ESTUDO E APLICAÇÃO DAS IMPRESSORAS 3D NA ENGENHARIA
Por: CaiqueMurback • 28/3/2016 • Trabalho acadêmico • 3.160 Palavras (13 Páginas) • 808 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ
ENGENHARIA MECÂNICA
Bruno Barreto Fragnani
autor2
autor3
autor4
autor5
autor6
ESTUDO E APLICAÇÃO DAS IMPRESSORAS 3D NA ENGENHARIA
SANTO ANDRÉ
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ
ENGENHARIA MECÂNICA
Bruno Barreto Fragnani, RA 00000000000
Autor, RA
Autor, RA
Autor, RA
Autor, RA
ESTUDO E APLICAÇÃO DAS IMPRESSORAS 3D NA ENGENHARIA
Projeto apresentado ao Centro Universitário Anhanguera de Santo André, como parte dos requisitos para obtenção de aprovação no Curso de Engenharia Mecânica sob a orientação do professor Dr. Reinaldo A. Teixeira.
SANTO ANDRÉ
2013
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – Chave inglesa obtida pelo processo de impressão 3D
Figura 2 – Demonstração da funcionalidade da chave inglesa recém-impressa
Figura 3 – Prototipagem rápida auxiliando no processo de pesquisa e desenvolvimento da indústria automotiva
Figura 4 – Difusor de ar obtido pelo processo de prototipagem rápida (impressão 3D)
Figura 5 – Modelo em escala reduzida produzido em impressora 3D
SUMÁRIO
LISTA DE FIGURAS
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO DA PESQUISA
3. JUSTIFICATIVA
4. VIABILIDADE
5. REVISÃO DA LITERATURA
6. MÉTODO DE PESQUISA
7. CRONOGRAMA
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
A globalização da economia criou em todos os setores industriais uma necessidade crescente de resposta rápida às solicitações do mercado. Este tipo de resposta traduz-se na redução drástica do tempo de colocação no mercado de novos produtos, sendo um fator crítico para a competitividade comercial das empresas, determinando assim a sua capacidade de subsistência. Uma das tecnologias mais determinantes na mudança radical de funcionamento das empresas perante estes novos desafios foi a introdução dos sistemas de Computer added design (CAD)/Computer added manufacturing (CAM) e da capacidade de modelação CAD 3D. Mais recentemente, a tecnologia de prototipagem rápida veio reforçar significativamente esta capacidade em reduzir o tempo de projeto e implementação no mercado. O surgimento da impressora 3D ocorreu na metade da década de 80, e cada vez mais sua utilização é empregada nos mais diversos setores.
Desde então, a tecnologia tem sido usada pela indústria na construção rápida de protótipos. As primeiras impressoras 3D, por exemplo, só imprimiam a forma desejada, sem especificações de cor, e só o faziam com um determinado material, o único com que a impressora era capaz de operar, enquanto que modelos atuais imprimem em cores, com alta resolução. Isso fez com que ampliasse em muito o campo de utilização deste tipo de equipamento. Podemos encontrar a aplicação para fabricação de peças em diversas áreas, como na medicina, através de próteses desenvolvidas para suprir alguma necessidade ou deficiência física. É utilizada amplamente no setor automobilístico para a confecção de protótipos de peças e produtos acabados. E vem crescendo muito também o uso doméstico das impressoras 3D, para a confecção de uma infinidade de itens que essa atual tecnologia proporciona.
Este projeto de pesquisa visa abordar o processo por completo e de uma maneira mais ampla os potenciais de aplicações dessa nova tecnologia, e explorar o tema de uma maneira abrangente. Conhecer e remover algumas dúvidas para que proporcione um conhecimento mais amplo sobre o assunto.
- OBJETIVO DA PESQUISA
O objetivo é expor as principais características das impressoras 3D, enfocando suas tecnologias, aplicações e particularidades de modo a adquirir conhecimento sobre suas funcionalidades.
Os objetivos específicos são:
- Investigar e analisar sua importância para o campo da engenharia mecânica, elencando tanto suas vantagens como suas restrições técnicas;
- Demonstrar seus princípios de funcionamento, através de exemplos de produtos e recursos audiovisuais auxiliares;
- Propiciar aos integrantes, aos leitores e aos envolvidos em geral, o conhecimento e a introdução de novas tecnologias de prototipagem;
- Difundir em diversos segmentos, o uso das impressoras 3D como alternativa potencial para substituição das técnicas atuais;
- Conhecer em termos financeiros e industriais, o real alcance em que os equipamentos em questão podem se adequar.
- JUSTIFICATIVA
É cada vez mais evidente a preocupação de designers, engenheiros e profissionais que vivem de novos projetos, no sentido do desenvolvimento de novos processos e maquinários de prototipagem rápida.
O assunto é de pequena repercussão, principalmente em nosso país, que ainda não figura como destaque no cenário de inovações tecnológicas no mundo. Justamente por esse motivo, um dos grandes desafios em nosso projeto é eliminar essa barreira e trazer a tona, uma das mais recentes e importantes descobertas da Engenharia como um todo.
...