Flambagem
Por: alexpinheiro • 17/6/2015 • Trabalho acadêmico • 304 Palavras (2 Páginas) • 844 Visualizações
Flambagem
A flambagem também denominada de encurvatura é uma falha mecânica onde ocorre com maior facilidade em peças esbeltas.
Ocorre quando determinada peça é submetida a esforços de compressão axial e devido a esses esforços ela sofrerá uma flexão transversal.
A flambagem é uma instabilidade elástica, onde a peça perderá sua estabilidade antes que se atinja o valor da tensão de escoamento do material, de forma que o colapso da peça ocorra sempre no eixo de menor momento de inercia de sua secção transversal.
Podemos também afirmar que a tensão critica que ocasionará a flambagem não depende da tensão de escoamento do material, mas do seu modulo de Young.
Podemos definir a flambagem como um elemento esbelto que se sujeitado a determinada força axial de compressão, sofrerá uma deflexão lateral a qual é chamada de flambagem. Onde esta flexão irá gerar uma falha repentina e dramática da estrutura.
Se alinharmos duas barras e duas forças P e P’, teremos um sistema em equilíbrio caso não sofram alterações, porém se deslocarmos ligeiramente a barra por um ponto C para uma direção formará um ângulo θ. Se ao retirar a força de deslocamento e a barra retornar ao estado inicial, de equilíbrio, temos um sistema estável, caso a barra continuar se movimentando fora da posição teremos um sistema instável.
A carga axial máxima que uma coluna pode suportar quando está na iminência de sofrer flambagem é denominada carga crítica, Pcr. Sendo assim ao aplicarmos uma força P maior que Pcr, irá ocorrer a flambagem.
Para determinar o valor crítico da carga P para o qual o sistema deixa de ser estável. Se P > Pcr , o menor desalinhamento ou perturbação provoca flambagem da coluna
Utilizamos então a equação de carga critica ou formula de euller.
[pic 1]
Sendo assim, uma barra sofrerá flambagem caso receba uma força P maior que o valor encontrado em Pcr.
...