Estudo Da Boeing
Trabalho Universitário: Estudo Da Boeing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Candidus • 7/10/2013 • 1.000 Palavras (4 Páginas) • 365 Visualizações
Análise do Estudo da Boeing Relativo ao Desperdício de Combustível para Aeronaves do Modelo 747-200
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Introdução à Ciência Aeronáutica, do curso de MBA em Gestão Aeronáutica, do Centro Universitário UNA ministrado pelo professor Rogério Pinto Ribeiro
Toda empresa comercial tem com fim precípuo o lucro. O lucro, de forma simplificada, é o resultado financeiro resultante do faturamento total subtraído os custos. Na aviação comercial o principal custo envolvido na atividade é o consumo de combustível, que representa cerca de 40 % do custo total. Este custo é maior até que o custo com leasing e manutenção das aeronaves.
O consumo de combustível, além da utilização normal da aeronave, pode ser afetado por diversos fatores, tais como: condições meteorológicas, tráfego aéreo, peso transportado, etc. Um estudo realizado pela Boeing – apresentado em sala de aula pelo Prof. Rogério Pinto Ribeiro, no curso de Gestão Aeronáutica da UNA – a respeito do Boeing 747-200 demonstrou que outros fatores ligados diretamente à manutenção também pode afetar o consumo de combustível como se pode ver no quadro abaixo:
Aeronave Boeing 747-200
Utilização média de 9 horas por dia, 3.285 horas por ano, com um consumo normal de aproximadamente 10,3 x 106 galões de combustível/ano.
Causa Desperdício de combustível (galões/ano)
Machímetro indicando 0,005 abaixo 113.327
Aeronave 1000 libras mais pesada 3.728
Vazamento na cabine pressurizada (total 5 pol2) 14.414
Frestas na porta do flap (total 5 pol2) 3.200
Amassados (dents) (10) 1.200
Remendos no revestimento (5) 2.200
Intervalos(gap) no revestimento (100 pés) 1.400
Desalinhamento da porta dos tripulantes 4.630
Desalinhamento da porta dos passageiros 1.338
Desalinhamento da porta de carga 1.236
Rugosidades na pintura (20 pés2) 3.294
Flutuação do spoiler (2 painéis) 51.480
Desajuste do leme (0,5º) 27.799
Desajuste dos flapes e ailerons 38.610
Desta tabela, apreende-se que o combustível desperdiçado no ano foi de aproximadamente 2,6% do consumo anual. O custo deste desperdício aproxima-se de 1 milhão de dólares. O custo estimado da mão-de-obra necessária para sanar as deficiências, considerando-se um valor de US$ 100/hora, seria de aproximadamente US$ 28.400. Isto significa que pequenas ações poderiam ter significado grande economia para a empresa.
Em uma entrevista para a CNN, o CEO da United, Jeff Smisek declarou que com os preços atuais do petróleo, a United queima 25 mil dólares por minuto só em combustível. Por este valor, seria como se a United comprasse um A380 novo na fabrica toda semana, e o jogasse fora depois.
A Gestão das companhias aéreas deve ter uma grande preocupação com este custo e buscar minimizar estes gastos de todas as formas. A manutenção adequada, conforme observado no quadro anterior, deixa claro que pequenas ações corretivas podem gerar grande economia no consumo de combustível. Mas, não é a única opção. Ações preventivas também podem trazer grandes resultados. E é neste campo que uma gestão adequada deve agir através de constante monitoramento do consumo das aeronaves.
A empresa Srilankan Airlines é um exemplo desta gestão voltada à economia de consumo de combustível. Em 2008 ela desenvolveu um programa de monitoramento diário de consumo de combustível de toda a sua frota, o Fuel Management Information System. Este sistema permite identificar a quantidade de combustível utilizado por cada avião em cada voo. O alerta surge quando há uma diferença muito grande entre a quantidade planejada e a real consumida. A análise de cada caso permite identificar a causa – se por tráfego aéreo, condições meteorológicas, excesso de carga ou outro motivo que enseje a ação da manutenção, como por exemplo, quando se identifica um motor consumindo mais do que outro na mesma aeronave.
No caso de um motor com um consumo inadequado, muitas vezes uma simples lavagem de compressor pode trazê-lo de volta à normalidade. Assim, um programa de manutenção adequado pode contribuir para a redução de consumo de combustível.
Outro
...