ESTUDO DE CASO - GE CELMA
Trabalho Universitário: ESTUDO DE CASO - GE CELMA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ffellipe007 • 17/5/2014 • 2.497 Palavras (10 Páginas) • 688 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Por início, passamos a mostrar a relevância do assunto a ser tratado, relatando que existem vários tipos de técnicas de dinâmicas de grupo, as quais buscam desenvolver nas pessoas características, tais como: a empatia, o controle emocional, o conhecimento de si mesmo em relação aos outros, a capacidade de ouvir, de convencer, entre outras. A construção da qualidade de vida se faz através do comprometimento pessoal com a valorização da vida e a forma de viver. Portanto, a qualidade de vida será alcançada, em decorrência da orientação à vida por princípios e valores e pela adoção de posturas que comecem por admitir a realidade em que se vive na tentativa de entender e buscar mudanças significativas, que se fazem necessárias e que tragam bem estar geral ao indivíduo.
Para promover a capacitação e o engajamento de profissionais nos temas relacionados a saúde e segurança, podem ser adotados nas empresas, a todos os empregados que fazem parte do grupo de colaboradores, cursos que abrangem essas questões e realização de atividades regulares, como Semanas Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipats), simulados de emergência (locais, regionais ou nacionais) e campanhas em datas institucionais − como o Dia Mundial de Saúde − e também em épocas como carnaval, meses com maior concentração de férias e feriados prolongados. Podemos afirmar que a gestão da sustentabilidade está atrelada a uma agenda global, que inclui gestão de riscos, impactos econômicos e ambientais, direitos humanos, relações de trabalho e todas as formas de relacionamento as quais estamos expostos. Entendam-se como Educação Corporativa todas as atividades realizadas para modelar, difundir e aplicar conceitos, teorias e todo tipo de conhecimento, no contexto de uma organização.
2 DESENVOLVIMENTO
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
O setor de RH da GE CELMA envolve todos os níveis da organização no desenho de plano de ações que contemple a participação de todos os Colaboradores. Para suportar o forte plano de crescimento, os objetivos estratégicos de RH até 2011 são: atrair, reter e engajar profissionais com potencial de crescimento; identificar e desenvolver a próxima geração de líderes; acelerar a curva de aprendizado dos novos colaboradores e multiplicar e disseminar o conhecimento existente na companhia.
A dinâmica de grupo pode ter diferentes funções: servir de instrumento terapêutico, como meio de formação e treinamento em relações humanas ou como forma de pressão sobre o indivíduo. O grupo é um caminho para se alcançar mudança de hábitos, atitudes e preconceitos. Existem vários tipos de técnicas de dinâmica de grupo, as quais buscam desenvolver nas pessoas características tais como: a empatia, o controle emocional, o conhecimento de si mesmo em relação aos outros, a capacidade de ouvir, de convencer, etc. Além disso, a dinâmica de grupo possibilita a observação de traços da personalidade de um profissional de determinada área.
QUALIDADE DE VIDA E SEGURANÇA NO TRABALHO
Um sistema integrando a Gestão da Qualidade, Segurança, Meio-Ambiente e Saúde, uma vez implantado corretamente, minimiza e aperfeiçoa os processos e os componentes dos vários sistemas. Tanto na rotina operacional como nas obras de expansão e de manutenção, as figuras do engenheiro e do técnico de segurança do trabalho tem demonstrado, cada vez mais, sua importância na prevenção de acidentes, isso só é possível através de uma integração feita pelos profissionais da área de segurança para os novos integrantes dentro da empresa. A qualidade de vida no trabalho, além de ser um componente indispensável para a melhoria da produtividade e competitividade, também é crucial à sobrevivência de toda e qualquer empresa.
EXEMPLOS DE EMPRESAS:
PETROBRAS
Petróleo Brasileiro S.A. ou simplesmente Petrobras é uma empresa de capital aberto, sendo acionista majoritário o governo brasileiro. É, portanto, uma empresa estatal de economia mista. Fundada em 1953 por Getúlio Vargas.
A Petrobras tem como um de seus valores corporativos o respeito à vida em todas as suas formas, manifestações e situações e a busca da excelência. Procuram incorporar valor em todas as suas atividades por meio de políticas corporativas e de um conjunto abrangente de diretrizes, padrões, programas e iniciativas. Os impactos potenciais de suas atividades são avaliados e monitorados, visando minimizar os riscos para a força de trabalho, as comunidades do entorno, os consumidores e a sociedade em geral. Para promover a capacitação e o engajamento dos profissionais nos temas relacionados a saúde e segurança, oferecem a todos os empregados do Sistema, cursos na Universidade Petrobras que abrangem essas questões e realizam atividades regulares, como Semanas Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipats), simulados de emergência (locais, regionais ou nacionais) e campanhas em datas institucionais − como o Dia Mundial de Saúde − e também em épocas como carnaval, meses com maior concentração de férias e feriados prolongados. Desenvolvem, ainda, programas específicos que incentivam estilos de vida mais saudáveis e que apóiam o combate ao tabagismo e ao uso nocivo e indevido do álcool e outras drogas, visando à promoção da saúde integral das pessoas. Os resultados dessas iniciativas são monitorados por meio de indicadores específicos, como o indicador de Risco Coronariano dos empregados e o de Empregados Fisicamente Ativos. A Petrobras adota uma política para HIV/AIDS que tem por objetivos cooperar com o desenvolvimento de políticas públicas de orientação e prevenção da doença e evitar a discriminação no local de trabalho. Os empregados podem realizar gratuitamente testes de diagnóstico, se assim o desejarem. Aos portadores da doença, empregados ou seus dependentes, são oferecidos medicamentos e atendimento com profissionais capacitados. A política garante ainda confidencialidade dos serviços de aconselhamento e cuidados com a saúde. Os temas referentes à saúde e segurança também estão presentes nos acordos formais celebrados com os sindicatos, envolvendo questões como o funcionamento
...