INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS DE ENGENHARIA COM O ENSINO MÉDIO
Por: Wilker Passos • 11/6/2015 • Relatório de pesquisa • 668 Palavras (3 Páginas) • 416 Visualizações
RELATÓRIO INDIVIDUAL DO PROJETO DE EXTENSÃO:
INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS DE ENGENHARIA COM O ENSINO MÉDIO
1. INTRODUÇÃO
Este relatório tem como finalidade tecer uma apreciação quantitativa e qualitativa proposto e supervisionado pela professora, como requisito da disciplina de Práticas de Extensão na Área de Engenharia – UNIT no decorrer do período. Por tanto faz necessário registrar o desempenho das atividades desenvolvidas que é resultado de um excelente trabalho em equipe, pois contou com o apoio da professora orientadora e da comunidade estudantil que teve grande importância no decorrer das atividades.
A atuação da Extensão nas Escola veio consolidar o dinamismo entre universitários e alunos do ensino médio, em divulgar e propor melhorias para que o jovens pré-universitários, possam escolher a área de Engenharia, sem receios ou preconceitos, propondo assim, a ministração de palestras em escolas públicas, tirando dúvidas e buscar que professores aproximar os assuntos ministrados com o real, trazendo o aluno a escolher e saber de fato o curso que deseja cursar na Universidade.
O trabalho de Práticas de Extensão vem contribuir com a redução da grande evasão de graduando na área de engenharia e buscar que alunos que tenham interesse na área, possam trazendo consigo foco e experiências que muitos graduandos na área de engenharia sente dificuldade na universidade, através da base escolar, revertendo assim, a evasão e proporcionar excelentes profissionais, além de enriquecer o Brasil com profissionais qualificados e preparados para o dia a dia.
O incentivo aos trabalhos de extensão tem contribuído com a ampliação dos cenários do aprendizado dos estudantes de engenharia, possibilitando a vivência em relações interpessoais com alunos que futuramente estarão nas universidades, com propostas compreendidas com a possibilidade de transformação da realidade. A extensão universitária, também, vem estabelecer maior aproximação com a realidade existente fora da universidade, buscando assim que o graduando vá atrás de novos conhecimentos.
2. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
As atividades projetadas a princípio foram divididas em palestras e panfletagens em escolas públicas, para apresentar de forma dinâmica as atividades de engenharia fazendo com que alunos pré-universitários possam esclarecer dúvidas que os rodeiam sobre a área de engenharia estudado na universidade. Programamos as palestras com dois colégios, sendo: Colégio Estadual Governador João Alves Filho localizado na R. Terêncio Sampaio - Grageru, Aracaju – SE e o Colégio Estadual Professor Gonçalo Rollemberg Leite localizado na Avenida Franklin de Campos Sobral, 1675 – Grageru – Aracaju- SE, no dia 15/05 para os alunos do Ensino Médio.
As palestras seriam realizadas através de slides interativos, com imagens ilustrativas, assuntos físico-matemático abordados no ensino médio que tem grande importância no curso de engenharia, fotos com erros grotescos por falta de profissionais da área de Engenharia Civil e com isso explicar a importância da engenharia na sociedades, trazendo e incentivando aqueles que tem destaque na área de exatas a escolher uma das áreas de engenharia, promovendo futuros profissionais e diminuir
...