Gurus da qualidade
Por: marcel2895 • 13/9/2016 • Projeto de pesquisa • 703 Palavras (3 Páginas) • 404 Visualizações
[pic 1]
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL PRODUTIVIDADE
MARCEL SAMPAIO JUNIOR -244382016
PRINCIPAIS GURUS DA QUALIDADE
Guarulhos
2016
MARCEL SAMPAIO JUNIOR
PRINCIPAIS GURUS DA QUALIDADE
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial da Faculdade ENIAC para a disciplina de Gestão da Qualidade.
Prof. Cristiano Silva
Guarulhos
2016
[pic 2]
Principais “Gurus” da Qualidade
A gestão da qualidade teve início por volta do século XX, tendo a base de ter um controle específico da qualidade na parte empresarial, seus primeiros relatos surgiram nos países do Japão e Estados Unidos, com os pioneiros da Qualidade que são conhecidos como “GURUS DA QUALIDADE”, que foram eles: William Edwards Deming, Joseph M. Juran, Philip Crosby, Armand V. Feigenbaum, Kaoru Ishikawa, Genichi Taguchi e Vicente Falconi Campos.
Deming nasceu em 1990 nos Estados Unidos, teve o papel fundamental no desenvolvimento da teoria da gestão de qualidade, propondo 14 pontos do metodo Deming, visando a melhoria das indústrias nortes americanas.
Juran nasceu na Romênia em 1904, e migrou para os Estados Unidos com 8 anos de idade, foi o criador na aplicação dos conceitos de qualidade à gestao empresarial, porque não achava vantajoso separar planejamento de execução.
A qualidade para Juran não tem uma explicação simples tendo o resumo em três eixos centrais :
- A qualidade relacionada ao desempenho do produto , tendo a satisfação do produto com o cliente sendo sempre superior ou igual a dos seus concorrentes.
- Qualidade relacionada à ausencia de deficicência, que são as deficiencias da empresa que geram custos mais altos podendo comprometer vendas futuras .
Crosby, nascido nos Estados Unidos em 1926 se tornou engenheiro e trabalhou por muitos anos em altos cargos de gestão de grande empresas. Em 1979 fundou Philip Crosby associates, empresa de consultoria e treinamento da qualidade.
Para Crosby o conceito de qualidade estava associado a conformidade com os requisitos, ou seja ele tem que atender as característica e especificações do produto .
Feigenbaum, nascido em 1922 sua principal obra foi o livro total quality control (controle da qualidade total ) do qual deriva da sigla TQC .
Para Freigenbaum a qualidade é um conjunto de características do produto que satisfazem as necessidades do cliente no produto como no seu serviço ao todo.
Ishikawa, japonês nascido em 1915, foi um grande tradutor nas teorias norte-americana para a realidade da cultura japonesa, ficou mais conhecido pela difusão dos círculos de controle de qualidade (CCQ) e pela criação do diagrama de Ishikawa.
Taguchi nascido no Japão em 1924, visa que a qualidade esta relacionada com a perda que um produto causa à sociedade a partir do momento em que é colocada à disposição dos clientes. Visando melhoria no processo de fabricação, dando enfâse em quatro elementos de qualidade.
...