ESTUDO COMPARATIVO DE PERFORMANCE HIDRÁULICA E CUSTO DAS CONFIGURAÇÕES DRENAGEM
Por: nerido • 4/4/2017 • Trabalho acadêmico • 6.615 Palavras (27 Páginas) • 459 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
AGUINALDO LIMA DA SILVA
LUIZ CARLOS RIBEIRO JUNIOR
SERGIMAR MILER DO NASCIMENTO
VALDINEI MARESI MORAIS
ESTUDO COMPARATIVO DE PERFORMANCE HIDRÁULICA E
CUSTO DAS CONFIGURAÇÕES DRENAGEM GRAVITACIONAL X DRENAGEM A VÁCUO
AGUINALDO LIMA DA SILVA
LUIZ CARLOS RIBEIRO JUNIOR
SERGIMAR MILER DO NASCIMENTO
VALDINEI MARESI MORAIS
ESTUDO COMPARATIVO DE PERFORMANCE HIDRÁULICA E
CUSTO DAS CONFIGURAÇÕES DRENAGEM GRAVITACIONAL X DRENAGEM A VÁCUO
Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título em graduação em Engenharia Civil apresentado a Universidade Paulista – UNIP
Orientador: Prof.ª. Me ª Tatiana GakiyaMeduedchikoff.
Coorientador: Osvaldo Barbosa Eng. Duto Terrestre e Submarino
RESUMO
O trabalho irá descrever um estudo de caso de Sistema de Drenagem de Águas Pluviais em campos de futebol, o estudo comparativo se concentrará na Arena Corinthians situado no distrito de Itaquera, na Zona Leste do município de São Paulo, SP.O estudo terá por finalidade a viabilidade econômica e a funcionalidade das redes de drenagens existentes nos campos de futebol dos estádios, a comparação da rede de drenagem gravitacional com outra forma de rede de drenagem, que é a rede de drenagem a vácuo, o estudo se concentrará em quantidades econômicas e rentabilidade entre as redes de drenagens e trarão comparações, baseadas em cálculos de vazões, dimensionamentos de rede de drenagens e relação custo benefício.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
1.1 Hipótese 7
1.2 Justificativa 7
1.2.1 Colocação da camada de brita colchão drenante 7
2 REVISÃO LITERÁRIA 9
2.1 Drenagem 9
2.2 Dispositivos de Drenagem em Campos de Futebol. 10
2.2.1 Drenagem Superficial 10
2.2.2 Drenagem Sub Superficial Subterrânea. 10
2.3 Sistemas de Drenagens em Campos de Futebol 11
2.3.1 Drenagem gravitacional 11
2.3.2 Drenagem a vácuo 12
2.4 Variáveis no sistema de drenagem de Campos de Futebol 12
2.5 Dimensionamento da rede de drenagem gravitacional de campo de futebol 12
2.5.1 A quantificação da possível intensidade de chuva que pode ocorrer sobre o campo 14
2.5.2 Quantificando a percolagem de água pelo solo 14
2.5.3 Determinação da permeabilidade mínima do Topsoil para escoar a possível intensidade da chuva que pode ocorrer sobre o campo. 15
2.5.4 Garantir o escoamento nas camadas de solo para declividade do Campo 16
2.5.5 Cálculo de diametro de tubos drenos coletores 17
2.6 MANUTENÇÃO 21
3 MÉTODO 22
3.1 Estudo de Caso 22
4 RESULTADOS 24
4.1 Índice Pluviométrico 24
Média mensal em intervalo de anos (mm) 31
4.2 Dimensionamento de drenos coletores para configuração de trincheiras diagonal 45° graus: 31
4.3 PLANILHAS DE CUSTO 36
5 ANÁLISE 39
6 CONCLUSÃO 40
7 REFERÊNCIAS 42
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de mostrar a relação de custos entre os sistemas de drenagem utilizados em Arenas de futebol no Brasil, sistema de drenagem à vácuo e sistema de drenagem gravitacional. O confronto dos métodos resulta a viabilidade técnica e a relação custo beneficio.
Para a elaboração deste trabalho, utilizamos como base de estudo o estádio Arena Corinthians, situado na zona Leste da cidade de São Paulo, no bairro de Itaquera, pertencente ao Sport Clube Corinthians Paulista (SCCP), utiliza o sistema de drenagem a vácuo com sistema de resfriamento do gramado.
Nosso objetivo nesse trabalho foi mostrara diferença entre os custos e efetividade no funcionamento de ambos os sistemas de drenagem utilizados atualmente, através de cálculos de vazão e o índice pluviométrico das regiões nos últimos 50 anos.
Nossa hipótese se baseia que o sistema de drenagem gravitacional é cerca de 200% a 300% mais econômico em relação ao sistema de drenagem à vácuo. Atualmente 99% dos estádios utilizam o sistema de drenagem gravitacional, por custar bem mais barato que o sistema à vácuo, no sistema de drenagem gravitacional, a agua é escoada através da gravidade por um sistema conhecido como espinha de peixe, tem nas laterais do campo um desnível de 0,3% e nos fundos um desnível de 0,5%. No sistema de drenagem à vácuo, o nivelamento do gramado é zero, a agua é retirada do campo, sua capacidade de drenagem se dá devido à caixas nas 4 linhas do gramado, que realizam o escoamento da agua.
Nosso estudo de caso terá como base a Arena Corinthians que utiliza o sistema de drenagem a vácuo, realizamos o estudo como seria se fosse utilizado o sistema gravitacional, em questões de custos e efetividade do funcionamento.
Em referencias bibliográficas, fizemos pesquisas em livros e artigos, e o que mais no ajudou na construção do trabalho foram as palestras realizadas com os engenheiros Osvaldo Barbosa (eng de dutos terrestre e submarino) e Arthur de Melo (eng responsável pelo sistema de drenagem da Arena Corinthians), que fizeram parte da construção de vários estádios no Brasil.
...