Engenharia de metodos
Por: leandrapinto • 26/9/2015 • Trabalho acadêmico • 546 Palavras (3 Páginas) • 268 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DO RIO GRANDE
Engenharia de Produção
Trabalho de Engenharia de Métodos
Prof°: Divino Lessa
NOMES | RA |
Rio Grande, 28 de Setembro de 2015.
Evolução dos Estudos da Engenharia de Métodos
Engenharia de métodos nada mais é que o aperfeiçoamento da engenharia de produção como tempo e movimento durante um processo produtivo. Durante tempos aconteceram discussões para saber oque era mais importante: o estudo do tempo ou do movimento.
Atualmente não há distinção entre um e outro, mas sim complementaridade entre eles. Inicialmente ocorreram pesquisas sobre movimento, pois uma movimentação bem planejada acarreta em um tempo mais curto.
Este início ocorreu nos Estados Unidos entre o século XIX e XX, introduzindo nos processos de industrialização e desenvolvimento. Na primeira revolução do século XVII se transformou totalmente a maneira organizacional de trabalho. Uma das maiores marcas desta fase foi a criação de maquinas a vapor, que revolucionou a forma de produção.
No final desta fase com o avanço do setor industrial, surgiu a necessidade de se administrar os complexos sistemas de criação. Mas com o passar do tempo tudo pioraria com a segunda revolução e os progressos tecnológicos.
O surgimento da analise do trabalho racionalizado aconteceu na indústria metalomecânica que passou a ser denominada área de engenharia industrial no qual foi criado por Frederick Taylor, Frank, Lilian Gilbert, H.L. Gantt, Walter Shewcit , Henry Falol, entre outros.
De 1880 a 1920 muitas pesquisas levantaram as teorias de Frederick Taylor entre elas a da administração cientifica que foi um marco em sua trajetória. Nas pesquisas de Taylor podemos observar sua forma minuciosa de estudar os funcionários nas organizações procurando sempre melhorar a produção do trabalho humano e a própria forma de organização da produção.
Com a inserção da linha de montagem tudo mudou na produção, devido ao aumento de produtividade. Também nas analises realizadas se encontrou a semelhança sob a organização industrial, foram criados também técnicas de contabilidade e gestão de custos. Entre as técnicas desenvolvidas, já a analise econômica de investimentos se destaca, dando origem a engenharia econômica.
Taylor então regulou quanto tempo um bom funcionário levava para fazer suas atividades. Assim nascia a forma dos administradores regularem seus funcionários, exigindo ao máximo deles para alcançar suas metas evitando desperdício de tempo e matéria prima.
As obras de Frederick ajudaram a proteger varias vezes o capitalismo de diversas crises. Em 1880 houve uma redução na demanda de consumo de diversos produtos manufaturados na revolução industrial, assim empresários tiveram que controlar os custos. Como solução fizeram que os operários produzissem mais utilizando menos recursos. Fazendo assim com que a teoria de Frederick fosse implantada a partir do século XX gerando um choque no aumento do desenvolvimento.
Somente em 1907 e 1915, ano em que Frederick faleceu que a quantidade por cada operário americano aumentou, 33% no ano. A diminuição de desperdício gerou anos de ouro para o capitalismo. Tornando Frederick o grande mentor da gestão empresarial. O maior problema era que os operários não gostavam das ideias de Taylor.
...