Inclinação Indiferenciada ou Descontos Desiguais
Por: lucascostaas • 24/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 309 Palavras (2 Páginas) • 163 Visualizações
Inclinação indiferenciada ou descontos desiguais:
Apenas um lado do edifício sofre repressão, e há uma inclinação do trabalho, de modo que seus elementos estruturais não sejam danificados;
Sobreposições diferenciais ou não uniformes com distorção:
Uma parte do edifício sofre repressão, gerando torções e danos aos elementos estruturais, e pode ser notada através de rachaduras e rachaduras com inclinação de 45°.
É uma repressão indesejável e requer a implementação de reforços de ambas as fundações, estrutura.
A ocorrência de assentamentos é devida principalmente à diminuição do teor de vazios do solo que recebe as cargas dos elementos da fundação.
Além do transtorno do classificado acima de acordo com os tipos de deformação, pode-se também classificá-los em função do tempo em que ocorrem, sendo:
Alívio do estresse imediato, elástico ou não-drenado (ρi);
Acumulação por densidade primária (ρa);
Stress de compressão secundária (ρs).
O ρi ocorre logo após a aplicação da carga, há uma mudança de forma com mudança de volume, devido à redução do índice de vazios.
A ρa ocorre em solos argilosos de baixa permeabilidade, que sofrem uma redução de volume causada pela saída de água devido à diminuição de vazios pelo aumento de carga e aumento de pressão neutra.
Os ρs, muito importantes para argilas moles e argilas marinhas, desenvolvem-se simultaneamente com ρ a. Ocorre devido ao rearranjo estrutural causado por tensões de cisalhamento. É a deformação sofrida pelo solo, mesmo após a dissipação das pressões neutras. Ocorre muito lentamente em solos argilosos e é geralmente negligenciado no cálculo das fundações. Velloso e Lopes (2004) relacionam esse tipo de repressão a fenômenos viscosos, tratando-os por densificação secundária.
A repressão total é então dada pela soma de ρi, ρa e ρs, onde parte ocorre imediatamente e parte se desenvolve ao longo do tempo. A previsão de contratempos é um dos exercícios mais difíceis em Geotecnia, de modo que o resultado de cálculos, por mais sofisticados que sejam, deve ser visto como uma estimativa.
...