ESTUDO DE VIABILIDADE DE CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS NO BRASIL
Por: Junior Silveira • 1/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.116 Palavras (5 Páginas) • 305 Visualizações
ESTUDO DE VIABILIDADE DE CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS NO BRASIL
NETTO, Rogério Arlindo Cardoso
JÚNIOR, José Lúcio Silveira
BORGES, Breno Freitas
FILHO, Gilson Silva4
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta uma análise de viabilidade em relação a construções sustentáveis no Brasil, apresentando as dificuldades encontradas por quem deseja construir uma residência sustentável, e também os benefícios gerados por esse tipo de construção.
Com os altos impactos gerados ao meio ambiente, observou-se a necessidade de implantar a sustentabilidade nas construções civis. No Brasil, o número de construções desse tipo ainda é baixo, os grandes obstáculos encontrados para se concretizar uma obra sustentável são a falta de incentivos públicos, os custos adicionais iniciais, as dificuldades de certificação e a pouca experiência das construtoras em relação a esse tipo de obra.
Devido aos benefícios gerados por construções sustentáveis, como a economia de energia elétrica e água, da melhora da qualidade de vida do morador, além de contribuir para o equilíbrio e a preservação do meio ambiente, observou-se que, em 10 anos, os gastos adicionais iniciais com a obra seriam “recuperados”, tornando assim, perfeitamente viável economicamente, ambientalmente e socialmente a implantação da sustentabilidade na construção civil no Brasil.
DESENVOLVIMENTO
O objetivo das construções sustentáveis é diminuir consideravelmente os impactos causados ao meio ambiente, utilizando os recursos disponíveis de forma sustentável, mas sem deixar de atender plenamente as necessidades humanas. Hoje, a construção civil é uma das atividades que mais causam impactos ambientais no mundo. Segundo dados da ANAB, cerca de 50% dos recursos extraídos da natureza são destinados a este setor. No Brasil, a situação é ainda mais delicada: o país é responsável pelo consumo de 40% dos recursos naturais e energia produzida, 34% da água, 55% de madeira não certificada, além de produzir cerca de 67% do total de resíduos sólidos urbanos. A solução para diminuir estes impactos no ambiente seria o desenvolvimento de projetos que usam racionalmente os recursos naturais. Construções sustentáveis são a melhor maneira encontrada para diminuir os impactos causados ao meio ambiente e possibilitar a reaproximação do homem com a natureza.
As construções sustentáveis empregam as técnicas da bioarquitetura e são, principalmente, intervenções conscientes e planejadas. Buscam satisfazer as necessidades humanas, ajustando-as às condições naturais locais, buscando sempre não esgotar os recursos naturais. Quatro palavras ganham ênfase na construção sustentável: reduzir, reutilizar, reciclar e renovar. Para a concepção do projeto, deve-se considerar as condições naturais, a disponibilidade de recursos materiais e humanos, e as técnicas que melhor se ajustam a cada caso.
Exemplo:
Figura 1 - Modelo de projeto de uma construção sustentável
Fonte: (LUIZ HENRIQUE FERREIRA, 2010)
FATORES INDISPENSÁVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA OBRA SUSTENTÁVEL
• Planejamento da obra;
• Consideração das necessidades dos moradores;
• Análise e consideração das condições locais (vegetação, relevo e condição climática)
• Contemplação do bem estar com a comunidade do entorno da obra;
• Treinamento dos operários, para que trabalhem visando a diminuição dos impactos da obra;
• Uso racional dos recursos;
• Uso de madeira certificada;
• Uso de materiais não tóxicos.
DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA OBRA SUSTENTÁVEL
Falando especificamente do Brasil, uma das maiores dificuldades para a implantação da sustentabilidade no setor da construção civil, diz respeito à falta de iniciativas públicas, o que acaba elevando, e muito, o custo de uma residência sustentável. O Brasil oferece condições climáticas perfeitas para a utilização de energias limpas, como a solar e a eólica, mas concentra o investimento em outros tipos, como a termoelétrica e a nuclear.
O custo adicional desse tipo de construção varia de 2% a 9%, segundo pesquisa conduzida por Hamilton Leite.
Outro fator que faz com que, no Brasil, as construções sustentáveis ainda não tenham decolado é porque o assunto ainda é muito novo, é uma novidade para a grande maioria das empresas do setor.
O custo da certificação da obra também é uma das dificuldades encontradas por quem deseja construir uma residência sustentável, o valor para certificação de construções sustentáveis está entre 2% a 7% a mais do que o valor de uma obra convencional.
BENEFÍCIOS DA IMPLANTAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NAS CONSTRUÇÕES CIVIS
Adotando técnicas sustentáveis nas construções civis, e fontes de alternativas de energia, menor consumo de água e energia, uso de materiais recicláveis, redução da emissão de poluentes, maximização da iluminação natural, preservação de áreas nativas e verdes, boa qualidade do ar interno, entre outras técnicas sustentáveis,
...