Engenharia no século XX1
Por: standsouza • 8/9/2017 • Trabalho acadêmico • 2.405 Palavras (10 Páginas) • 213 Visualizações
Engenharia
Os engenheiros são caracterizados pelas realizações de interesses sociais e humanos que importem na realização de meios de locomoção, comunicação, edificação, serviços e equipamentos urbanos, rurais e regionais, etc.
O engenheiro antes de tudo deve estar legalizado para poder atuar na sua área. Devendo estar revalidado e registrado no país, tendo diploma de faculdade ou escola estrangeira de ensino superior de Engenharia, bem como os que tenham exercício amparado por convênios internacionais de intercâmbio. E os estrangeiros contratados, a critério da CONFEA, tenham seus títulos registrados temporariamente.
A pessoa física ou jurídica que realizar atos ou prestar serviços, públicos ou privados, reservados aos profissionais da engenharia e que não possua registro nos Conselhos Regionais, também o profissional que se incumbir de atividades estranhas às atribuições discriminadas em seu registro, o profissional que emprestar seu nome a pessoas, firmas, organizações ou empresas executoras de obras e serviços sem sua real participação nos trabalhos delas, estará exercendo ilegalmente a profissão de engenheiro, também, o profissional que, suspenso de seu exercício, continue em atividade.
As atividades e atribuições profissionais do engenheiro consiste em desempenhar cargos, funções e comissões em entidades estatais, para estatais, autárquicas e de economia mista e privada; planejamento ou projeto, em geral, de regiões, zonas, cidades, obras, estruturas, transportes, explorações de recursos naturais e desenvolvimento da produção industrial e agropecuária; estudos, projetos, análises, avaliações, vistorias, perícias, pareceres e divulgação técnica; ensino, pesquisa, experimentação e ensaios; fiscalização, direção, execução de obras e serviços técnicos;
Engenharia Aeronáutica
A principal característica do engenheiro aeronáutico é a elaboração de projetos para a construção de aeronaves e as atividades de manutenção, podendo construir e reparar qualquer aeronave, incluindo também no seu trabalho foguetes e satélites. Ele pode atuar em indústrias, obras e serviços ligados à infraestrutura aeronáutica, como a construção de aeroportos, o planejamento de linhas e o gerenciamento de tráfego aéreo. Trazendo em suas características algumas semelhanças com o engenheiro civil, pois, o mesmo também atua na área de construção, reparos, planejamentos, etc.,todavia, na sua área.
Engenharia Ambiental e Sanitária
A grande função deste engenheiro é preservar os recursos naturais e proteger a saúde humana. Este profissional projeta constrói e gerencia a operação de sistemas de obtenção e distribuição de água, de coleta e tratamento de esgoto e o de descarte ou da reciclagem de resíduos sólidos. É também responsável pela avaliação e prevenção da poluição do ar, do solo ou da água. O engenheiro civil, também fica responsável por preservar os recursos naturais no período de sua atuação, evitando também, poluições no ar,no solo, na água, etc..
Engenharia Cartográfica e de Agrimensura
É o ramo da engenharia que, analisa dados geográficos para a elaboração de mapas. Com base em pesquisas de campos e cálculos, ele planeja, orienta, dirige e supervisiona o levantamento, a análise e a interpretação de aspectos geográficos e físicos de uma região para produzir mapas e cartas impressas ou digitais. Também, mede as dimensões de terrenos e pesquisa as características do solo e do relevo de uma área, assim, seu trabalho serve de base para que engenheiros civis tenham as condições necessárias para a construção de prédios, estradas, barragens ou de redes de água e esgoto ou de energia elétrica.Com certeza, é uma das engenharias que mais tem semelhanças com a civil, pois além de realizar um trabalho que pode servir de base para o engenheiro civil, o engenheiro cartográfico pode atuar em grandes construtoras, orientando projetos.
Engenharia da computação
Atua desenvolvendo computadores, periféricos e sistemas que fazem a integração entre hardware e softwares. Desenvolvendo também, produtos para serviços de telecomunicações. Assim como o engenheiro civil, o engenheiro da computações deve ser capaz de solucionar problemas, supervisionar trabalhos, e etc., porém na área da computação.
Engenharia de Alimentos
O profissional dessa área ocupa-se da fabricação, da conservação, do armazenamento e do transporte de alimentos industrializados. Trabalhando na indústria, participando de todas as etapas de preparo e conservação de alimentos de origem animal ou vegetal, da seleção das matérias-primas e definição no sistema de armazenagem, até o projeto das embalagens. Desenvolvendo e testando formulações, com a finalidade de determinar o valor nutricional de alimentos, seu sabor, sua cor, a sua consistência, também, desenvolve tecnologias limpas e processos para o aproveitamento de resíduos. Quando se fala em engenharia de alimentos e na civil, imagina-se logo, duas coisas que não tem nada a ver uma com a outra, porém nessa área, todos os profissionais devem estar preparado para resolver qualquer tipo de problema que envolva sua característica profissional, o que torna-os semelhantes no sentido de um profissional capaz de trazer melhorias para a humanidade.
Engenharia de controle e automação
Responsável por desenvolver e executar projetos de automação industrial. Tendo como foco no seu trabalho, projetar e operar equipamentos utilizados nos processos automatizados de indústrias em geral, além de fazer manutenção. Podendo em empresas que já estão automatizadas, redimensionar, operar e manter os sistemas e equipamentos já instalados, trazendo alguns traços do engenheiro civil que também é apto a trabalhar na organização, manutenção e administração de empresas já instaladas.
Engenharia Agrícola
Cuida dos processos de produção agropecuária, projetando e administrando técnicas e equipamentos usados na lavoura e nas criações. Estuda e implementa métodos de armazenagem, constrói silos, armazéns e estufas, sempre pensando em inovação e desenvolvimento sustentável. Propõe a adoção de medidas que impeçam a erosão e o esgotamento do solo e a poluição de mananciais. Constrói açudes, barragens, sistemas de irrigação e drenagem. O engenheiro civil, também, em seu papel de criação, manutenção, administração, inovação, realiza, na sua área questões que trazem algumas semelhanças com atividades do engenheiro agrícola.
...