DESENVOLVIMENTO GESTÃO EMPRESARIAL
Projeto de pesquisa: DESENVOLVIMENTO GESTÃO EMPRESARIAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: hugo11002 • 7/11/2013 • Projeto de pesquisa • 1.507 Palavras (7 Páginas) • 328 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 1º SEMESTRE (DEPENDÊNCIA)
CONTEXTO EMPRESARIAL
1 INTRODUÇÃO
Durante muito tempo a contabilidade foi vista apenas como um sistema de informações tributárias complicadas e metódicas. Mas diante do atual quadro empresarial que vem se formando durante os últimos tempos, a contabilidade vem tendo papel fundamental no desenvolvimento saudável de empresas.
A contabilidade se tornou uma fonte de informações indispensável, mediante as tomadas de decisões gerenciais.
2 CONTRIBUIÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES.
2.1 ADMINISTRAÇÕES HOLÍSTICA
Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas e recursos, geralmente com objetivos bem definidos.
Ramo das Ciências Humanas, a administração propõe práticas específicas, normas e funções nas organizações.
O ato de administrar possui quatro pilares: planejamento, organização, coordenação e controle de atividades visando melhor produtividade e lucratividade, assim como outros objetivos pré estabelecidos.
Nos dias atuais e extremamente importante que o administrador tenha uma visão holística, ou seja, uma visão global da empresa (estrutura, cultura organizacional, qualificação do pessoal e etc.).
As novas empresas tem exigido de seus administradores uma visão diferente de mundo, que lhes permitirá ver além das dificuldades de um mercado cada vez mais competitivo e desafiador. Visão esta em que o foco deixa de ser o lucro, este se tornando consequência da valorização de todos os processo da empresa, tendo a consciência de que todos tem sua importância, e que todos cooperam para se alcançar os resultados.
“A abordagem holística propõe uma visão não-fragmentada da realidade onde sensação, sentimento, razão, e intuição se equilibram e se reforçam”. Pierre Weil
2.2 ADMINISTRAÇÃO, TECNOLOGIA E ORGANIZAÇÕES
A empresa é uma organização. Uma organização é um conjunto programado de pessoas e tecnologias reunidas para alcançar determinado objetivo.
Uma empresa também é uma divisão composta por pessoas, dinheiro e materiais; assim como bens e serviços que saem delas.
Toda organização tem três partes imprescindíveis: pessoas, tarefas e administração. Dentro da administração está o planejamento, gerência, organização, liderança e controle de desempenho pessoal e de produção, sem dizer que elas operam em um ambiente em que e incluem: fornecedores, clientes, concorrentes e diversas variáveis econômicas e sociais.
O avanço da tecnologia é um fator que mais influencia o ambiente organizacional, causando mudanças nas funcionalidades de uma empresa.
"As empresas precisam utilizar alguma tecnologia para executar operações e realizar sua tarefa." (Chiavenato, 2000, p. 96).
As novas tecnologias têm causando grande impacto nos processos administrativos, obrigando seus administradores a se adaptarem às novidades e mediante este avanço tomarem decisões racionais, produzindo eficiência.
3 Patrimônio Liquido
O Patrimônio Líquido é uma subconta do passivo total, que compõe o Balanço Patrimonial de qualquer empresa. Ele é formado pelo grupo de contas que registra o valor contábil pertencente aos acionistas ou quotistas.
3.1 CONTAS DO PATRIMONIO LIQUIDO
3.1.1 CAPITAL
São valores aportados pelos proprietários e os decorrentes de incorporação de reservas e lucros.
3.1.2 RESERVAS DE CAPITAL
São valores destinados ao aumento do capital, incluindo a eventual correção ou atualização monetária patrimonial.
3.1.3 RESERVAS DE LUCRO
São valores decorrentes de retenção de lucros acumulados do exercício e de exercícios anteriores ainda não destinados a finalidades diversas.
3.1.4 AJUSTES DA AVALIAÇÃO PATRIMONIAL
São valores decorrentes à reavaliação de ativos e de outras avaliações ao preço de mercado ou ao preço justo.
3.1.5 LUCROS ACUMULADOS
Somente as sociedades por ações terão lucro do exercício transferido para Reservas de Lucros depois que a Diretoria em reunião lavrada no respectivo Livro de Reuniões fizer a proposta de distribuição de lucros que será apresentada para aprovação ou não pela Assembleia Geral Ordinária.
4 DEMONSTRAÇÃO RESULTADO DE EXERCÍCIO
Também chamado DER, a Demonstração de Resultado de Exercício é um balanço que a empresa pode montar de acordo com um período de tempo
( trimestral, semestral, anual). Nesse balanço ela apresenta os resultados obtidos, ou seja, O LUCRO ou PREJUÍZO da empresa. Na DRE estão detalhados os valores financeiros em cada segmento ou setor da empresa, no que e onde ela "gastou", ou seja, as despesas versus o que ela ganhou ou produziu ou seja as receitas.
As empresas deverão na Demonstração do Resultado do Exercício discriminar:
- a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
- a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;
- as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;
- o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas
...