Estudo de captação da água da chuva para uso na indústria Recovery energy ( Recuperação energética)
Por: Felipe Guastella • 8/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.240 Palavras (9 Páginas) • 373 Visualizações
[pic 1]
Curso de Engenharia de Produção
Disciplina: Sistema da Informação
Estudo de captação da água da chuva para uso na indústria
Recovery energy ( Recuperação energética)
Integrantes do Grupo:
Amanda Dias 20473336
Evelin Cassia: 20470183
Felipe Ferraiolli: 20625637
Juliana Silva 20459977
Dr. José Carlos Junqueira
São Paulo, Novembro de 2015
Sumário
- Resumo
- Introdução
- Objetivo
- Distribuição da Água no Planeta
- Recursos Hídricos no Brasil
- Consumo Industrial
- Consumo da água da chuva
- Padrão Requerido de Qualidade da Água para uso Industrial
- Reservatório para Captação de Água da Chuva
- Estudo de Caso
- Software
- Conclusão
- Referências bibliográficas...........................................................................................................14
- Monitoramento dos sistemas (utilidades)..................................................................................15
Resumo
Em tempos de crise hídrica e econômica, cada gota reutilizada conta muito no budget de qualquer empresa, com o intuito de economizar água tendo em vista a dependência dela para vida tem surgido técnicas para o seu aproveitamento e reutilização, pensando em economia temos como finalidade desenvolver um projeto no qual possamos reaproveitar a água de chuva para alimentar um caldeira industrial, visando ganho energético e utilizar também essa água para uso externo .
Introdução
Com a poluição cada vez maior nos lagos, rios e a ocorrência prolongadas de secas, águas estão ficando contaminadas o preço do alimento tem aumentado e tem faltado para algumas regiões, surgi então uma extrema preocupação de como reutilizar e preserva-la.
Cerca de 2/3 da superfície do planeta Terra são dominados pelos oceanos o volume total de água na Terra é estimado em torno de 1,35 milhões de quilômetros cúbicos, sendo que 97,5% deste volume é de água salgada, encontrada em mares e oceanos. Já 2,5% é de água doce, porém localizada em regiões de difícil acesso, como aqüíferos (águas subterrâneas) e geleiras. Apenas 0,007% da água doce encontra-se em locais de fácil acesso para o consumo humano, como lagos, rios e na atmosfera (UNIÁGUA, 2006).
Porém temos que considerar o fato que a população mundial está aumentando e de acordo com os relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU, 2006), a atual população mundial é estimada em aproximadamente 6,5 bilhões de pessoas, tendendo a alcançar a marca de
9 bilhões em 2050, sobrecarregando ainda mais os sistemas de abastecimento de água.
Surge então a dúvida como suprir a população por isso a necessidade da utilização de novas técnicas para o melhor aproveitamento de água.
Nosso foco é captar a água da chuva para utilização industriais envolvendo sistema de informação, um projeto mecânico, sempre com auxílio de um software para identificar dados da água, nível de abastecimento, eficiência energética entre outras informações de uma forma simples e rápida.
Objetivo
Objetivo Geral
Reaproveitar a água de chuva para alimentar uma caldeira industrial, visando melhorar os processos internos e reduzir custos para as indústrias.
Objetivos Específicos
• Levantar dados pluviométricos
• Descrever o processo de reúso da água
• Definir como será o uso da água da chuva captada;
• Definir o software para obter informações sobre a água
• Definir o consumo mensal de água no processo produtivo da indústria;
• Determinar o índice de aproveitamento dessa água e o ganho pelo reaproveitamento
Distribuição da Água no Planeta
A água predomina o nosso planeta mais infelizmente esta presente na maior parte da hidrosfera cerca de 97% é composto por água dos mares e oceanos mais são extremamente salgadas, impróprias para consumo.
Quadro 1 – Distribuição de água
[pic 2]
Fonte: (adaptado de Nace U.S. Geológica, apud ROSA, 2007)
Recursos Hídricos no Brasil
O Brasil tem aproximadamente 16% das águas doces do planeta, distribuídas desigualmente na tabela abaixo mostra a distribuição no Brasil.
Quadro 3 – Distribuição de recursos no Brasil
[pic 3]
(Fonte: Senado. Gov Recursos Hídricos. Carlos Henrique R. Tomé Silva)
...