento (WEG Rev 01- 2010).
O tanque principal do transformador é onde contém a parte ativa, conjunto formado pelas bobinas e o núcleo (WEG Rev. 01-2010).
O óleo isolante tem a finalidade de circular através dos enrolamentos e núcleo, permitindo a remoção do calor gerado no funcionamento normal, dissipando perdas nos enrolamentos e núcleo (WEG Rev. 01-2010).
...