Estratégias Relacionadas à Gestão da Qualidade Enquanto Melhoria Contínua
Por: Rafaella Andrade • 3/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.090 Palavras (5 Páginas) • 316 Visualizações
Estratégias relacionadas à gestão da qualidade enquanto melhoria contínua
A. Procedimento de organização do processo
Células de produção: as células de produção possibilitam processos flexíveis de produção e minimizam os problemas que as linhas sequenciais e de grande porte traziam. Graças à elas, tornou-se possível operar fluxos de produção contínua, que possibilitaram eliminar quebras de ritmo ocasionadas pelos esquemas de ordens de produção. Essas, ainda, criam novos layouts, permitem o desenvolvimento de novos equipamentos, alteram completamente o conceito de movimentação de materiais (mostrando tratar-se de operações que não agregam valor ao produto ou processo) e geram um novo conceito de relações entre os setores.
Duas outras estratégias relacionadas a essa nova organização relacionadas a essa nova organização do processo são o Just in time e o Kanban.
Just in time: é a racionalização das atividades produtivas com um direcionamento claramente definido. Por isso, o Just in time envolve posturas gerenciais que exigem objetividade e visão racional de processos; ênfase ao melhor aproveitamento de todos os recursos da organização (mão-de-obra, inclusive, e com especial ênfase) ; novas estruturas de processos e novas tecnicas de produção (mais ágeis e flexíveis).
As relações entre Just in time e gestão da qualidade são evidentes. As mais relevantes referem-se à identidade de conceitos e operações que ambas apresentam, como, por exemplo :
Quanto às operações:
ações voltadas para a eliminação de desperdícios;
ações voltadas para o aumento e eficiência do processo produtivo;
Quanto aos agentes:
operadores que desenvolvem múltiplas funções;
operadores com visão horizontal da empresa;
Quanto aos processos:
processos que envolvem lotes menores de produção;
processos que utilizam só os recursos necessários e de forma otimizada.
O Kanban é um esquema típico do ambiente Just um time. Utilizando dispositivos em forma de cartões ou placas, sinaliza elementos de operação que, às vezes, não são percebidos rapidamente, como quantidades e tipos de materiais e serviços em produção, em deslocamento, em espera ou em processos complementares de montagem, acabamento ou transformação. O Kanban utiliza-se de mecanismos para viabilizar cada operação, no momento exato em que regula e gerencia todo o sistema. Esse sistema também prioriza a produtividade e requer a reorganização de processos, de serviços e de toda a empresa.
Outra estratégia utilizada é o 5S.
Programa 5S: é um programa que investe em mudanças de hábitos e pensamentos, adotando a palavra “senso” para expressar genericamente esses termos. A ideia é que é necessário “sentir” cada elemento e, daí definir a necessidade de mudar atitudes e concepções. Trata-se de “senso” comum o emprego dos seguintes termos para cada “S”, respectivamente: utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina.
O senso da utilização envolve organização, arrumação, ou seleção; o senso de ordenação está associado à arrumação, racionalização e sistematização; o senso de limpeza inclui higiene, asseio, padronização; o senso de saúde envolve o bem-estar das pessoas e sua segurança e o senso da autodisciplina abrange educação e comprometimento.
A seguir, uma breve descrição de cada um dos “sensos”:
senso de utilização: refere-se à melhor utilização dos recursos da organização, evitando excessos, desperdícios ou emprego inadequado.
senso de ordenação: refere-se à organização física da empresa, com a definição de processos de alocação de bens tangíveis (layouts) e intangíveis (informações).
senso de limpeza: refere-se à conservação de ambientes de trabalho.
senso de saúde: refere-se à conservação de saúde
...