Empresarial para Desenvolvimento Sustentável e da Terra
Por: gugagil3654 • 22/6/2015 • Trabalho acadêmico • 3.383 Palavras (14 Páginas) • 338 Visualizações
Anhanguera
Luan Vinicius Kronbauer
Princípios das Cartas
Empresarial para Desenvolvimento Sustentável e da Terra
Rondonópolis-MT
2015
Luan Vinicius Kronbauer
Princípios das cartas
Trabalho apresentado na disciplina
de Gestão ambiental e certificação
do curso de Engenharia Mecânica,
do primeiro semestre, da Anhan-
guera sob orientação da professra:
Keren Feltría Martins Dal Medico.
Rondonópolis-MT
2015
Sumário
Introdução....................................................................................................................4
Princípios da Carta Empresarial para Desenvolvimento Sustentável....................5 à 8
Princípios da Carta da Terra................................................................................9 à 13
Conclusão..................................................................................................................14
Referências................................................................................................................15
Introdução
Os princípios das cartas, Empresarial para Desenvolvimento Sustentável e da Terra, foram abordados 16 e 27 princípios respectivamente, sendo o primeiro mais voltado para pessoa jurídica enquanto o segundo é mais direcionado a países ou órgãos internacionais.
1 Os 16 princípios da Carta Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável:
- Prioridade empresarial
Reconhecer o gerenciamento ambiental entre as primeiras prioridades da empresa é determinante para o desenvolvimento sustentável; estabelecer políticas, programas e práticas para conduzir as operações de maneira ambientalmente sadia.
- Gerenciamento integrado
Integrar plenamente essas políticas, programas e práticas em cada área de atividade, como elemento essencial do gerenciamento em todas as suas funções.
- Processo de Aperfeiçoamento
Continuar a aprimorar as políticas, programas e o desempenho ambiental da empresa, considerando os progressos técnicos, o avanço científico, as necessidades do consumidor e as expectativas da comunidade, tendo como inicio as regulamentações legais, e aplicação dos critérios ambientais no nível internacional.
- Educação do empregado
Educar, treinar e motivar os empregados para que suas atividades sejam conduzidas de maneira ambientalmente responsável.
- Avaliação prévia
Avaliar os impactos sobre o meio ambiente antes de iniciar uma nova atividade ou projeto, e antes de desativar instalações ou retirar-se de um local.
- Produtos e serviços
Desenvolver e oferecer produtos ou serviços que não tenham nenhum impacto ambiental e sejam seguros ao uso que se destinam, que sejam eficientes no consumo de energia e recursos materiais, e que possam ser reciclados, reutilizados ou removidos com segurança.
- Orientação ao cliente
Aconselhar e, quando apropriado, educar os clientes, os distribuidores e o público em geral quanto à segurança no uso de, transporte, armazenagem e remoção dos produtos oferecidos, usando as mesmas considerações à prestação de serviços.
- Instalações e operações
Desenvolver, projetar, operar instalações e conduzir atividades levando em conta o uso eficiente da energia e matérias-primas, o uso sustentável dos recursos reutilizáveis, a redução de impactos ambientais adversos e da geração de lixo, e a remoção segura e responsável de resíduos.
- Pesquisa
Realizar ou apoiar pesquisas sobre os impactos ambientais de novas matérias-primas, produtos, processos, emissões e lixos associados com o empreendimento, bem como sobre os meios de minimizar quaisquer impactos.
- Abordagem cautelosa
Alterar o processo de produção, a comercialização, uso de produtos, serviços, ou a condução, de atividades, de acordo com o conhecimento técnico e científico, para evitar séria ou irreversível degradação ambiental.
- Fornecedores e empreiteiros
Promover a adoção destes princípios pelos empreiteiros que agem em nome da empresa, encorajando e, quando apropriado, exigindo um aprimoramento de suas práticas para torná-las coerentes com as da empresa; e encorajar a adesão destes princípios pelos fornecedores.
- Alerta para emergências
Desenvolver e manter planos de alerta para emergências em conjunto com as autoridades pertinentes e a comunidade local sempre que existirem perigos significativos, reconhecendo impactos fora da empresa.
- Transferência de tecnologia
Contribuir com a transferência de tecnologia e métodos gerenciais ambientalmente corretos para todos os setores industriais e públicos.
- Contribuir para o esforço comum
Contribuir para o desenvolvimento das políticas públicas e para os programas e iniciativas educacionais empresariais, governamentais e intergovernamentais que venham a ampliar a consciência ambiental e a proteção do meio ambiente.
- Abertura às preocupações sociais
Promover a abertura e o diálogo com os empregados e com o público, respondendo às suas preocupações quanto aos perigos e impactos das operações, produtos, resíduos ou serviços da empresa, incluindo aqueles que se fazem sentir fora da empresa ou em nível global.
- Cumprir as exigências e emitir relatórios
Medir o desempenho ambiental; realizar auditorias e avaliações ambientais periódicas sobre o aumento das exigências da empresa, das normas legais e destes princípios; e oferecer e periodicamente informações adequadas ao Conselho diretor, aos acionistas, aos empregados, às autoridades e ao público.
...