Ferramentas da qualidade
Por: Jonathas Cerqueira • 7/10/2015 • Resenha • 2.404 Palavras (10 Páginas) • 256 Visualizações
Trabalho de Planejamento Estratégico de Sistemas de Informação
Professor: Leandro Silva
COMPONENTES DO GRUPO
Burguesa
NEGÓCIO DE ATUAÇÃO
Cervejaria Artesanal
RAZÃO SOCIAL
Burguesa S.A.
ÁREA DE ATUAÇÃO
Fabrica de cervejas artesanais
POSIÇÃO NO MERCADO
Cervejaria Artesanal de médio porte
LOCALIZAÇÃO
Rio de Janeiro - RJ
NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS
45 (quarenta e cinco)
Introdução:
Voltada para um público sofisticado e desbravador a cervejaria Burguesa vem crescendo e apostando cada vez mais no nicho de mercado de crescimento exponencial nas grandes cidades brasileiras, os consumidores de cervejas Premium. Devido ao sucesso, aceitação da marca e crescente demanda, viu-se a necessidade da realização de um planejamento estratégico no intuído de verificar os cenários internos e externos, identificando forças e fraquezas da empresa.
Com esta análise a Burguesa esta comprometida em trabalhar para minimizar suas fraquezas e aumentar suas forças, criando ferramentas , corrigindo falhas, investindo onde necessário . Com isso pretendemos aproveitar melhor as oportunidades e reduzir as incertezas, mesmo que tardia, a empresa teve consciência da necessidade do planejamento, uma vez que em sua criação não havia a expectativa de alcançar voos altos como estamos alcançando e não havia a expectativa inicial de alcançar patamares que hoje temos como meta.
Em nossa reestruturação temos o planejamento como pilar para o crescimento, investimento em consultorias, e levantamentos de dados, buscando além da excelência do nosso produto uma excelência na nossa administração, com a meta de comprometimento e conscientização ampla não só da diretoria, mas de todo nosso quadro para uma efetiva implementação das mudanças na busca de uma melhoria continua tendo sempre em vista a satisfação de nossos consumidores.
DEFINIÇÃO E DETALHAMENTO DE CENÁRIO
A ideia reconhecer as tendências futuras do mercado e analisar as principais incertezas.
O propósito de se analisar os cenários e mitigar as possibilidades de ocorrências e descobrir quais são as mais prováveis. Antecipação frente aos concorrentes e velocidade de reação são armas importantíssimas.
Incertezas Possibilidades de evolução no cenário de prospecção
A B C D
1- Como evoluirá a economia nacional e a renda disponível p/ consumo nas classes emergentes? Alto crescimento da economia, com aumento de consumo. Crescimento moderado da economia, com estabilidade de consumo. Declínio na economia, mantendo a procura pelo produto. Economia em declínio, com poucas vendas.
2-Como evoluirá o ambiente regulatório brasileiro para produção e consumo de bebidas alcoólicas? Celeridade nos órgãos regulatórios, com leis claras e favoráveis a produção e venda de bebidas. Estagnação dos órgãos, mantendo a pendências regulamentárias e questionamentos sobre leis sobre o assunto. Inércia no desenvolvimento tributário do setor e melhoria na produção e vendas. Fiscalização das fábricas, com ações e multas pesadas de proteção ao meio ambiente. Aumento das leis impeditivas na mídia.
3- Haverá mudanças na carga ou forma de cobrança de tributos? Maior atenção do governo para uma queda na tributação de produtos nacionais, e protecionismo para entrada de produtos industrializados nesse ramo. Manutenção da atual carga tributária com uma pequena melhoria na clareza e forma de cobranças. Reforma tributária desfavorável, com m aumento desfavorável na carga. Maior tributação na compra de matérias primas importadas e altos tributos para exportação.
4- Como evoluirá a rentabilidade da venda de cervejas artesanais no Brasil? Aumento da rentabilidade, com crescimento do mercado de consumidores de cerveja Premium e mais facilidade de acesso a novos consumidores. Manutenção do atual cenário favorável, com um baixo alcance a novos consumidores. Baixo crescimento, com perda de Market Share. Baixo retorno financeiro. Dificuldade de entrada no mercado varejista e atacadista.
5-Haverá entrada de novos players no mercado? Sim, mas sem levar prejuízo, dividindo o mercado com os atuais. Sim, entrada de muitos novos concorrentes, diluindo o mercado. Interesse dos grandes fabricantes, na disputa por consumidores de cerveja artesanal. Compra de cervejarias especialistas por grandes fabricantes.
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA – MODELO DAS 5 FORÇAS
A rivalidade entre concorrentes - ALTO
Atualmente no Brasil temos aproximadamente 200 cervejarias artesanais, foras as inúmeras marcas de cervejas artesanais importadas que tem dado entrada no mercado nacional , inclusive no eixo Rio-São Paulo.
Entre pequenos bares que fabricam suas próprias cervejas e as cervejarias artesanais que distribuem suas marcas por bares, mercados, boutiques e uma grande quantidade de vendas por internet . Onde estas cervejas têm uma gigantesca variedade de tipos, sabores e preços. Variando os produtores de poucas garrafas à algumas centenas de litros por mês, brigando coco a copo por esse crescente mercado consumidor.
Produtos substitutivos - MÉDIO
Os produtos substitutivos não são bem uma ameaça quanto a substituição da cerveja em si e sim pela opção do consumidor por um produto “alcoólico” variado, dentre vários tipos de bebidas fermentas e destiladas de sabor mais nobre
...