TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE FORÇAS DE DEFLEXÃO EM UM TRAMPOLIM

Por:   •  27/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.502 Palavras (7 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 7

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

ENGENHARIA CIVIL

Nome - RA

“ESTUDO DE FORÇAS DE DEFLEXÃO EM UM TRAMPOLIM”

SÃO PAULO

2016


UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

ENGENHARIA CIVIL

ANDERSON PAULINO DOS SANTOS – RA:C18553-1 – EC6P        

CRISTIAN ANVES DA FONSECA – RA: B9765J-1 – EC5P

OTÁVIO AUGUSTO DOS SANTOS DA SILVA – RA: C216AB-2 – EC6P

WEBISON MAICON DE ALMEIDA ALVES – RA: T148JE-1 – EC6P

WELLINGTON GOMES LIRA LIMA – RA: T18927-6 – EC6P

“ESTUDO DE FORÇAS DE DEFLEXÃO EM UM TRAMPOLIM”

Atividade apresentada ao Curso de Engenharia Civil da Universidade Paulista, Atividade Prática Supervisionada – 5º e 6º semestre sob orientação do Prof.º Zoroastro.

.

SÃO PAULO

                2016


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇAO        4

2.        OBJETIVO        5

3.        DEFLEXÃO        6

4.        SOBRE O CLUBE        8

5.        VISITA TÉCNICA        8

5.1        O TRAMPOLIM        8

5.2   PROCEDIMENTO        11

6.        RESULTADOS        14

7.        CONCLUSÃO        16

8.        REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        17

9.        ANEXOS        18


  1. INTRODUÇAO

O trampolim é uma prancha longa com parte superior elástica, em que nadadores, acrobatas etc, utilizam para prática de saltos acrobáticos, pois utiliza seu material elástico e resistente para impulsioná-los para cima utilizando a força do próprio peso.


  1. OBJETIVO

Observar a atuação de forças em um trampolim estudando as reações com um peso pré determinado levando em consideração suas características de elasticidade e deflexão.


  1. DEFLEXÃO

        Deflexão por definição é a alteração ou desvio da posição natural de algo ou alguém para um dos lados, ou seja, é a tendência de deformação em uma viga ao se aplicar uma força qualquer. De acordo com o apoio da viga, se é engastada, presa por pinos, apoiada, etc, as flechas de deflexão serão variadas no seu comprimento, e quanto maior o vão entre os apoios ou entre a borda livre e seu apoio maior será a sua deflexão.

        Ao sofrer a deflexão, forma-se uma inclinação entre a posição natural e a posição deflexionada, formando entre elas um ângulo chamado de θ.

        O módulo de elasticidade é um parâmetro para medir a rigidez de um material sólido, portanto, é o quanto determinado material resiste à tração. Portanto, quanto mais rígido o material menor será sua deflexão.

        Para cálculo da deflexão também é necessário saber qual o momento de inércia (I) da peça a ser estudada, que nada mais é do que a resistência que um determinado elemento oferece ao movimento de rotação.

        Abaixo tabela com fórmulas para cálculo de inclinação, deflexão e curva da linha elástica:

[pic 1]


  1. SOBRE O CLUBE

Esporte Clube Pinheiros situado na cidade de São Paulo é um clube social esportivo e Recreativo de grande importância e destaque em diversas modalidades amadoras no cenário nacional. Dentro das modalidades que o clube oferece estão os esportes aquáticos e performáticos como os saltos ornamentais que utilizaa o trampolim foco deste estudo.

  1. VISITA TÉCNICA

Foi proposto aos estudantes do curso de Engenharia Civil matriculados no 5° e 6° semestre a elaboração de um trabalho acadêmico supervisionado estudando o comportamento das forças aplicadas sobre um trampolim, assim verificando as forças resultantes e calculando as suas deflexões e o coeficiente de elasticidade do material.

A aluna Jessica da sala 401 entrou em contato com a direção do clube solicitando uma visita em grupo para realizar as medições do trampolim e coletar dados.

No dia 24 de Outubro de 2016, foi feito uma visita técnica por um grupo de estudantes de Engenharia civil no Clube Pinheiros, localizado na R. Tucumã, 142 - Jardim Europa, São Paulo – SP.  A visita foi acompanhada pela Arquiteta Carla, sócia e funcionaria do Clube.

  1. O TRAMPOLIM

Trampolim fabricado pela empresa DURAFLEX ® modelo DuraFlex 16” possuindo largura de 0,495 m e 4,88 m de extensão sendo 2,03m do início até o ponto de apoio e 2,85 do ponto de apoio até a ponta do trampolim. A base do trampolim até o chão possui 0,77 m.

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

Imagem 1 – Dimensões do trampolim

        O Duraflex 16 'é basicamente uma extrusão nervurada de uma peça de liga de alumínio tratada termicamente. A placa é revestida em resina epoxy térmica-curada aqua-colorida. A superfície superior é terminada com um laminado de sílica de sílex e alumina, entre revestimentos de epóxi, para efetuar uma superfície antiderrapante. A placa de mergulho é aparafusada ao suporte da prancha de mergulho por 2 parafusos de carruagem. As nervuras do lado de baixo da placa são protegidas do contato direto com fulcro metálico por canais de borracha conectados à placa com adesivo epóxi.

[pic 9]

Imagem 2 – Superfície antiderrapante

[pic 10]

Imagem 3 – Nervuras por baixo do trampolim

5.2   PROCEDIMENTO

Para estudar a ação das forças em um trampolim, os alunos se voluntariaram para serem utilizados como “pesos”. Foram escolhidos 3 alunos com diferença de pesos de aproximadamente 20kg, aluno 1 com peso de 61kg, aluno 2 com peso de 80kg, aluno 3 com peso de 101kg.

Os alunos escolhidos se posicionaram na borda do trampolim. Foram aferidos as medidas do chão até a base de alumínio com o auxílio de um trena metálica e anotados os resultados, este procedimento ocorreu para cada um dos pesos diferentes, lembrando que a medida inicial sem peso, do chão até a base de alumínio foi de 0,77m.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (437.9 Kb)   docx (311.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com