Influência da altitude na composicao de floresas
Por: Massay18 • 24/3/2019 • Projeto de pesquisa • 474 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
1.1 Generalidades
Aproximadamente 25% da superfície terrestre corresponde a ambientes de altitude como áreas alpinas e montanhosas, que estas são caracterizadas como formações que apresentam diferenças de altura entre a base e o cume (Korner, 2004)
Em florestas tropicais, o zoneamento da vegetação em função da mudança de altitude permite que sejam identificadas espécies capazes de colonizar diferentes cotas altitudinais. A partir da separação em zonas, fica mais claro entender como os factores ambientais (temperatura, humidade e luminosidade) influenciam diferentes populações e como parâmetros ecológicos podem variar em cada zona (Frahm & Gradstein, 1991).
De acordo com Fabbro & Korner (2004), uma das observações mais frequentes no estudo de plantas que ocorrem em diferentes altitudes é a diminuição do seu tamanho em locais de maior elevação. Esta constatação pode ser refutada por Korner & Diemer (1987) que indicam que o aumento de altitude pode levar a mudanças fisiológicas e bioquímicas em plantas, aumentando assim, a taxa fotossintética, a assimilação de CO2 e nitrogénio do ambiente. A área foliar também pode sofrer variação de tamanho conforme se aumenta a altitude.
Luo et al. (2004) sugeriram que em florestas tropicais, árvores de grande porte podem ter um aumento de área foliar em altitudes elevadas, por outro lado, formas de vidas arbustivas e gramíneas apresentam um padrão contrário. rio. Essa diferenciação decorre de variações na produtividade primária líquida, no relevo, bem como em disponibilidades distintas de nutrientes no solo, sobretudo carbono e nitrogénio.
1.2 Problema
As diferenças de altitude ocasionam mudanças de diversas variáveis ambientais como a temperatura, a pressão atmosférica, a radiação solar, entre outros (Korner, 2007), estas variáveis ambientais, influenciam a distribuição espacial e o comportamento dos seres vivos (Fávaro et al., 2006). Porém, surge questão de qual será o comportamento da componente florística existente no Monte Unango? Ou Como é que a altitude influencia na ocorrência, riqueza e desenvolvimento de espécies de flora no Monte Unango?
1.3 Justificativa
Considera-se que quantificar a intensidade com que gradientes ambientais como o caso da altitude contribuem para a flutuação de parâmetros ecológicos em ambientes tropicais é complexo, principalmente devido à falta de informações taxonómicas e à grande riqueza de espécies (Vázquez & Givnish, 1998). Desta feita, este estudo pretende buscar perceber como é que as diferenças de altitude existentes no Monte Unango influenciam na riqueza, ocorrência e desenvolvimento de espécies com vista obter base de dados a serem usados para o reflorestamento, estudos práticos ou de campo e zoneamento do Monte Unango.
1.4 Objectivos
1.4.1 Objectivo geral
- Avaliar os efeitos da altitude na composição e biomassa de espécies do Monte Unango
1.4.2 Objectivos específicos
- Identificar as espécies que ocorrem em diferentes altitudes;
- Mensurar ou extrair as variáveis dendrométricas das espécies que ocorrem em diferentes altitudes;
- Descrever o comportamento das espécies existentes em diferentes altitudes.
METODOLOGIA
Estabelecimento de áreas ou alocação de parcelas
Marcaçao de pontos
Plantas com diâmetro >= 15 cm
Diagramas de Venn
Curvas de rarefação
...