Impactos da Pandemia do Covid19 na industria de Petroleo
Por: Marcos Corrêa • 16/5/2022 • Trabalho acadêmico • 761 Palavras (4 Páginas) • 87 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
FACULDADE DE ENGENHARIA
DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
MARCOS ANDRADE CORREA – 201765844AJ
Impactos da Pandemia de Covid-19 na Indústria de Petróleo e Gás
JUIZ DE FORA
JANEIRO / 2021
MARCOS ANDRADE CORREA - 201765844AJ
Impactos da Pandemia de Covid-19 na Indústria de Petróleo e Gás
Trabalho apresentado para a Disciplina Petróleo e Gás.
Professor: Leandro Ramos de Araújo.
JUIZ DE FORA
JANEIRO / 2021
LISTA DE FIGURAS
FIGURA 1: PREÇO DO PETRÓLEO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020 p.6
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO p.4
2 IMPACTOS DA PANDEMIA NA INDÚSTRIA GLOBAL DE PETRÓLEO p.5
3 IMPACTOS NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO BRASILEIRA p.6
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS p.6
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS p.7
INTRODUÇÃO
O ano de 2020 todo o globo terrestre foi pego de surpresa com o surgimento da Pandemia do Novo Coronavírus (Sars-Cov-2), espalhando pânico e medo em todos os Países ao redor do mundo. Esse ano tem sido emblemático para o setor energético. No dia 25 de agosto de 2020 uma das empresas mais conhecidas no setor de petróleo, a Exxon Mobil, que já foi a maior empresa de capital aberto do mundo, foi retirada no índice Dow Jones Industrial, um dos principais índices do país. A empresa estava no índice desde de 1929 e já enfrentou diversas crises.
A Indústria de Petróleo e Gás já estavam em declínio na última década devido a fatores como preocupações com mudanças climáticas, a grande queda no custo de energias renováveis, superprodução resultando na queda dos preços. E então, no ano de 2020, o COVID-19 chegou, resultando em um grande golpe contra a Indústria petrolífera. Já em meados de março, quando países começaram a decretar fechamento de fronteiras e “Lockdown”, a demanda global por petróleo já havia caído 5%, e a atividade global de transporte rodoviário estava 50% abaixo da média de 2019. O transporte aéreo também sofreu muito com uma queda de 60% em relação a média do ano de 2019.
IMPACTOS DA PANDEMIA NA INDÚSTRIA GLOBAL DE PETRÓLEO
Antes mesmo da pandemia ter início, a indústria de petróleo e gás já estava sofrendo devido a briga comercial entre Estados Unidos e China, resultando em uma desaceleração econômica, e consequentemente em uma diminuição da demanda e superprodução, derrubando os preços. Logo após esse fato surgiu um impasse entre a Rússia e a Arábia Saudita que é o principal membro da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). Esse impasse surgiu quando em março, com a demanda caindo muito, a Arábia Saudita propôs a Rússia um corte na produção, porém a Rússia se recusou. Esta briga resultou na queda de 60% no preço do óleo bruto como é possível visualizar no gráfico da figura 1, detalhando os principais acontecimentos do primeiro trimestre de 2020. Quando finalmente a Rússia e Arábia Saudita chegaram em um acordo algumas semanas implementando cortes na produção já era tarde pois a COVID já estava espalhada em todo o globo. Os preços do petróleo nos Estados Unidos chegaram em um patamar negativo, onde basicamente os vendedores tinham que pagar pra descarregar seus carregamentos de óleo.
...